Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior

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121Q790950 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A metodologia da espiral de projeto é caracterizada pela sequência de tarefas que incorpora os requisitos iniciais de projeto, os parâmetros geométricos do navio e os itens para análise desses parâmetros, repetindo o processo o quanto for necessário até atingir a convergência de valores desejada. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar-se que

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122Q201929 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.

I - A faixa de estabilidade do navio diminui.
II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.
III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.

Está correto o que se afirma em

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123Q790757 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?

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124Q790573 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma onda regular plana propaga-se, em águas profundas, com frequência angular igual a 0,4 rad/s. Considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2, qual o valor da velocidade de fase da onda em m/s?

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125Q790941 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito dos balanços térmico e elétrico de navios, afirma- se que

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126Q201285 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.
II A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.
III A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

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127Q790550 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As deformações de alquebramento, às quais estão sujeitas a viga-navio, geram, no convés das anteparas e no fundo, respectivamente, tensões

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128Q790741 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O mastro de um navio, fabricado em aço comum, apresenta vibração com excessiva amplitude, causando danos à sua estrutura e aos equipamentos suportados. Ao se desenvolver um estudo para serem identificadas as causas do problema, constatou-se que o navio possuía em sua operação forças de excitação atuando fortemente entre as frequências de 2 e 20 Hz. Foram calculados os 3 primeiros modos de vibração do mastro, obtendo-se como resultado as frequências naturais de 15, 25 e 45 Hz, respectivamente. As medidas abaixo foram tomadas para se reduzir a amplitude de vibração, através do aumento do valor das frequências naturais de vibração do mastro, evitando-se a faixa das frequências de excitação. I – Uso de aço especial no mastro com tensão de escoamento 50% superior à do aço comum. II – Aumento da rigidez da estrutura através de reforços e alteração de sua geometria. III – Redução do peso dos equipamentos e da estrutura do mastro. Dentre as medidas tomadas, é(são) efetiva(s) a(s)
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129Q790773 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação às características do incêndio e aos sistemas de combate, analise as afirmativas a seguir.

I – Incêndios classe A são os que incluem líquidos inflamáveis.

II – Aspersão térmica é uma técnica recomendada para combate a incêndio de grandes proporções.

III – Somente gases queimam, o que significa que a combustão de sólidos ou líquidos requer sua conversão para vapor através de aquecimento.

Está correto APENAS o que se afirma em

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130Q202278 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um engenheiro substituiu o perfil utilizado na fabricação de uma viga elástica biapoiada sob flexão por outro, com momento de inércia de área da seção transversal quatro vezes maior e com todos os demais parâmetros idênticos. Com essa substituição, as frequências naturais não amortecidas do novo perfil, relativamente ao perfil original, foram

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131Q790848 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação aos sistemas de carga e lastro de navios, analise as afirmações a seguir.

I – Tanques na região de proa do navio representam o caso crítico para dimensionamento do sistema de lastro, já que estão associados à maior perda de carga na sucção.

II – Na operação de bombas de carga e lastro em paralelo, as cargas devem ser somadas enquanto as vazões são mantidas constantes.

III – O aumento do diâmetro das redes de carga e lastro tem a vantagem de diminuir a velocidade do escoamento, a perda de carga e, consequentemente, a potência requerida das bombas.

Está correto o que se afirma em

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132Q201658 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se

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133Q203976 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever

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134Q790748 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um navio na condição de alquebramento, quais componentes estruturais, localizados a meio navio, encontram- se sobre tração e compressão, respectivamente?
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135Q790761 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na aplicação do conceito da espiral de projeto, as três verificações exclusivas para navios mercantes são a(o)

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136Q790542 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considerando que uma massa de 5.000 t a bordo de um navio é movimentada na vertical para cima de 2 metros, analise as afirmativas a seguir.

I - A faixa de estabilidade do navio diminui.

II - A área abaixo da curva de estabilidade do navio aumenta.

III - A distância vertical do centro de gravidade G ao metacentro M diminui.

Está correto o que se afirma em

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137Q790725 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A respeito de equipamentos de segurança e salvatagem, analise as afirmações a seguir.

I – As rotas de fuga em plataformas offshore permitem que as pessoas atinjam pontos de reunião, postos de abandono, heliponto e escadas de acesso ao mar.

II – O plano de contingência consiste em procedimentos para identificar, descrever e responder a situações de emergência e inclui programas de treinamento para tripulação.

III – A localização de pontos de reunião e de pontos de abandono são informações prestadas no briefing de uma plataforma.

Está correto o que se afirma em

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138Q790630 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à mecânica estrutural de plataformas oceânicas, analise as afirmações a seguir.

I – A resistência à torção em unidades do tipo FPSO é geralmente menor que a de uma plataforma do tipo semissubmersível.

II – A análise de fadiga é necessária quando uma estrutura está submetida a esforços cíclicos.

III – A máxima distância do eixo neutro ao convés ou ao fundo influencia o valor da resistência à flexão de um sistema flutuante.

Está correto o que se afirma em

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139Q790673 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação à resistência estrutural primária de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - A curva de carga representa o carregamento que solicitará a viga-navio e é obtida subtraindo-se a curva de flutuação da curva de pesos do navio.

II - A ação das ondas sobre o navio modifi ca a distribuição da flutuação ao longo do seu comprimento, podendo resultar em maior solicitação estrutural à viga-navio.

III - O diagrama de forças cortantes atuantes na viga- -navio é obtido a partir da curva de carga e esse diagrama possui valor máximo próximo à seção de meia nau.

Está correto o que se afirma em

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140Q790597 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A partir das dimensões moldadas de um navio, para diversos calados e inclinações, são obtidas suas curvas hidrostáticas, que NÃO são suficientes, entretanto, para prever

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