Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior

Resolva questões de Engenheiro Naval Júnior comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q200715 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q201283 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q200668 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma barra com comprimento igual a 5 m e área de seção transversal igual a 2.500 mm2 é submetida a uma força axial de tração de 400 kN ao longo de seu comprimento. O material tem comportamento linear elástico.
Se o comprimento tem um aumento de 10 mm, qual o módulo de elasticidade longitudinal do material em GPa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q204811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um FPSO, cuja seção mestra possui a distância máxima do CG de aço ao convés ou fundo igual a 6 m, o momento de inércia de área da seção de aço é igual a 27 m4, e a tensão admissível do aço é igual a 250 MPa, onde a aceleração da gravidade é 9,8 m/s2. Nessas condições, o momento fletor máximo (tonelada-força x metro) em sua seção mestra será, aproximadamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q790811 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q790797 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio possui calado moldado na linha de carga de verão igual a 9,6 metros. Nessa situação, a marca de linha de carga tropical, em relação à linha de carga de verão, deve estar posicionada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q790457 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um pilar biarticulado em suas extremidades apresenta uma carga crítica de flambagem de 100 kN. Para aumentar a capacidade de carga do pilar, foram engastadas suas extremidades, sendo mantidas as demais características geométricas. O valor da carga crítica de flambagem do pilar passou a ser de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q203709 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Considerando-se a teoria da superposição de tensões no cálculo da estrutura de um navio, a unidade de chapeamento está sujeita a tensões

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q200547 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre Teste de Inclinação de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Lanças de guindastes, baleeiras, aparelhos ou paus de carga devem estar fixos e em posição de viagem no momento de cada leitura, e tampas de escotilhas devem, sempre que possível, estar fechadas.
II - Líquidos pertencentes a caldeiras, equipamentos e tubulações devem ser mantidos, tanto quanto possível, nos seus níveis normais de operação.
III - Seu objetivo é a determinação da distância KG da quilha ao seu centro de gravidade na condição leve, logo após o término de sua construção e/ou após obras e alterações de construção que levem a uma suposta alteração na posição do centro de gravidade.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q205424 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

A dotação de equipamentos de segurança e salvatagem de um navio NÃO contempla a utilização de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q790686 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os Operadores de Amplitude de Resposta (RAO) são funções de transferência usadas para determinar o efeito de um estado de mar nos movimentos de um navio. Considerando o cálculo do RAO para um navio petroleiro típico, analise as afirmativas a seguir. I – As forças viscosas afetam mais os movimentos de surge e roll. II – O RAO só é definido quando os movimentos do navio podem ser assumidos como lineares. III – As forças de amortecimento podem ser desprezadas. Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q790454 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma turbina a vapor do tipo condensante que utiliza estágio de empalhetamento tipo impulso é aquela na qual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q204592 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No sistema de propulsão de um navio, constitui uma vantagem do hélice de passo variável quando comparado ao hélice de passo fixo a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q201425 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ângulo máximo de inclinação transversal de um navio, sob a ação de vento lateral, ocorre somente na situação em que a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q790956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao sistema de lubrificação de um motor de combustão interna, analise as afirmativas a seguir.

I - A viscosidade de um óleo lubrificante deve ser suficiente para assegurar um atrito líquido das peças do motor a altas temperaturas de funcionamento, visto que a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

II - Os óleos lubrificantes de baixa temperatura de combustão são empregados nos motores de combustão interna a dois tempos que não utilizam cárter como depósito de óleo misturado ao óleo combustível.

III - O ponto de congelamento de um óleo lubrificante deve ser o mais alto possível, de forma a facilitar que o motor entre em movimento depois de um tempo prolongado de exposição a temperaturas muito baixas.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q204649 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q790527 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O limite de fadiga usado nos critérios mais comuns de modos de falha, em uma determinada aplicação, é obtido pela redução do valor resultante do ensaio de fadiga, dependendo das particulares condições de aplicação do componente estrutural e da sua manufatura. Dentre os fatores abaixo, qual NÃO contém um fator diretamente responsável pela alteração do valor do limite de fadiga resultante do respectivo ensaio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q790514 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Uma barcaça de seções transversais retangulares constantes de comprimento L = 50 m, boca B = 10 m e pontal D = 4 m flutua com calado uniforme T = 3 m. Considerando a posição vertical do centro de grávida KG = 2,5 m, o valor da altura metacêntrica transversal inicial (GM0), em metros, vale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q790489 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Para estimativa da resistência residual de uma embarcação de comprimento igual a 130 metros, projetada para operar a uma velocidade de 12 nós, foi utilizado um modelo de 5 metros de comprimento. Para que o modelo possua o mesmo número de Froude que a embarcação em sua velocidade de serviço, a velocidade do reboque a ser efetuado em tanque de prova será, com precisão de uma casa decimal, igual a (Considere 1 nó = 0,514 m/s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.