Início

Questões de Concursos Engenheiro Elétrico

Resolva questões de Engenheiro Elétrico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q965913 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue o item ubsequente, no que se refere ao controle térmico, acústico e luminoso em edificações.

Embora proporcione a circulação de ar fresco externo em um ambiente, o uso de ventilação natural pode gerar problemas acústicos, como, por exemplo, não isolamento de ruídos externos ou entre os recintos.
  1. ✂️
  2. ✂️

362Q965925 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

Os nobreaks podem ser classificados em três classes distintas, de acordo com a disposição dos circuitos, sendo o tempo de vida útil das baterias do nobreak do tipo stand-by maior que o dos outros tipos de nobreak, devido à sua capacidade de estabilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

363Q965270 | Engenharia Elétrica, Subestação, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

A escolha do tipo de subestação a ser construída depende de fatores como a função a desempenhar no sistema elétrico e o modo de instalação dos equipamentos em relação ao meio ambiente. As subestações em SF6 são utilizadas em centros urbanos densamente povoados.
Com relação aos demais tipos de subestações, a justificativa principal da escolha de uma subestação em SF6 nos centros urbanos é a redução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q965908 | Engenharia Eletrônica, Redes Industriais, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Atraso de propagação é o tempo que um sinal elétrico leva para ser transmitido ao longo de um segmento de cabo entre transmissor e receptor. Esse parâmetro está diretamente associado à resistência, indutância e capacitância do cabo. Acerca desse assunto, julgue o item a seguir.

Delay skew é a diferença entre os atrasos de propagação dos pares mais rápido e mais lento em um cabo UTP de quatro pares.
  1. ✂️
  2. ✂️

365Q965910 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos termos e símbolos que subsidiam o trabalho do projetista na realização de projetos elétricos, julgue os item.

É permitido instalar interruptor próximo a uma cabine de banho pré-fabricada, desde que a distância entre o interruptor e a porta aberta da cabine de banho seja de pelo menos 50 cm.
  1. ✂️
  2. ✂️

366Q965924 | Engenharia Elétrica, Distribuição na Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, relativos às subestações, os seus arranjos, os tipos e os equipamentos utilizados em sua construção.

A potência térmica de um transformador de potencial é a maior potência aparente que ele pode fornecer em regime permanente, sob tensão e frequência nominais, sem que se excedam os limites de temperatura para a sua classe de isolamento.
  1. ✂️
  2. ✂️

367Q965926 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de equipamentos estabilizadores e de nobreaks, julgue o item subsequente.

A topologia de nobreaks do tipo online protege a carga contra falta de rede, subtensão, sobretensão, surto de tensão, variação de frequência e ruído, além de não apresentar interrupção nas transferências de carga.
  1. ✂️
  2. ✂️

368Q965297 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Para permitir o aproveitamento da luz natural, algumas edificações utilizam aberturas horizontais, normalmente envidraçadas, no teto de suas construções. Esse tipo de abertura é chamado de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q965941 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao dimensionamento de fios e aos cabos elétricos, julgue o item subsecutivo.

Os condutores utilizados em instalações residenciais, comerciais ou industriais de baixa tensão podem ser de cobre ou de alumínio, com isolamento de PVC, EPR ou XLPE, conforme o local de uso e a faixa de tensão a que se destinam.
  1. ✂️
  2. ✂️

370Q965945 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à luminotécnica, julgue o próximo item.

Na seleção da iluminância ou iluminamento, consideram-se fatores como as características da tarefa a ser executada no ambiente e o grupo de tarefas visuais, sendo desnecessária a informação da faixa etária do observador que irá utilizar a iluminação.
  1. ✂️
  2. ✂️

371Q965946 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação à luminotécnica, julgue o próximo item.

São utilizados como técnicas para o cálculo da iluminação a carga mínima exigida por normas, o método dos lumens, o método das cavidades zonais e o método do ponto por ponto.
  1. ✂️
  2. ✂️

372Q965287 | Engenharia Elétrica, Conservação da Energia, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Após o levantamento de cargas de uma instalação que será alimentada por um Grupo Gerador (GG), chegou- -se à potência de 350 kVA com fator de potência de 0,8.
Na instalação, existe um GG de 400 kVA com rendimento de 0,9.
A potência mínima de acionamento do gerador, em kW, considerando a carga nominal, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q965293 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

O sistema de aterramento de um equipamento é composto por apenas uma haste cilíndrica vertical encravada totalmente no solo, cuja resistividade aparente é de 50π Ω.m.
Se o comprimento da haste é de 2,0 m e seu diâmetro é de 2,0 cm, o valor, em ohm, da resistência de aterramento do sistema é Dados:
Ln(2) = 0,7
Ln(10) = 2,3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q966167 | Engenharia Elétrica, Controle de Tensão e Velocidade, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Em relação ao controle de velocidade de motores elétricos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q965268 | Engenharia Elétrica, Projeto e Orçamentação, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Dentro de um projeto de instalações elétricas, a especificação dos materiais e componentes deve ser feita de forma a atender às necessidades da instalação, com materiais de boa qualidade que desempenhem as funções requeridas. A escolha de um componente com múltiplas funcionalidades pode ser positiva, caso a instalação necessite dessas funcionalidades. Porém, se o projeto necessitar de apenas uma das funcionalidades do componente, sua aquisição pode elevar o custo do projeto de forma desnecessária, já que outro componente, mais simples e mais barato, poderia ser empregado.
Se um circuito de uma instalação elétrica de baixa tensão necessita de proteção apenas contra curto-circuito, qual dispositivo deve ser empregado, por ter a funcionalidade de proteção apenas contra esse tipo de falha?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q966158 | Engenharia Mecânica, Ventilização, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Segundo a norma reguladora ABNT 16401, parte 2, que trata de conforto térmico, o intervalo de temperatura operativa adequado deve ser de 22,5 ºC a 26,0 ºC. Nessa especificação, a temperatura operativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q965912 | Análise de Balanços, Indicadores de Mercado Lucro por Ação, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada empresa de engenharia, que investiu R$ 100.000,00 em um projeto para oferecer serviços de consultoria em instalações elétricas prediais, desenvolva um serviço de consultoria por mês e cobre R$ 2.000,00 por consultoria prestada, julgue o seguinte item relativos ao estudo de viabilidade técnico-financeira do projeto.

Se for considerada uma taxa de juros de 1% ao mês, o payback do projeto será inferior a quatro anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

378Q965272 | Engenharia Elétrica, Conservação da Energia, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Em uma instalação industrial, foi conectado um banco de capacitores com potência de 13,75 kVAr para compensação do fator de potência. Nessa situação, o fator de
potência é de 0,96.
Sendo a potência ativa total da instalação igual a 30 kW, qual era o fator de potência da instalação antes da conexão do banco de capacitores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q966160 | Engenharia Elétrica, Materiais Elétricos, Engenheiro Elétrico, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação a grandezas e unidades elétricas, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.