Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q184490 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CIENTEC RS, MS CONCURSOS

Em um grande lago, onde está descartada a possibilidade de contaminação por agrotóxico, os peixes morreram em grande número da noite para o dia. A causa mais provável direta da mortalidade a ser analisada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q183467 | Engenharia Civil, Projeto de edificações, Engenheiro Civil, TRF 3a, FCC

Em relação à alvenaria estrutural, considere:

I. As paredes de alvenaria estrutural não utilizam pilares e vigas e, consequentemente, não possuem armações.

II. As paredes são chamadas de portantes e distribuem as cargas uniformemente ao longo das fundações.

III. A alvenaria estrutural é o conjunto de peças justapostas, coladas em sua interface por uma argamassa apropriada e possui como função vedar espaços, resistir a cargas oriundas da gravidade, isolar e proteger acusticamente os ambientes.

IV. As vergas são vigas especiais sobre determinados vãos, como portas e janelas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q535758 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CD, CESPE CEBRASPE

Fundações podem ser definidas como o conjunto de elementos, localizados abaixo do solo, responsáveis por suportar com segurança as cargas provenientes da edificação e transmiti-las ao solo. Com base nessa informação, julgue os itens a seguir, relativos a projetos de fundações.

As fundações são convencionalmente classificadas em dois grandes grupos: fundações superficiais, também denominadas diretas, e fundações profundas.

  1. ✂️
  2. ✂️

584Q183784 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, DPE RJ, FGV

Texto associado.

                                                         XÓPIS

        Não foram os americanos que inventaram o shopping center. Seus antecedentes diretos são as galerias de comércio de Leeds, na Inglaterra, e as passagens de Paris pelas quais flanava, encantado, o W Benjamin. Ou, se você quiser ir mais longe, os bazares do Oriente. Mas foram os americanos que aperfeiçoaram a ideia de cidades fechadas e controladas, à prova de poluição, pedintes, automóveis, variações climáticas e todos os outros inconvenientes da rua. Cidades só de calçadas, onde nunca chove, neva ou venta, dedicadas exclusivamente às compras e ao lazer - enfim, pequenos (ou enormes) templos de consumo e conforto. Os xópis são civilizações à parte, cuja existência e o sucesso dependem, acima de tudo, de não serem invadidas pelos males da rua.

        Dentro dos xópis você pode lamentar a padronização de lojas e grifes, que são as mesmas em todos, e a sensação de estar num ambiente artificial, longe do mundo real, mas não pode deixar de reconhecer que, se a americanização do planeta teve seu lado bom, foi a criação desses bazares modernos, estes centros de conveniência com que o Primeiro Mundo - ou pelo menos uma ilusão de Primeiro Mundo - se espraia pelo mundo todo. Os xópis não são exclusivos, qualquer um pode entrar num xópi nem que seja só para fugir do calor ou flanar entre as suas vitrines, mas a apreensão causada por essas manifestações de massa nas suas calçadas protegidas, os rolezinhos, soa como privilégio ameaçado. De um jeito ou de outro, a invasão planejada de xópis tem algo de dessacralização. É a rua se infiltrando no falso Primeiro Mundo. A perigosa rua, que vai acabar estragando a ilusão.

        As invasões podem ser passageiras ou podem descambar para violência e saques. Você pode considerar que elas são contra tudo que os templos de consumo representam ou pode vê-las como o ataque de outra civilização à parte, a da irmandade da internet, à civilização dos xópis. No caso seria o choque de duas potências parecidas, na medida em que as duas pertencem a um primeiro mundo de mentira que não tem muito a ver com a nossa realidade. O difícil seria escolher para qual das duas torcer. Eu ficaria com a mentira dos xópis.

                                                                                                          (Veríssimo, O Globo, 26-01-2014.) 

O difícil seria escolher para qual das duas torcer”; com essa frase, o autor do texto mostra que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q15389 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação à execução e à compatibilização de projetos complementares de engenharia civil, julgue os itens que se seguem.

Sem que se deixe de atender a requisitos de projetos arquitetônicos, é possível realizar a instalação e a operação de elevadores de passageiros dispensando-se a construção de casas de máquinas.
  1. ✂️
  2. ✂️

586Q673582 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, DMAE MG, Gestão de Concursos, 2020

Com relação às perícias de engenharia na construção civil, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q15720 | Informática, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsecutivos.

