Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior

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101Q790627 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma embarcação com coeficiente de bloco (CB) igual à unidade possui a geometria submersa de um paralelepípedo retangular de 50 m de comprimento, 12 m de boca e 2,5 m de calado uniforme. Nessa situação, qual o valor, em metros, do raio metacêntrico transversal (BM) da embarcação?

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102Q204609 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

30 m de comprimento;
5 m de boca e 3 m de pontal;
dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;
tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.
O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

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103Q790635 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.

II – Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.

III – O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.

Está correto o que se afirma em

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104Q790923 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Alguns coeficientes são utilizados para se extrapolar o comportamento de modelos de navios, dentre os quais podemos destacar o número de Reynolds, que
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105Q790743 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sob a perspectiva da aplicação da Lei de Hook generalizada em um material isotrópico, a deformação em uma determinada direção é o resultado
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106Q201040 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.

I Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.
II Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.
III O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.

Está correto o que se afirma em

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107Q203873 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No que se refere à resistência primária de estruturas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I O módulo de seção utilizado para verificar o dimensionamento da estrutura de sua seção mestra é equivalente à razão entre o momento fletor máximo e a tensão admissível do material.
II Numa barcaça em forma de um paralelepípedo, dividido por anteparas transversais em cinco tanques de comprimentos iguais, foram carregados os dois tanques da extremidade, mantidos vazios os três centrais, situação essa caracterizada como tosamento, na qual o momento fletor máximo ocorrerá nas extremidades.
III O eixo neutro da seção mestra de um navio está localizado no fundo, onde as tensões normais de flexão pura da seção são nulas.

Está correto o que se afirma em

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108Q201616 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A maior resistência à propulsão é indicada pelo coeficiente de forma

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109Q204533 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de equipamentos de segurança e salvatagem, analise as afirmações a seguir.

I As rotas de fuga em plataformas offshore permitem que as pessoas atinjam pontos de reunião, postos de abandono, heliponto e escadas de acesso ao mar.
II O plano de contingência consiste em procedimentos para identificar, descrever e responder a situações de emergência e inclui programas de treinamento para tripulação.
III A localização de pontos de reunião e de pontos de abandono são informações prestadas no briefing de uma plataforma.

Está correto o que se afirma em

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110Q790608 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Camada limite é a região
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111Q204977 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

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112Q790834 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma potência entregue ao propulsor (DHP) igual a 8.000 kW à rotação de 90 rpm. Suponha que o coeficiente de torque (Kq) tenha pouca variação com a rotação e que possa ser considerado constante. Admita, ainda, que as margens de mar, rotação e operacional são, respectivamente, 15%, 5% e 10%. Para a escolha do motor, os valores de potência e rotação devem ser, respectivamente, de

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113Q790674 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

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114Q790486 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)

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115Q204091 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O cronograma de atividades, na construção de um meio naval, fixa datas para três eventos chaves, que são,

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116Q790690 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação ao projeto e à construção de navios, foram feitas as afirmações a seguir. I – Na construção modular, a parte estrutural, as máquinas, as redes entre outros, são construídos e instalados na carreira ou no dique, após a montagem de grandes blocos. II – No layout de um estaleiro moderno, o pátio de chapas deve estar localizado próximo da carreira ou do dique, para facilitar o transporte de chapas para a construção. III – Na metodologia conhecida como Espiral de Projeto, o projeto do navio é feito em várias fases, havendo um refinamento sucessivo dos cálculos visando o alcance dos seus objetivos. Está correto APENAS o que se afirma em
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117Q201149 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma estrutura elástica, sujeita a vibrações, é modelada como um sistema de 10 graus de liberdade. Desse modelo são obtidas 10 frequências naturais não amortecidas, sendo cada uma dessas frequências correspondente a um(a)

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118Q790839 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A seção mestra de uma balsa possui área igual a 0,5 m2. O momento de inércia calculado em relação à linha de base da embarcação mede 6 m4, sendo a posição vertical do eixo neutro igual a 2 m acima da linha de base. Sabendo-se que o pontal da balsa mede 5 m, qual o valor aproximado do módulo de resistência, em m3, no convés?

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119Q790850 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Otto, há transmissão de força motriz favorável à rotação do eixo virabrequim do motor, somente, no(s)

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120Q790873 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As informações da planta dos compartimentos, usadas para representar aparelhos de governo, aparelhos de suspender e fundear, armamento, compartimentagem e acesso, convés, e superestruturas, guindastes e pau de carga, cabrestantes, máquinas propulsoras, caldeiras e máquinas auxiliares, sem serventia para confecção de peças ou partes neles representadas, estão contidas no desenho denominado
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