Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


681Q676615 | Informática, Engenheiro Civil, Prefeitura de Formiga MG, Consulplan, 2020

O Windows 7, Configuração Local, Idioma Português-Brasil, possui oito modos de exibição, sendo que apenas cinco são listados nas categorias principais. Um deles “exibe cada arquivo ou pasta em uma única linha e inclui informações sobre o arquivo, que mudam de acordo com o tipo de arquivo”. Trata-se do seguinte modo de exibição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

682Q15129 | Regimento Interno, Regimento Interno, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO ESTADO DO AMAZONAS
A ação penal eleitoral de competência originária do Tribunal Regional Eleitoral observará o procedimento previsto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

683Q537126 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPOG, CESPE CEBRASPE

Projetistas de um escritório fizeram um levantamento de requisitos de prevenção contra incêndio para a elaboração de um projeto de construção de um prédio comercial. Após suas pesquisas, eles elaboraram especificações técnicas de materiais que apresentavam certas propriedades de resistência ao fogo. Foram levantados, também, requisitos de materiais para revestimento acústico, proteção de pilares e paredes.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes, considerando as ações de prevenção de incêndios e controle ambiental das edificações.

Para a proteção contra incêndio de paredes construídas com drywall, os projetistas deverão recomendar que elas sejam preenchidas com placas de lã de vidro, que possuem maior resistência ao fogo que as placas de lã de rocha.
  1. ✂️
  2. ✂️

684Q531500 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Companhia Docas do Estado da Bahia BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do dimensionamento de estruturas de concreto armado, julgue os próximos itens.

Diz-se que uma seção de concreto armado é dimensionada com armadura simples quando essa seção não está submetida a esforços cortantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

685Q529201 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, Companhia Docas do Estado da Bahia BA, CESPE CEBRASPE

Os conceitos e modelos de resistência dos materiais formam o ferramental básico para a compreensão do comportamento mecânico dos materiais utilizados em engenharia. A respeito desses conceitos, julgue os itens a seguir.

Círculo de Maohr é um instrumento computacional, desenvolvido para a obtenção de direções principais em um campo de tensões.

  1. ✂️
  2. ✂️

686Q181823 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, IBGE, CESGRANRIO

Para a execução de um pavimento asfáltico, foi feita a aplicação de uma camada de material betuminoso sobre a superfície de uma base concluída, objetivando aumentar a coesão da superfície da base pela penetração do material betuminoso empregado, impermeabilizar a base e promover condições de aderência entre a base e o revestimento. Logo, foi realizada uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

687Q539745 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

A respeito da metodologia de análise de valor agregado (AVA), uma ferramenta considerada boa prática para o acompanhamento e o controle de obras, julgue os itens que se seguem. O valor agregado é calculado com base nos boletins de medição.
  1. ✂️
  2. ✂️

688Q184958 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

Segundo a norma ABNT NBR 7678:1983 (Segurança na execução de obras e serviços de construção), no transporte vertical de materiais, somente deve ser aceita a utilização de torre de madeira até a altura de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

689Q538759 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

De acordo com a legislação federal vigente aplicada ao parcelamento do solo urbano, julgue os itens subsequentes. O devido licenciamento ambiental e as restrições de edificação referentes às áreas de preservação permanente (APP) são aplicáveis aos parcelamentos do solo urbano.
  1. ✂️
  2. ✂️

690Q181819 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, TRF 2a, FCC

A encomenda de concreto dosado em central deve ser realizada informando a resistência característica do concreto (fck), o abatimento (slump), a dimensão máxima do agregado (Brita 1, Brita 2, etc) e a classe de agressividade. Um concreto especificado com fck igual a 20 MPa deve possuir resistência característica à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

691Q535370 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca de terraplenagem de uma via, julgue os itens seguintes. Da composição do quadro-resumo de terraplenagem deve constar a classificação dos materiais escavados, cujo primeiro critério deve ser a comparação com materiais como o granito e cujo segundo critério deve considerar as dificuldades de escavação, definindo-se os materiais como de primeira categoria, de segunda categoria e de terceira categoria.
  1. ✂️
  2. ✂️

692Q15216 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca de projetos de obras civis, julgue o  item  que se segue.

