Início

Questões de Concursos Engenheiro Civil

Resolva questões de Engenheiro Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q15533 | Direito Previdenciário, Engenheiro Civil, Rioprevidência, CEPERJ

Consoante as regras constitucionais que regem a aposentadoria do servidor público, preenchidos os requisitos de idade mínima e de cinco anos no cargo efetivo em que se dará, a aposentadoria voluntária ocorrerá desde que cumprido o seguinte tempo de efetivo exercício no serviço público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q182707 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, TRF 2a, FCC

Para que os revestimentos de argamassa possam cumprir adequadamente as suas funções, é necessário que a argamassa apresente um conjunto de propriedades, tanto no estado fresco quanto no estado endurecido. É propriedade do material no estado endurecido a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q183025 | Engenharia Civil, Hidrologia, Engenheiro Civil, TJ GO, FGV

Uma precipitação recebe diferentes classificações dependendo do mecanismo que provoca a ascensão da massa de ar úmida.
As precipitações decorrentes do encontro de ventos quentes e úmidos com uma barreira montanhosa, que geralmente possuem pequena intensidade e grande duração, em uma área da ordem de grandeza de uma bacia hidrográfica, são classificadas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q183036 | Engenharia Civil, Instalações Elétricas, Engenheiro Civil, SESACRE, FUNCAB

Em um circuito monofásico, a seção do condutor de fase é 4,0 mm2. Segundo as recomendações da norma ABNT NBR 5410:2004 (Instalações elétricas de baixa tensão), a seção do condutor neutro, em mm2, deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q15106 | Direito Administrativo, Engenheiro civil, TRE AM, IBFC

REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO (LEI Nº 8.112/90 E ALTERAÇÕES)

NÃO se interrompem as férias do servidor público federal por motivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q669725 | Português, Engenheiro Civil, CODEN, VUNESP, 2021

Texto associado.

Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)
De acordo com as ideias do texto, as máquinas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

808Q184647 | Engenharia Civil, Materiais de Construção, Engenheiro Civil, TRT 12a Região, FCC

Em relação à pavimentação com blocos de concreto intertravado, considere:

I. O pavimento com blocos de concreto intertravados possui maior permeabilidade que o pavimento de concreto de cimento Portland simples.

II. Os blocos devem ser assentados sobre camada de areia.

III. O confinamento lateral somente é necessário para pavimentos destinados a tráfego pesado.

IV. A resistência à tração na flexão é o parâmetro utilizado para caracterizar um bloco de concreto para pavimento em blocos de concreto intertravados.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q15722 | Informática, Engenheiro Civil, TJ SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsecutivos.

No Linux, ambientes gráficos são executados por meio de um servidor, geralmente Xwindows ou X11, o qual fornece os elementos necessários para uma interface gráfica de usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️

