Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q536983 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, FUB, CESPE CEBRASPE

Será construída uma estrada que atenderá um volume médio diário pequeno de veículos e que atravessará uma região de solo mole. A construção dessa estrada demandará a execução de cortes e de aterros e será feita com revestimento asfáltico, considerado mais vantajoso do ponto de vista técnico e econômico.

O gestor responsável pela construção da estrada encontrou diversos questionamentos sobre o planejamento da obra, as soluções de engenharia e os critérios de medição. Para sanar essas dúvidas, recorreu à assessoria de um engenheiro, a quem forneceu as seguintes informações:

C o material necessário à construção dos aterros será fornecido por uma jazida que foi identificada por laboratório;

C o teor de umidade natural do material de jazida é de 9%;

C segundo o laboratório, a umidade ótima para compactação é de 14%, para uma densidade máxima de 2.650 Kgf/m3;

C o grau de compactação dos aterros será de 95% do proctor normal para as camadas situadas até 60 cm abaixo do greide e de 100% nos últimos 60 cm do aterro. As compactações serão feitas em camadas de 25 cm. Os rolos compactadores que serão usados têm largura de tambor de 2,13 m, sendo necessárias 4 passadas para compactar uma camada de solo de 25 cm de espessura;

C o fator de eficiência operacional é 0,80, e a superposição entre faixas de trabalho é igual a 20%. Durante o serviço, o rolo desloca-se a 4 km/h;

C as escavações serão realizadas por meio de carregadeiras e caminhões. A produção de cada caminhão é de 25 m3/h e a de cada carregadeira é de 146 m3/h. O custo horário do caminhão é de R$ 15,00/h e o da carregadeira é de R$ 120,00/h;

C o bolsão de argila mole no eixo da estrada tem 180 m de extensão e profundidade média de 2,90 m.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens de 90 a 94.

Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que a produção horária do rolo compactador é superior a 330 m3/h.
  1. ✂️
  2. ✂️

762Q183484 | Engenharia Civil, Estradas e Transportes, Engenheiro Civil, TRF 3a, FCC

Em relação aos materiais utilizados para pavimentação, considere:

I. Um solo com ISC - Índice de Suporte Califórnia igual a 25% e expansão igual a 0,3% pode ser utilizado como camada de sub-base do pavimento.

II. Misturas de solo cimento somente podem ser utilizadas como camada de reforço do subleito.

III. Brita graduada tratada com cimento, quando utilizada como sub-base, deve possuir teor de cimento de, no mínimo, 20% em volume.

IV. Para ser utilizada como base de um pavimento, uma brita graduada simples deve possuir ISC superior a 80% e expansão inferior a 0,5%.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q15057 | Direito Administrativo, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Jorge Jerônimo, temeroso de responder a processo administrativo disciplinar, por atos ilícitos praticados, requer sua aposentadoria, sendo que esta vem a ser concedida, uma vez que foram preenchidos os requisitos legais. Posteriormente, vem a ser instaurado processo disciplinar, que conclui pela prática de improbidade administrativa e corrupção. Nesse caso, qual a pena a ser aplicada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q527870 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CD, CESPE CEBRASPE

Em relação a projetos de instalações hidrossanitárias e elétricas, julgue os itens subsecutivos.

No encanamento por onde circulará água quente, devem ser utilizados os seguintes materiais: cobre, CPVC (cloreto de polivinila clorado), PPR (poliproprileno randômico) e PEX (polietileno reticulado). No entanto, em relação ao PPR, não há norma brasileira que regulamente o seu uso.

  1. ✂️
  2. ✂️

765Q532490 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CD, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas técnicas relativas à manutenção de edificações e aos procedimentos para esse fim, julgue os itens subsequentes.

O sistema de manutenção deve possuir mecanismos que possibilitem prever os recursos financeiros necessários à realização de serviços de manutenção em período futuro definido.

  1. ✂️
  2. ✂️

766Q181279 | Arquitetura, Acessibilidade e Inclusão, Engenheiro Civil, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Ainda acerca das determinações da NBR 9050, assinale a opção correta no que se refere a abrigos em pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q182586 | Informática, Engenheiro Civil, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

Assinale a alternativa que descreve a função CONT.NÚM() do MS Excel 2010 em português.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q527933 | Engenharia Civil, Resistência dos Materiais e Análise Estrutural, Engenheiro Civil, HUGG UNIRIO RJ, IBFC

A utilização das lajes em steel deck vêm crescendo no Brasil e no mundo, seja pela versatilidade, relação custo e benefício e principalmente pela simplicidade e velocidade obtida no canteiro de obras.

