Questões de Concursos Engenheiro Elétrico

Resolva questões de Engenheiro Elétrico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q185563 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Uma instalação elétrica possui motor de indução trifásico (60Hz) com 6 polos e com escorregamento nominal de 0,05. Considerando que esse motor é alimentado na sua tensão e frequência nominais, analise as afirmações abaixo.

I. Esse motor em vazio (sem carga mecânica no seu eixo) gira a, aproximadamente, 1 800 rpm.
II. Esse motor com carga mecânica nominal colocada no seu eixo gira com velocidade de, aproximadamente, 1 140 rpm.
III. A frequência das correntes que circulam nos enrolamentos do rotor, na condição de operação nominal, é, aproximadamente, igual a 3Hz.
IV. Se esse motor, alimentado inicialmente na sequência de fases A, B, C, for alimentado na sequência de fases C, A, B, terá o sentido de rotação do seu rotor invertido.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q185215 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

O fluxo de carga é uma das ferramentas matemáticas mais importantes e utilizadas pelos engenheiros eletricistas que projetam, analisam e operam o sistema elétrico de potência. Atualmente, existe uma diversidade de programas que executam o cálculo de fluxo de carga e que são utilizados para o sistema de alta tensão ou de distribuição. O cálculo do fluxo de carga estático em um sistema elétrico consiste, essencialmente, na

I. determinação das tensões e ângulos de fases para cada barra do sistema.
II. determinação da distribuição dos fluxos de potências ativa e reativa que fluem pelo sistema.
III. solução de um conjunto de equações diferenciais que descrevem o comportamento das máquinas síncronas (simulação de transitórios).
IV. solução de um conjunto de equações pelo método de Gauss-Jordan.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q185194 | Máquinas Elétricas, Engenheiro Elétrico, Senado Federal, FGV

Considere as afirmativas abaixo, em relação a motores síncronos:
I. Os geradores síncronos de tensão alternada necessitam sempre de uma alimentação de tensão contínua (ou de um imã permanente) para produzir potência elétrica.

II. Em um gerador síncrono, a velocidade do rotor é igual à do campo girante do estator independente do número de pólos.

III. Na partida de um motor síncrono de pequena potência, podemos usar a chave inversora estrela para delta (triângulo).

IV. Embora o motor síncrono seja construído apenas por enrolamentos bobinados (portanto, indutivo), ele consegue, em seu funcionamento, adiantar a corrente com relação à tensão no estator quando o campo do rotor tem sua corrente aumentada.

V. Em um motor síncrono com carga nominal, a rotação do rotor acha-se atrasada em relação ao campo girante, mas ambos têm a mesma velocidade.
A quantidade de afirmativas corretas é iguala:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q185412 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, Senado Federal, FGV

O relé é um dispositivo de proteção de sistemas elétricos de potência. A respeito dos relés, não é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q185588 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

O sistema de distribuição de energia elétrica para o consumidor residencial e comercial é constituído por redes de distribuição em média tensão. Nessas redes são conectados transformadores que reduzem a tensão, alimentando redes denominadas de redes de baixa tensão.

A respeito desse sistema de distribuição, considere as afirmativas a seguir:

I. O objetivo de realizar, inicialmente, a distribuição em média tensão é a diminuição das perdas.
II. A distribuição de energia elétrica totalmente em baixa tensão é aplicável somente nos casos em que o centro consumidor se localiza próximo à unidade de geração.
III. O uso da distribuição em média tensão somente é adequada para grandes centros urbanos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q185267 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Um gerador síncrono na operação em paralelo com a rede (barramento infinito) pode dividir com esta a demanda de potência solicitada pela carga, sem que haja necessidade de interrupção momentânea do fornecimento de energia à carga. A quantidade de potência a ser gerada pelo gerador síncrono pode ser controlada pelo sistema de controle de velocidade da máquina primária. Outra característica importante é a possibilidade de controlar o fluxo de potência reativa entre a máquina síncrona e a rede por meio da sua corrente de excitação. Compete ao operador do gerador carregá-lo conforme lhe seja mais interessante.