No Windows 7 e em suas versões superiores, o ambiente gráfico é nativo do sistema operacional. O ambiente gráfico no Windows, assim como no Linux, funciona como um servidor de gráficos e é denominado prompt de comando gráfico.
  1. ✂️
  2. ✂️

588Q16002 | Direito Administrativo, Engenheiro Civil, UNIRIO

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demissão por decisão judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, conforme a Lei 8.112/90, denomina-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q183993 | Engenharia Civil, Equipamentos, Engenheiro Civil, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de terraplenagem, julgue o item a seguir.

As máquinas escavocarregadoras executam, em sequência, a escavação e carga do material escavado, devendo o transporte, a descarga e o espalhamento serem realizados com equipamentos diferentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

590Q182744 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Proporcionar conforto e acessibilidade das edificações para os portadores de necessidades especiais é obrigatório e trata-se de um direito que qualquer cidadão deve usufruir. Quanto a esse tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q15748 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de assuntos técnicos referentes a estruturas de concreto, estrutura de madeira, fundações e instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes.

No ensaio de estanqueidade, cada seção da canalização de água fria deve ser submetida a uma pressão hidráulica de, no mínimo, duas vezes o valor previsto em projeto para a pressão sofrida pela mesma seção em condições estáticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

592Q15528 | Direito Previdenciário, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJ

A participação dos empregados, empregadores e aposentados nos órgãos vinculados à Seguridade Social é exemplo de aplicação do seguinte princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q537335 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, SAP SP, VUNESP

Utilizando o programa AutoCAD, o comando STRETCH permite
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q685319 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.

Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

                Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos.

                Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. 

                 No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 

                                                                        (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Marque a alternativa que pode substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido original do enunciado: “ No entanto, a doença retornou ...”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q15394 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de projetos de incêndio em edificações, julgue os próximos itens.

Na entrada de escritórios, as portas corta-fogo para saída de emergência não podem ser instaladas de tal modo que a abertura das folhas se processe no sentido contrário ao da evasão, mesmo que esta se dê com um número inferior a 50 usuários durante a fuga.
  1. ✂️
  2. ✂️

596Q182321 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Engenheiro Civil, CAPES, CESGRANRIO

Na instalação elétrica de um único ponto de luz acessado por três interruptores posicionados em locais distintos de uma sala, serão utilizadas as seguintes quantidades de interruptores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q527926 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUNAI, FUNRIO

Com relação aos problemas que podem ocorrer em pinturas, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q15978 | Informática, Engenheiro Civil, UNIRIO

Suponha que você está viajando a trabalho e deve encaminhar relatórios diários sobre as reuniões, em um arquivo digital, para seu chefe. Nesse caso, considere as seguintes possibilidades pelas quais você pode encaminhar diariamente os seus relatórios:

I) Salvando o arquivo na área de trabalho do seu computador.
II) Enviando mensagens eletrônicas (e-mail) para o chefe, anexando relatórios.
III) Utilizando um serviço de armazenamento de dados em nuvem, salvando os relatórios em uma área de dados, compartilhada entre você e o seu chefe, e enviando, em seguida, mensagens eletrônicas (e-mail) para seu chefe, informando o armazenamento dos relatórios.

A(s) assertivas, VERDADEIRA(S) é(são), somente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q15991 | Português, Engenheiro Civil, UNIRIO