811Q15996 | Português, Engenheiro Civil, UNIRIO

Texto associado.
Publicidade danosa à criança

Dalmo de Abreu Dallari*

            O controle da publicidade dirigida à criança vincula-se à questão da liberdade de comércio e não à liberdade de expressão, que é um direito fundamental da pessoa humana. Essa distinção é essencial, pois retira a base jurídica dos que, interessados prioritariamente no comércio, tentam sustentar a alegação de inconstitucionalidade das normas legais e regulamentares que fixam diretrizes para a publicidade dirigida à criança. Essa diferenciação entre o direito à liberdade da publicidade com o objetivo de promoção de vendas e, portanto, como capítulo da liberdade de comércio, e as limitações da publicidade que vise a captação de vontades, de maneira geral, afetando negativamente direitos fundamentais da pessoa humana, foi ressaltada com grande ênfase e com sólido embasamento jurídico pela Corte Constitucional da Colômbia, em decisão proferida no final de 2013. A questão que suscitou o pronunciamento da Corte Constitucional colombiana era a publicidade do tabaco e, tomando por base justamente a diferença entre o direito à publicidade comercial e o direito de livre expressão, que é atributo da pessoa humana universalmente consagrado, a Corte rejeitou a alegação de inconstitucionalidade das limitações jurídicas à publicidade comercial, para a proteção dos direitos fundamentais da pessoa humana.
            Essas considerações são necessárias e oportunas no Brasil, para que se dê efetividade aos direitos fundamentais das crianças, enquanto seres humanos, assim como aos direitos e garantias que lhes são especificamente assegurados em documentos jurídicos internacionais e, expressamente e com grande ênfase, na Constituição brasileira de 1988. Como ponto de partida para as considerações jurídicas sobre a constitucionalidade das limitações legais e regulamentares à publicidade dirigida à criança, vem muito a propósito lembrar o que dispõe o artigo 227 da Constituição: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida..., à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência famil iar e comunitária, além de colocá-las a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
            Um dos instrumentos jurídicos tendo por objetivo garantir a efetividade desses dispositivos constitucionais é o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, criado pela Lei nº 8.242, de 1991. Entre suas atribuições está a competência para “elaborar as normas gerais da política nacional de atendimento dos direitos da criança e do adolescente”, incluindo-se aí, evidentemente, a competência para o estabelecimento de diretrizes visando dar efetivo cumprimento às obrigações internacionais assumidas pelo Brasil em relação aos direitos da criança e do adolescente, de modo especial na Convenção sobre os Direitos da Criança, incorporada ao sistema normativo brasileiro em 1990. A isso tudo se acrescentam inúmeros dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente, lei número 8.069, também de 1990, cujo artigo 72 dispõe que as obrigações nele previstas não excluem da prevenção especial outras decorrentes dos princípios por ela adotados.
            Foi justamente no sentido de dar efetividade a essas disposições jurídicas, que configuram obrigações do Estado brasileiro, que o Conanda editou a Resolução 163/2014, de 4 de Abril de 2014, fixando diretrizes sobre a publicidade comercial que é dirigida maliciosamente à criança, explorando suas fragilidades e, assim, ofendendo seus direitos fundamentais, induzindo-a a sentir a necessidade de consumir determinados bens e serviços, tendo o objetivo prioritário de proporcionar lucro aos anunciantes. A Resolução considera abusivo o direcionamento da publicidade e de comunicação mercadológica à criança, “com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”. São abusivos os anúncios que contêm linguagem infantil, trilhas sonoras de músicas infantis, desenho animado, promoção de distribuição de prêmios ou brindes colecionáveis, com apelo ao público infantil entre outros aspectos.
            Voltando à observação inicial, essa Resolução do Conanda tem perfeito enquadramento nas disposições constitucionais e contribui para que o Brasil dê efetividade às obrigações jurídicas assumidas internacionalmente com relação à proteção dos direitos e da dignidade da criança e do adolescente. Não tem cabimento a alegação de inconstitucionalidade da Resolução 163/2014, que é expressão do cumprimento das competências, que são direitos e obrigações jurídicas do Conanda e que, efetivamente, é um passo importante para o afastamento de abusos que são frequentemente cometidos na publicidade comercial dirigida ao público infantil. A proteção e a busca de efetivação dos direitos da criança e do adolescente devem ter, por determinação constitucional, absoluta prioridade sobre objetivos comerciais, não se podendo admitir que a liberdade de comércio se confunda com a liberdade como direito fundamental da pessoa humana. A aplicação da Resolução do Conanda será extremamente valiosa, contribuindo para que na vida social brasileira a criança e o adolescente sejam tratados como prioridades.

* Dalmo de Abreu Dallari é jurista. - Jornal do Brasil digital HTTP://www.jb.com.br/dalmo-dallari/noticias/2014
O ponto de vista defendido pelo enunciador acerca da influência da propaganda na vida das crianças é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q184203 | Engenharia Civil, Barragens, Engenheiro Civil, TJ GO, FGV

Com relação a uma barragem de terra, analise as afirmativas a seguir.
I. É uma estrutura construída longitudinalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinada à criação de um reservatório artificial de acumulação de água.
II. A barragem de terra do tipo homogêneo contém um núcleo central impermeável, envolvido por zonas de materiais consideravelmente mais permeáveis, que suportam e protegem o núcleo.
III. Uma das finalidades das barragens de terra é armazenar água para irrigação.
Assinale se somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

813Q712363 | Matemática, Geometria Plana, Engenheiro Civil, Prefeitura de Palmeirina PE, ADM TEC, 2019