Considere um gerador síncrono que foi sincronizado com um sistema elétrico de grande porte, que mantém constantes em seus terminais a tensão, V, e a frequência, f. Considere, ainda, que, em um primeiro momento, o gerador encontrase flutuando em relação a esse sistema, ou seja, não recebe e nem envia potências ativa e reativa. Em relação ao fluxo de potência reativa entre a máquina e a rede, analise as seguintes asserções.

Aumentando-se a corrente de excitação do gerador síncrono, verifica-se aumento da corrente de armadura.

PORQUE

Um acréscimo na corrente de excitação de gerador síncrono faz com que o mesmo absorva potência reativa da rede elétrica onde está conectado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q784821 | Engenharia Elétrica, Iluminação Elétrica, Engenheiro Elétrico, Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas PE, 2018

Atualmente, existe um forte apelo pelo uso de iluminação baseada em lâmpadas de LED. Com respeito às características desse tipo de lâmpada, analise as proposições a seguir.

1) A lâmpada LED dispensa o uso de dispositivos auxiliares, como reatores e ignitores. Esses dispositivos auxiliares também consomem energia no seu funcionamento. Sua fabricação também não faz uso de gases nocivos, a exemplo de vapor de mercúrio ou vapor de sódio, o que constitui benefício ambiental.

2) Uma iluminação por LED resulta em baixa emissão de calor, o que representa uma perda por efeito Joule bastante reduzida, quando comparada a outras soluções de iluminação. Esse fato significa que a energia consumida pelo LED é revertida em iluminação, não em calor, representando eficiência energética. O baixo aquecimento do local onde está instalada a iluminação LED resulta também em economia no consumo do ar-condicionado desse ambiente, quando comparado a outro tipo de iluminação.

3) A intensidade luminosa de uma lâmpada fluorescente de 40W, por exemplo, da ordem de 2700 lm, pode ser obtida com uma lâmpada LED de potência bem inferior, representando uma maior eficiência em termos de lm/W.

4) O LED é um diodo emissor de luz, que funciona obedecendo ao princípio da eletroluminescência, ou emissão de luz em resposta à passagem da corrente elétrica, diferentemente da incandescência, que é o resultado da emissão de luz por causa da temperatura.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q185596 | Máquinas Elétricas, Máquina Síncrona, Engenheiro Elétrico, CAERN, FGV

Um gerador elétrico produz 5kJ de energia elétrica a partir de 7kJ de energia mecânica, utilizada para girar o seu eixo. A eficiência desse gerador elétrico é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q185576 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, CAERN, FGV

Em uma topologia empregada em redes de computadores, cada dispositivo tem um link ponto a ponto dedicado ligado apenas ao controlador central, não havendo uma ligação nem tráfego direto entre eles. O controlador atua como uma central telefônica. Se um dispositivo quiser enviar dados para outro, ele deve enviar ao controlador, que, então, os retransmite ao outro dispositivo conectado. Essa topologia apresenta, entre outras vantagens, a robustez, ou seja, se um link falhar, somente aquele link será afetado, e todos os demais permanecerão ativos, o que proporciona maior facilidade na identificação e no isolamento de falhas. Essa topologia é conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q185454 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

A respeito do problema de controles e limites relacionados aos estudos de fluxo de potência, analise as afirmativas a seguir

I. O controle de tensão em barras remotas pode ser executado por injeção de reativos.

II. O controle da frequência nas barras de geração é realizado somente através do ajuste da corrente de armadura das máquinas síncronas.

III. Os transformadores com controle automático de tap são utilizados no controle de frequência e tensão entre as barras no qual estão conectados.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q185398 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Um conversor A/D de aproximações sucessivas de 10 bits aceita como entrada valores de tensão entre 10 V e +10 V. Nesse caso, a resolução do conversor é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q185436 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

A proteção desempenha um papel importante quanto à confiabilidade de um sistema elétrico. Com relação à proteção, considere as afirmativas a seguir:

I. A proteção de retaguarda é instalada para salvar o sistema no caso de falta da proteção primária.
II. Na ocorrência de um curto-circuito, quando os tempos de chaveamento são levemente superiores aos tempos de extinção do curto pela proteção primária, pode-se afirmar que existe falta de sincronismo.
III. Os circuitos de conexão de relés direcionais para proteção de trechos de circuitos de transmissão e transformadores são sempre os mesmos em qualquer configuração das bobinas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q185203 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Um dos principais componentes de um sistema de distribuição de energia elétrica é a subestação. Ela exige constantes cuidados com segurança e manutenção, de forma a evitar interrupções no fornecimento de energia com consequentes prejuízos às unidades consumidoras dela dependentes. Entre os elementos a serem observados em uma vistoria do estado da subestação externa, inclui-se o(a)