O uso das fôrmas colaborantes pode ser considerado em projetos de edificações industriais, lajes de hospitais, escolas e órgãos públicos, rodoviárias, terminais de aeroportos, pontes ou passarelas, shopping centers, cinemas e edifícios comerciais de escritórios com múltiplos andares. São comumente associadas a estruturas metálicas, podendo ser também usadas em estrutura de concreto.

O sistema permite executar lajes com peso inferior ao de sistemas convencionais e com prazo de execução reduzido. Em obras industriais e em algumas obras comerciais é possível aproveitar a própria fôrma metálica como acabamento de forro. Sobre essa tecnologia assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q182339 | Português, Engenheiro Civil, IF SP, FUNDEP

De acordo com a norma padrão, assinale a alternativa em que as palavras completam CORRETAMENTE as lacunas das frases a seguir: I. Nem sempre compreendemos os vários dispositivos ______ nos utilizamos no dia a dia.
II. Atualmente, a maioria das escolas _____ há salas de informática só ensinam o básico.
III. Falou com o diretor, _____ decisão dependia a mudança no horário das aulas.
IV. São muitas as mudanças _____ a escola precisa fazer para se tornar mais dinâmica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q538954 | Engenharia Civil, Fundações, Engenheiro Civil, Prefeitura de Cáceres MT, CEV UFMT

Sobre o tema fundações dos edifícios, assinale a assertiva INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q182638 | Engenharia Civil, Canteiro de Obras, Engenheiro Civil, TRT 12a Região, FCC

O planejamento de um canteiro de obras deve dispor de instalações sanitárias mínimas para atender os trabalhadores da obra. A instalação sanitária contempla um chuveiro e um conjunto de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de um chuveiro e um conjunto, respectivamente, para cada grupo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q529526 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Engenheiro Civil, ASTC SC, UNESC

Qual das alternativas abaixo apresenta os ligantes betuminosos adotados na imprimação?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q707450 | Matemática, Regra de três 71 Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Engenheiro Civil, IDAM, IBFC, 2019

Texto associado.

As redes sociais amplificaram em muito a troca de informação entre as pessoas. O número de visualizações de um determinado vídeo que “viralize” segue progressão geométrica (ou seja, cresce exponencialmente). Considere que cada pessoa compartilhe um link com outras 2 que ainda não viram o conteúdo e que, entre o recebimento, a visualização e o compartilhamento, se passe 30 minutos. Ou seja: o número de novas visualizações dobra a cada 30 minutos. Se em um dado momento 2 pessoas acabaram de ver o vídeo, assinale a alternativa que indica a ordem de grandeza do número de pessoas que terão visto o vídeo em 3 horas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q538249 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere a dispositivos de proteção de manobra utilizados em instalações elétricas em baixa tensão, julgue os itens subsequentes. Disjuntores com a função de proteção contra correntes de sobrecarga e correntes de curto-circuito têm dispositivos térmico e magnético. O dispositivo magnético cumpre a função de proteção contra sobrecarga, ao passo que a proteção contra curto-circuito é desempenhada pelo elemento térmico.
  1. ✂️
  2. ✂️

775Q533413 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Engenheiro Civil, IPHAN, FUNIVERSA

Um dos principais materiais utilizados para o escoramento é a madeira. Sobre a madeira não se pode dizer que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q181675 | Engenharia Civil, Instalações Hidráulicas Água Fria, Engenheiro Civil, MPE SC, ACAFE

Em uma instalação predial de água fria, se-gundo a NBR 5626, as tubulações devem ser dimensionadas de modo que a velocidade da água, em qualquer trecho de tubulação, não atinja valores superiores a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q15053 | Direito Administrativo, Engenheiro Civil, INSS, FUNRIO

Com relação à inexigibilidade de licitação, é correto afirmar, na forma da Lei n. 8666/93:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q182997 | Ética na Administração Pública, Comissão de Ética, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da ética no serviço público, julgue os itens que se
seguem.

