Questões de Concursos Engenheiro Naval Júnior

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61Q201130 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O método do caminho crítico refere-se a um conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos como a construção de um meio naval. A essência desse método consiste na(o)

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62Q790726 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Nas fases dos projetos preliminar e básico de um navio, são elaborados desenhos de arranjo geral, arranjo de praças de máquinas, arranjo de conveses e arranjo de acomodações, que não são definitivos. A finalidade do desenho de arranjo de praças de máquinas é

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63Q790915 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Com relação à operação e ao desempenho de turbinas a gás e a vapor, afirma-se que

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64Q202956 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o

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65Q790772 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O projeto de um navio é o conjunto de tarefas que vão desde o surgimento da necessidade de obtenção de informações ao final do detalhamento para a construção. Sobre as características do projeto de um navio, considere as tarefas abaixo.

I - Definição dos requisitos do armador

II - Elaboração de desenhos estruturais de fabricação

III - Elaboração de desenhos de instalação de equipamentos

IV - Estabelecimento das dimensões principais do navio

São tarefas pertencentes à fase de projeto de detalhamento as apresentadas em

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66Q790791 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No limite de proporcionalidade, uma barra de aço com comprimento de referência de 300 mm e 20 mm de diâmetro foi alongada longitudinalmente em 0,90 mm, e o diâmetro foi reduzido em 0,02 mm. Qual o valor aproximado do coeficiente de Poisson (?) desse material?

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67Q790952 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Na construção naval, a edificação de navios é, normalmente, realizada em carreiras ou diques secos. Em comparação à edificação em diques secos, a edificação em carreiras acarreta
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68Q790710 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Normalmente, os procedimentos estabelecidos pelas Sociedades Classificadoras para o cálculo dos esforços solicitantes, requisitos de resistência, dimensões de chapeamento e reforços estruturais
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69Q790899 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Dentre as vantagens do uso de motores de média e alta rotação, em relação a motores de baixa rotação para navios, incluem-se o

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70Q202485 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Em relação à metodologia da espiral de projeto de navios, analise as afirmativas a seguir.

I - Os requisitos do armador defi nem as características iniciais para a determinação de cada um dos sistemas do navio.
II - As atividades de projeto são realizadas de forma simultânea de modo a haver uma integração entre os sistemas.
III - O projeto do navio atinge a sua confi guração defi - nitiva ao completar-se a primeira volta na espiral de projeto.

Está correto o que se afirma em

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71Q201453 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

No estudo da resistência ao avanço de um navio, são conhecidos os seguintes parâmetros:

• coeficiente de esteira: w = 0,20
• coeficiente de redução de empuxo: t = 0,15

Qual o valor aproximado do coeficiente de interação casco hélice (eh)?

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72Q205172 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o fator que NÃO influencia o efeito de superfície livre de óleo em tanques parcialmente carregados, na estabilidade estática transversal inicial do navio?

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73Q204792 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

No cálculo de peso do deslocamento leve, ainda é utilizado o conceito do System Work Breakdown Structure (SWBS) que, aplicado ao navio, constitui o Ship Work Breakdown Structure, com a mesma sigla (SWBS). Esse conceito consiste em quebrar o sistema navio em seus subsistemas, que incorporam seis grandes grupos: estrutura, propulsão, geração e distribuição de energia, comando e monitoramento, auxiliares e accessórios do casco (outfitting). A esse respeito, afirma-se que o peso do grupo

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74Q205099 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Quanto à eficiência do sistema propulsivo de navios, afirma- se que o(a)

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75Q790917 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Qual o valor, em toneladas, da massa aproximada de uma barcaça de 85 m de comprimento, 9 m de pontal e 11 m de boca, que flutua com calado a vante de 6 m e calado a ré de 7 m em águas com 1.025kg/m3?

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76Q790775 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Num ciclo Rankine ideal, uma turbina desenvolve uma potência de 20 HP com uma variação de entalpia igual a 100 kcal/kg. Para essa situação, qual o fluxo de massa de vapor, em kg/min, que passa pela turbina?

Dados: 1 HP 10,7 kcal/min

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77Q203161 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

O deslocamento de uma embarcação é 20.000 toneladas. Um peso de 500 toneladas, localizado na linha de centro e sobre o convés principal, é retirado e colocado exatamente sob a mesma linha vertical num convés inferior.
Se a distância vertical entre esses conveses mede 4 metros, a variação da posição vertical do centro de gravidade da embarcação será

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78Q201195 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, Petrobrás Engenheiro Naval Júnior

Uma balsa com seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento tem 5 m de pontal. A balsa flutua sem banda e sem trim em águas tranquilas. Seu tanque de carga é parcialmente cheio com óleo. A sondagem desse tanque indica uma altura de 3 m para o óleo.
A força hidrostática que o óleo exerce sobre uma antepara transversal do tanque está situada a uma altura, em metros, do fundo do tanque igual a

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79Q205241 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

O ensaio de tração de aço estrutural de alta resistência, utilizado em estruturas navais e oceânicas, requer que o limite de resistência à tração e que o limite mínimo de escoamento sejam, respectivamente,

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80Q790463 | Engenharia Naval, Engenheiro Naval Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Em relação ao estudo da resistência estrutural do navio, analise as afirmativas a seguir.

I - A tensão primária possui distribuição linear ao longo do pontal do navio e atinge valores nulos nos chapeamentos do fundo e do convés principal, sendo o seu valor máximo no eixo neutro da viga-navio.

II - A tensão terciária é decorrente da flexão da unidade de chapeamento, apoiada ou engastada entre os reforçadores adjacentes que lhe servem de apoio, estando o chapeamento submetido a uma pressão lateral.

III - As tensões secundárias, em perfi s pesados, podem ser calculadas utilizando-se a teoria simples de viga, considerando que esses perfis carregam consigo uma região do chapeamento que pode conter outros perfis de menor rigidez.

Está correto o que se afirma em

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