I. iluminação no pátio da subestação.
II. aterramento de cercas do pátio da subestação.
III. verificação de vazamentos de óleo em transformadores.
IV. altura do solo de elementos energizados.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q185560 | Máquinas Elétricas, Máquina Síncrona, Engenheiro Elétrico, UFAL, COPEVE UFAL

A corrente nominal de um motor trifásico de 3 cv, com rendimento de 90%, sob uma tensão nominal de 220 V, com fator de potência igual a 0,80 é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q185353 | Eletricidade, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

Em instalações elétricas de baixa tensão são utilizados, normalmente, condutores elétricos com isolações de PVC, EPR e de XLPE. Sabe-se que o EPR e o XLPE são capazes de suportar uma temperatura maior que o PVC.

Com relação a esses cabos é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q185153 | Máquinas Elétricas, Máquina Síncrona, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

A respeito do motor síncrono, um tipo de motor elétrico, cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação, considere as afirmativas a seguir:

I. A rotação média do motor síncrono tem uma grande variação em função da carga mecânica imposta ao seu eixo.

II. O enrolamento amortecedor, que funciona como a gaiola do motor de indução, é utilizado para frear o motor síncrono.

III. O motor síncrono pode ser utilizado para a correção de fator de potência.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q185390 | Egenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, MEC, FGV

No estudo de um plano de geração energético, deve-se conciliar a necessidade de se ampliar o parque gerador com a preservação do meio ambiente. Dentro dessa perspectiva surgem novas formas de geração e entre elas está a eólica que, tem uma contribuição ainda muito pequena no Brasil.

A respeito da energia eólica no Brasil, analise as afirmativas a seguir:

I. O custo desse tipo de geração ainda é bastante elevado, se comparado com as hidrelétricas e termelétricas.
II. Os locais favoráveis a implementação de fazendas eólicas estão restritos, espacialmente, a poucas regiões.
III. A região Sudeste possui as melhores condições para o aproveitamento eólico.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q185566 | Máquinas Elétricas, Transformador de Potência, Engenheiro Elétrico, UFAL, COPEVE UFAL

O primário de um transformador é formado de um enrolamento com três fios de entrada em 110 V / 220 V e o secundário, de um enrolamento com tap central, projetado para fornecer entre suas extremidades 12 + 12 V e uma potência máxima de 500 VA.

Uma carga resistiva de 24 Vac que consome 240 W é ligada nas extremidades do secundário, ficando o tap central desconectado. Se o transformador for corretamente alimentado no primário por sua tensão nominal, a corrente no primário valerá, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q185431 | Eletricidade, Engenheiro Elétrico, Senado Federal, FGV

Suponha que o método dos dois wattímetros seja aplicado para uma carga equilibrada alimentada por circuito trifásico a três condutores. Considere as seguintes afirmativas:
I. As leituras dos dois instrumentos são sempre idênticas.
II. As leituras dos dois instrumentos só serão idênticas se a carga for puramente resistiva.
III. Se a carga for puramente indutiva, as leituras apresentarão o mesmo valor absoluto, mas com sinais contrários.
IV. Em qualquer situação, sejam as cargas resistivas ou indutivas, a carga precisa ser equilibrada para podermos aplicar o método dos dois wattímetros.
O número de afirmativas corretas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q185527 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, ENADE, INEP

Os projetos de infraestrutura para geração de energia elétrica são desenvolvidos e construídos para benefício da sociedade. Entretanto, também podem causar impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades da região. Diante disso, em um planejamento de construção de uma usina hidrelétrica, é necessário um Estudo de Impacto Ambiental para avaliação da viabilidade ambiental da obra. Uma das preocupações nesse estudo é o impacto da não remoção prévia da vegetação da região a ser alagada para construção da barragem. Poderia ser consequência do afogamento dessa vegetação a

I. proliferação de algas.
II. produção de gás sulfídrico.
III. diminuição de macrófitas aquáticas.
IV. diminuição da biodiversidade local.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.