A remuneração dos membros da comissão de ética pública equivale à metade do vencimento do servidor no seu cargo de origem.

  1. ✂️
  2. ✂️

779Q15098 | Direito Administrativo, Engenheiro civil, UFES, UFES

Em qualquer órgão ou instância no âmbito da Administração Federal direta e indireta, NÃO tem prioridade nos procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q15114 | Português, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

Texto associado.
Prazeres mútuos
(Danuza Leão)

         É normal, quando você vê uma criança bonita, dizer “mas que linda”, “que olhos lindos”, ou coisas no gênero. Mas esses elogios, que fazemos tão naturalmente quando se trata de uma criança ou até de um cachorrinho, dificilmente fazemos a um adulto. Isso me ocorreu quando outro dia conheci, no meio de várias pessoas, uma moça que tinha cabelos lindos. Apesar da minha admiração, fiquei calada, mas percebi minha dificuldade, que aliás não é só minha, acho que é geral. Por que eu não conseguia elogiar seus cabelos?
         Fiquei remoendo meus pensamentos (e minha dificuldade), fiz um esforço (que não foi pequeno) e consegui dizer: “que cabelos lindos você tem”. Ela, que estava séria, abriu um grande sorriso, toda feliz, e sem dúvida passou a gostar um pouquinho de mim naquele minuto, mesmo que nunca mais nos vejamos.
         Fiquei pensando: é preciso se exercitar e dizer coisas boas às pessoas, homens e mulheres, quando elas existem. Não sei a quem faz mais bem, se a quem ouve ou a quem diz; mas por que, por que, essa dificuldade? Será falta de generosidade? Inveja? Inibição? Há quanto tempo ninguém diz que você está linda ou que tem olhos lindos, como ouvia quando criança? Nem mesmo quando um homem está paquerando uma mulher ele costuma fazer um elogio, só alguns, mais tarde, num momento de intimidade e quando é uma bobagem, como “você tem um pezinho lindo”. Mas sentar numa mesa para jantar pela primeira vez, só os dois, e dizer, com naturalidade, “que olhos lindos você tem”, é difícil de acontecer.
         Notar alguma coisa de errado é fácil; não se diz a ninguém que ele tem o nariz torto, mas, se for alguém que estiver em outra mesa, o comentário é espontâneo e inevitável. Podemos ouvir que a alça do sutiã está aparecendo ou que o rímel escorreu, mas há quanto tempo você não ouve de um homem que tem braços lindos? A não ser que você seja modelo ou miss - e aí é uma obrigação elogiar todas as partes do seu corpo-, os homens não elogiam mais as mulheres, aliás, ninguém elogia ninguém.
         E é tão bom receber um elogio; o da amiga que diz que você está um arraso já é ótimo, mas, de uma pessoa que você acabou de conhecer e que talvez não veja nunca mais, aquele elogio espontâneo e sincero, é das melhores coisas da vida.
         Fique atenta; quando chegar a um lugar e conhecer pessoas novas, alguma coisa de alguma delas vai chamar a sua atenção e sua tendência será, como sempre, ficar calada. Pois não fique. Faça um pequeno esforço e diga alguma coisa que você notou e gostou; o quanto a achou simpática, como parece tranquila, como seu anel é lindo, qualquer coisa. Todas as pessoas do mundo têm alguma coisa de bom e bonito, nem que seja a expressão do olhar, e ouvir isso, sobretudo de alguém que nunca se viu, é sempre muito bom.
         Existe gente que faz disso uma profissão, e passa a vida elogiando os outros, mas não é delas que estamos falando. Só vale se for de verdade, e se você começar a se exercitar nesse jogo e, com sinceridade, elogiar o que merece ser elogiado, irá espalhando alegrias e prazeres por onde passar, que fatalmente reverterão para você mesma, porque a vida costuma ser assim.
         Apesar de a vida ter me mostrado que nem sempre é assim, continuo acreditando no que aprendi na infância, e isso me faz muito bem.

(disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0611200502.htm)
O modo subjuntivo pode transportar o leitor para uma realidade hipotética. Assinale a opção que apresenta um trecho em que a autora faça uso desse modo verbal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.