Texto associado.
Publicidade danosa à criança

Dalmo de Abreu Dallari*

            O controle da publicidade dirigida à criança vincula-se à questão da liberdade de comércio e não à liberdade de expressão, que é um direito fundamental da pessoa humana. Essa distinção é essencial, pois retira a base jurídica dos que, interessados prioritariamente no comércio, tentam sustentar a alegação de inconstitucionalidade das normas legais e regulamentares que fixam diretrizes para a publicidade dirigida à criança. Essa diferenciação entre o direito à liberdade da publicidade com o objetivo de promoção de vendas e, portanto, como capítulo da liberdade de comércio, e as limitações da publicidade que vise a captação de vontades, de maneira geral, afetando negativamente direitos fundamentais da pessoa humana, foi ressaltada com grande ênfase e com sólido embasamento jurídico pela Corte Constitucional da Colômbia, em decisão proferida no final de 2013. A questão que suscitou o pronunciamento da Corte Constitucional colombiana era a publicidade do tabaco e, tomando por base justamente a diferença entre o direito à publicidade comercial e o direito de livre expressão, que é atributo da pessoa humana universalmente consagrado, a Corte rejeitou a alegação de inconstitucionalidade das limitações jurídicas à publicidade comercial, para a proteção dos direitos fundamentais da pessoa humana.
            Essas considerações são necessárias e oportunas no Brasil, para que se dê efetividade aos direitos fundamentais das crianças, enquanto seres humanos, assim como aos direitos e garantias que lhes são especificamente assegurados em documentos jurídicos internacionais e, expressamente e com grande ênfase, na Constituição brasileira de 1988. Como ponto de partida para as considerações jurídicas sobre a constitucionalidade das limitações legais e regulamentares à publicidade dirigida à criança, vem muito a propósito lembrar o que dispõe o artigo 227 da Constituição: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida..., à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência famil iar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
            Um dos instrumentos jurídicos tendo por objetivo garantir a efetividade desses dispositivos constitucionais é o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, criado pela Lei nº 8.242, de 1991. Entre suas atribuições está a competência para “elaborar as normas gerais da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente”, incluindo-se aí, evidentemente, a competência para o estabelecimento de diretrizes visando dar efetivo cumprimento às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em relação aos direitos da criança e do adolescente, de modo especial na Convenção sobre os Direitos da Criança, incorporada ao sistema normativo brasileiro em 1990. A isso tudo se acrescentam inúmeros dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei número 8.069, também de 1990, cujo artigo 72 dispõe que as obrigações nele previstas não excluem da prevenção especial outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
            Foi justamente no sentido de dar efetividade a essas disposições jurídicas, que configuram obrigações do Estado brasileiro, que o Conanda editou a Resolução 163/2014, de 4 de Abril de 2014, fixando diretrizes sobre a publicidade comercial que é dirigida maliciosamente à criança, explorando suas fragilidades e, assim, ofendendo seus direitos fundamentais, induzindo-a a sentir a necessidade de consumir determinados bens e serviços, tendo o objetivo prioritário de proporcionar lucro aos anunciantes. A Resolução considera abusivo o direcionamento da publicidade e de comunicação mercadológica à criança, “com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”. São abusivos os anúncios que contêm linguagem infantil, trilhas sonoras de músicas infantis, desenho animado, promoção de distribuição de prêmios ou brindes colecionáveis, com apelo ao público infantil entre outros aspectos.
            Voltando à observação inicial, essa Resolução do Conanda tem perfeito enquadramento nas disposições constitucionais e contribui para que o Brasil dê efetividade às obrigações jurídicas assumidas internacionalmente com relação à proteção dos direitos e da dignidade da criança e do adolescente. Não tem cabimento a alegação de inconstitucionalidade da Resolução 163/2014, que é expressão do cumprimento das competências, que são direitos e obrigações jurídicas do Conanda e que, efetivamente, é um passo importante para o afastamento de abusos que são frequentemente cometidos na publicidade comercial dirigida ao público infantil. A proteção e a busca de efetivação dos direitos da criança e do adolescente devem ter, por determinação constitucional, absoluta prioridade sobre objetivos comerciais, não se podendo admitir que a liberdade de comércio se confunda com a liberdade como direito fundamental da pessoa humana. A aplicação da Resolução do Conanda será extremamente valiosa, contribuindo para que na vida social brasileira a criança e o adolescente sejam tratados como prioridades.

* Dalmo de Abreu Dallari é jurista. - Jornal do Brasil digital HTTP://www.jb.com.br/dalmo-dallari/noticias/2014
De acordo com a norma padrão culta da língua, é INADEQUADA a ausência do acento indicativo de crase na seguinte relação de regência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q181664 | Raciocínio Lógico, Engenheiro Civil, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Observe a sequência de números abaixo: 0, 1, 4, 13, 40, ____ A regra para se determinar o próximo número nessa sequência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.