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Um triângulo que possui base igual a 70 cm e altura igual a 93 cm terá uma área inferior a 3.192 cm².
II. Um galpão possui área total de 1.524 m² e foi dividido em 12 partes iguais. Assim, é correto afirmar que, após a divisão, cada parte possui 138 m².
III. Um capital de R$ 1.200, aplicado ao longo de 12 meses, a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês, resultará em um montante superior a R$ 1.312.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

814Q536767 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que se refere a aspectos geométricos da via, julgue os itens subsequentes. Para que problemas relativos à drenagem sejam evitados, recomenda-se a adoção, nas vias em geral, de declividade horizontal igual ou superior a 0,35%. Já os trechos onde seja impossível adotar essa recomendação devem ter, no máximo, 30 m de extensão.
  1. ✂️
  2. ✂️

815Q538327 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, MPOG, CESPE CEBRASPE

Um edifício residencial com vinte pavimentos foi projetado para abrigar oitenta apartamentos, cada um com um aparelho de ar-condicionado e dois chuveiros elétricos. O edifício ficará destacado pela altura, visto que se encontra em um terreno com elevação, próximo do centro urbano.

Acerca dessa situação hipotética e a respeito do sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), julgue os itens subsecutivos.

Nessa situação, a instalação de SPDA é de caráter opcional por parte dos projetistas.
  1. ✂️
  2. ✂️

816Q184095 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, TRF 2a, FCC

Com relação aos elementos de construções de concreto armado, analise:

I. As lajes são os elementos planos que se destinam a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, como de pessoas, móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica do espaço físico que a laje faz parte.

II. Lajes nervuradas são lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis, enquanto lajes lisas são as apoiadas nos pilares sem capitéis.

III. Lajes cogumelos são as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos está localizada nas nervuras, entre as quais pode ser colocado material inerte.

IV. Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes.

Está correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

817Q527685 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Edificações, Engenheiro Civil, Sergás SE, FCC

Os fatores de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores podem ser classificados em cinco grandes grupos: físicos; químicos; biológicos; ergonômicos e psicossociais; mecânicos e de acidentes. NÃO é exemplo de fator de risco físico

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

818Q181877 | Engenharia Civil, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

De acordo com a Lei 8.666/93, o limite superior para a modalidade de licitação do tipo tomada de preços para serviços de engenharia é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

819Q854199 | Português, Funções morfossintáticas da palavra SE, Engenheiro Civil, FAUEL, 2020

Considere o trecho a seguir, extraído de uma obra do historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro, para responder a próxima questão.

“Os povos, como disse Alexis de Tocqueville, ressentem-se eternamente da sua origem. As circunstâncias que os acompanharam ao nascer e que os ajudaram a desenvolver-se influem sobre toda a sua existência. Se fosse possível a todas as nações remontar à origem da sua história, prossegue o mesmo Tocqueville, não duvido que aí poderíamos descobrir a causa primária das prevenções, dos usos e paixões dominantes - de tudo, enfim, quanto compõe o que se chama caráter nacional. Estas poucas linhas de autoridade insuspeita servirão de carta de recomendação para aqueles que imaginem de menos interesse o estudo da nossa história, nos tempos coloniais, sob regime diferente do que adotou o império independente e liberal. Outras considerações farão ainda mais sensível a importância do estudo da história pátria colonial. Por ocasião de ser proclamada a independência e o império em 1822, o Brasil contava já em seu seio patrícios eminentes, cidades policiadas e fontes de riqueza, abertas pela agricultura, pela indústria e pelo comércio. Fora tudo isso obra do acaso, ou criado de repente? Não. Custara a vida e o trabalho de um grande número de gerações”.
(Trecho com adaptações).
No trecho selecionado, o autor menciona as circunstâncias que ajudaram os povos a “desenvolver- -se”. Nesse caso, a partícula “-se”, em “desenvolver- -se”, pode ser classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q538112 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CD, CESPE CEBRASPE

No que concerne a organização de canteiro de obra, impermeabilização, pinturas, esquadrias e coberturas, julgue os itens que se seguem.

Para a pintura uniforme de uma parede, recomenda-se encharcar o rolo de tinta.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.