Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior

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41Q790934 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A movimentação de um bloco de 800 toneladas, 2 metros perpendicularmente ao eixo longitudinal de uma embarcação, resulta em uma banda de 2 graus. Sendo a embarcação prismática de seção retangular com 120 metros de comprimento, 20 metros de boca e 4 metros de calado uniforme, a altura do centro de gravidade da embarcação, em metros, é (Considere = 1,00 t/m3 e tg 2º = 0,035)
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42Q790961 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio possui um calado correspondente à linha de carga de verão no valor de 4,80 m. O valor do calado correspondente à linha de carga tropical é

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43Q204265 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Na determinação do deslocamento leve de um navio, deve-se computar o peso referente

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44Q790539 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

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45Q790841 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

A predição de frequências de ressonância na vibração em navios é importante para

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46Q790671 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O período de pico (TP) de um espectro de ondas representa o período
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47Q204712 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

De acordo com a Convenção Internacional sobre Linhas de Carga, a Linha de Carga de Inverno e a Linha de Carga de Verão para Água Doce são indicadas, respectivamente, pelas notações

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48Q203087 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre avaria e subdivisão em Arquitetura Naval, analise as afirmações a seguir.

I - Os compartimentos de máquinas deverão ser delimitados por anteparas estanques à água, prolongadas até o convés de borda livre.
II - As anteparas do pique tanque de ré deverão ser colocadas em todos os navios, dispostas de maneira a encerrar o tubo telescópico num compartimento estanque à água, e deverão prolongar-se até o convés resistente.
III - Uma antepara de colisão, sem aberturas, deverá ser colocada em todos os navios e deverá estender- se até o convés de borda livre.

Está correto o que se afirma em

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49Q204125 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Sobre a estabilidade transversal de navios, analise as afirmações a seguir.

I - Ângulo de emborcamento é o ângulo onde termina a faixa de estabilidade.
II - Um navio com o centro de gravidade localizado acima de seu metacentro possui estabilidade.
III - A declividade na origem da curva de estabilidade estática (braço de endireitamento em metros x ângulo de inclinação em radianos) de uma embarcação é equivalente à distância em metros de seu centro de gravidade G ao seu metacentro M transversal.

Está correto o que se afirma em

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50Q204619 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Os fatores abaixo são importantes na resistência estrutural de sistemas flutuantes à flexão, EXCETO o(a)

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51Q790740 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao projeto do sistema de ventilação da praça de máquinas de um navio, analise as afirmativas a seguir. I - Para facilitar a troca de calor, o ar deve ser insuflado diretamente sobre painéis elétricos e outros componentes que emitam calor. II - Para o fechamento de todas as entradas e saídas de ar da praça de máquinas, devem ser instalados dampers com acionamento externo. III - A quantidade total de ar insuflada deve ser necessária para atender à mais crítica condição de operação do navio. Está correto APENAS o que se afirma em
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52Q790662 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na subdivisão do casco de um navio, o maior comprimento admissível para um compartimento é obtido a partir do comprimento alagável multiplicado por um fator de compartimentagem. Por definição, o comprimento alagável num dado ponto é a maior parte do comprimento do navio, tendo seu centro no referido ponto, que pode ser alagado, considerando-se a permeabilidade dessa parte, sem que o navio submerja além do(a)

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53Q790927 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao fenômeno de vibração na estrutura de um navio, analise as afirmativas a seguir.

I - O efeito de slamming ao qual está sujeito um navio provoca um movimento vibratório de alta frequência que se propaga ao longo da sua estrutura.

II - Os esforços transmitidos pelo propulsor ao eixo provocam a vibração deste e, através das reações em seus mancais, induzem a vibração da estrutura do navio.

III - Os motores de combustão interna empregados na propulsão de um navio são fontes de excitação que podem vir a causar problemas de vibração indesejáveis à estrutura do navio.

IV - A ressonância entre o empuxo do propulsor e os modos de vibração axial da linha de eixo podem provocar vibrações indesejáveis à estrutura do navio na região do mancal de escora.

Está correto o que se afirma em

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54Q790948 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em um navio em que seja utilizado óleo combustível, os dispositivos de armazenagem, distribuição e utilização do óleo devem ser tais que assegurem a segurança do navio e das pessoas a bordo. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I - Os tanques de óleo combustível devem, preferencialmente, fazer parte da estrutura dos navios e estar localizados fora dos compartimentos de máquinas. II - Os óleos combustíveis, a exemplo dos óleos lubrificantes e outros óleos inflamáveis, podem ser armazenados e transportados nos tanques de colisão de vante. III - As redes de óleo combustível devem ficar localizadas distantes de unidades de alta temperatura, tais como caldeiras, redes de vapor, coletores de descarga e silenciosos. IV - Utilizam-se, normalmente, redes de extravasamento (ladrão) e válvulas de escape a fim de impedir que haja um excesso de pressão em qualquer tanque de óleo ou em qualquer parte do sistema de óleo combustível, inclusive nas redes de enchimento abastecidas pelas bombas de bordo. Estão corretas, APENAS, as afirmativas
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55Q204019 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Ao elaborarem seus requisitos de projeto, as Sociedades Classificadoras procuram agrupá-los em conjunto de regras levando em consideração

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56Q790889 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Considere uma barcaça prismática com as seguintes características:

• 30 m de comprimento;

• 5 m de boca e 3 m de pontal;

• dividida longitudinalmente em três tanques de 10 metros de comprimento cada, desprezando o peso do casco;

• tanque central vazio e os dois tanques das extremidades de ré e vante totalmente carregados (até o topo) com óleo de massa específica de 900 kg/m3.

O momento fletor máximo que ocorre na seção mestra dessa barcaça vale, em toneladas-força x metro,

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57Q790882 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Comparando a tensão crítica de flambagem (Scr) de três painéis com as mesmas dimensões, uma de aço de alta resistência (AR), uma de aço comum (AC) e uma de alumínio (AL), tem-se

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58Q790938 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Um navio, ao sofrer uma avaria, apresenta um grande ângulo de banda em sua posição de equilíbrio final. Com relação ao uso das curvas de Bonjean para verificação do equilíbrio do navio nessa condição, afirma-se que
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59Q790799 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção da estrutura do casco de navios, algumas medidas são tomadas para se obter uma maior eficiência estrutural e evitar danos ao longo de sua vida operativa. Qual medida deve ser EVITADA durante a construção do casco, por reduzir a eficiência estrutural?
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60Q790679 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O processo de projeto de um navio pode ser dividido em três partes fundamentais: básico ou preliminar, de contrato e final ou de detalhamento. Nesse contexto, considere as afirmativas a seguir. I – No projeto de detalhamento, desenvolvem-se os planos e as características técnicas principais dos navios e é impossível a construção diretamente a partir dele. II – O projeto de contrato consiste essencialmente no preparo dos desenhos de trabalho e das instruções detalhadas para a construção dos navios. III – No projeto básico, determina-se um pequeno conjunto de características do navio, tais como dimensões principais, coeficientes de forma, velocidade e potência. Está correto APENAS o que se afirma em
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