A argamassa convencional, confeccionada na obra, é transportada por meio de carrinho de mão ou padiola, lançada manualmente com colher de pedreiro e, em seguida, sarrafeada e nivelada. O revestimento é finalizado com o desempeno, que é a movimentação circular de uma desempenadeira sobre a superfície do revestimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

693Q15990 | Português, Engenheiro Civil, UNIRIO

Texto associado.
Publicidade danosa à criança

Dalmo de Abreu Dallari*

            O controle da publicidade dirigida à criança vincula-se à questão da liberdade de comércio e não à liberdade de expressão, que é um direito fundamental da pessoa humana. Essa distinção é essencial, pois retira a base jurídica dos que, interessados prioritariamente no comércio, tentam sustentar a alegação de inconstitucionalidade das normas legais e regulamentares que fixam diretrizes para a publicidade dirigida à criança. Essa diferenciação entre o direito à liberdade da publicidade com o objetivo de promoção de vendas e, portanto, como capítulo da liberdade de comércio, e as limitações da publicidade que vise a captação de vontades, de maneira geral, afetando negativamente direitos fundamentais da pessoa humana, foi ressaltada com grande ênfase e com sólido embasamento jurídico pela Corte Constitucional da Colômbia, em decisão proferida no final de 2013. A questão que suscitou o pronunciamento da Corte Constitucional colombiana era a publicidade do tabaco e, tomando por base justamente a diferença entre o direito à publicidade comercial e o direito de livre expressão, que é atributo da pessoa humana universalmente consagrado, a Corte rejeitou a alegação de inconstitucionalidade das limitações jurídicas à publicidade comercial, para a proteção dos direitos fundamentais da pessoa humana.
            Essas considerações são necessárias e oportunas no Brasil, para que se dê efetividade aos direitos fundamentais das crianças, enquanto seres humanos, assim como aos direitos e garantias que lhes são especificamente assegurados em documentos jurídicos internacionais e, expressamente e com grande ênfase, na Constituição brasileira de 1988. Como ponto de partida para as considerações jurídicas sobre a constitucionalidade das limitações legais e regulamentares à publicidade dirigida à criança, vem muito a propósito lembrar o que dispõe o artigo 227 da Constituição: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida..., à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência famil iar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
            Um dos instrumentos jurídicos tendo por objetivo garantir a efetividade desses dispositivos constitucionais é o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, criado pela Lei nº 8.242, de 1991. Entre suas atribuições está a competência para “elaborar as normas gerais da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente”, incluindo-se aí, evidentemente, a competência para o estabelecimento de diretrizes visando dar efetivo cumprimento às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em relação aos direitos da criança e do adolescente, de modo especial na Convenção sobre os Direitos da Criança, incorporada ao sistema normativo brasileiro em 1990. A isso tudo se acrescentam inúmeros dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei número 8.069, também de 1990, cujo artigo 72 dispõe que as obrigações nele previstas não excluem da prevenção especial outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
            Foi justamente no sentido de dar efetividade a essas disposições jurídicas, que configuram obrigações do Estado brasileiro, que o Conanda editou a Resolução 163/2014, de 4 de Abril de 2014, fixando diretrizes sobre a publicidade comercial que é dirigida maliciosamente à criança, explorando suas fragilidades e, assim, ofendendo seus direitos fundamentais, induzindo-a a sentir a necessidade de consumir determinados bens e serviços, tendo o objetivo prioritário de proporcionar lucro aos anunciantes. A Resolução considera abusivo o direcionamento da publicidade e de comunicação mercadológica à criança, “com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”. São abusivos os anúncios que contêm linguagem infantil, trilhas sonoras de músicas infantis, desenho animado, promoção de distribuição de prêmios ou brindes colecionáveis, com apelo ao público infantil entre outros aspectos.
            Voltando à observação inicial, essa Resolução do Conanda tem perfeito enquadramento nas disposições constitucionais e contribui para que o Brasil dê efetividade às obrigações jurídicas assumidas internacionalmente com relação à proteção dos direitos e da dignidade da criança e do adolescente. Não tem cabimento a alegação de inconstitucionalidade da Resolução 163/2014, que é expressão do cumprimento das competências, que são direitos e obrigações jurídicas do Conanda e que, efetivamente, é um passo importante para o afastamento de abusos que são frequentemente cometidos na publicidade comercial dirigida ao público infantil. A proteção e a busca de efetivação dos direitos da criança e do adolescente devem ter, por determinação constitucional, absoluta prioridade sobre objetivos comerciais, não se podendo admitir que a liberdade de comércio se confunda com a liberdade como direito fundamental da pessoa humana. A aplicação da Resolução do Conanda será extremamente valiosa, contribuindo para que na vida social brasileira a criança e o adolescente sejam tratados como prioridades.

* Dalmo de Abreu Dallari é jurista. - Jornal do Brasil digital HTTP://www.jb.com.br/dalmo-dallari/noticias/2014
A dicotomia que representa o tema central do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

694Q183166 | Português, Pronomes, Engenheiro Civil, IF TO, IF TO, 2019

Texto associado.

Texto 2


Tanto o desenvolvimento como o ponto de partida da argumentação pressupõem acordo do auditório. Esse acordo tem por objeto ora o conteúdo das premissas explícitas, ora as ligações particulares utilizadas, ora a forma de servir-se dessas ligações. O orador, utilizando as premissas que servirão de fundamento à sua construção, conta com a adesão de seus ouvintes às proposições iniciais, mas estes lha podem recusar, seja por não aderirem ao que o orador lhes apresenta como adquirido, seja por perceberem o caráter unilateral da escolha das premissas, seja por ficarem contrariados com o caráter tendencioso da apresentação delas.

PERELMAN, Chaim; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014, p. 73 (adaptado)

A contração pronominal “lha” tem como referentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

695Q15751 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de assuntos técnicos referentes a estruturas de concreto, estrutura de madeira, fundações e instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes.

Os valores mínimos da resistência característica à compressão (Fck) para fundações em concreto armado, vigas de concreto armado e de laje de concreto protendido são de 15 MPa, 20 MPa e 25 MPa, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️

696Q535470 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

Os projetos de instalações prediais objetivam garantir o uso da edificação na plenitude de suas características, sendo, portanto, fundamentais o dimensionamento e as especificações dos diversos componentes integrantes de cada sistema. Acerca dos projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias e de combate a incêndio, julgue os próximos itens. Para dimensionar a seção dos condutores de circuitos em instalações elétricas, devem ser adotados os critérios de capacidade de corrente e de queda de tensão.
  1. ✂️
  2. ✂️

697Q185047 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

O valor da carga P que, aplicada no ponto central de uma viga biapoiada, provoca nesse ponto um deslocamento igual ao provocado por uma carga q uniformemente distribuída em todo o vão da viga é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

698Q540953 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias e Ferrovias, Engenheiro Civil, Companhia Docas do Pará PA, CESPE CEBRASPE

A elaboração do projeto geométrico de uma estrada contempla a fixação das características geométricas da plataforma e, em particular, da pista de rolamento, em função da classe de rodovia e da região por ela atravessada. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Abaulamento é a declividade transversal da superfície da estrada.

  1. ✂️
  2. ✂️

699Q181544 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TRE AL, FCC

Sobre reações álcali-agregados, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

700Q673065 | História, Engenheiro Civil, Prefeitura de Formiga MG, Prefeitura de Formiga MG, 2020

Texto associado.
O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara / O dragão do mar
reapareceu / Na figura de um bravo marinheiro / A quem a
história não esqueceu / Conhecido como o almirante negro
/ Tinha a dignidade de um mestre-sala / E ao navegar pelo
mar com seu bloco de fragatas / Foi saudado no porto pelas
mocinhas francesas / Jovens polacas e por batalhões de
mulatas / Rubras cascatas jorravam nas costas / dos negros
pelas pontas das chibatas...
“O mestre-sala dos mares”, música composta, em 1975,
por João Bosco e Aldir Blanc, se refere à revolta: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.