Questões de Concursos Engenheiro de Sistemas Ópticos

Resolva questões de Engenheiro de Sistemas Ópticos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1059825 | Física, Ótica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Número f ( f number) é uma medida da capacidade de captação de luz de um sistema óptico, como uma lente de câmera. A variação do número f em uma câmera resulta em uma variação na sua profundidade de campo (depth of field – DOF).

Uma câmera fotográfica apresenta 2 cm de diâmetro da pupila de entrada e uma lente com distância focal de 8 cm. O número f da lente da câmera é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1059826 | Física, Ótica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Uma das vantagens de um interferômetro de Fabry–Perot é a sua capacidade de ser utilizado como um espectroscópio. Um determinado espectroscópio deste tipo apresenta superfícies paralelas semitransparentes, distando 19mm entre si e cada uma com 0,9 de coeficiente de reflexão. O comprimento de onda utilizado é 600nm com incidência normal nas superfícies.

O poder de resolução cromática deste espectroscópio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1059827 | Física, Ótica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Um refratômetro de Abbe possui um prisma de medição com índice de refração n' e deseja-se utilizá-lo para medir o índice de refração n de uma amostra. Considerando essas informações, analise as afirmativas a seguir.

I. Para que seja possível realizar a medição utilizando o refratômetro de Abbe, é necessário que n seja maior que n'.
II. O princípio de funcionamento do refratômetro de Abbe é baseado na medida da distância do percurso óptico no prisma.
III. Se n' = 2,42 e o ângulo crítico na interface entre o prisma de medição e a amostra é 30o , então n = 1,21.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1059828 | Física, Ótica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Um interferômetro de Michelson e um interferômetro de Fabry–Perot foram utilizados para determinar o comprimento de ondaλdeuma onda monocromática. A posição do espelho móvel de ambos osinterferômetros foi variada de modo a se formar exatamente maisum padrão circular de interferência.
Sabendo que ΔM é a variação da distância do espelho realizada no interferômetro de Michelson, ΔFB é a variação da distância do espelho semi-transparente realizada no interferômetro de FabryPerot, e que λ= 500 nm, as variações de distância ΔM e ΔFB são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1059829 | Física, Física Térmica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Dois candidatos a uma vaga de estágio, ao percorrerem as instalações de uma indústria para conhecimento dos processos de aquecimento, resfriamento e secagem, observaram um grande forno, mantido a uma temperatura uniforme. Na superfície do forno havia um pequeno orifício, e em seu interior havia um pequeno objeto. O recrutador solicitou a um dos candidatos que realizasse três considerações fundamentais a respeito dos processos da radiação térmica do forno em questão. Então o candidato apresentou as seguintes considerações:

I. Se a temperatura do forno for aumentada, mantendo-o isotérmico e com temperatura uniforme, o poder emissivo espectral aumenta, correspondendo a uma região espectral de menor comprimento de onda.
II. O poder emissivo da radiação que emerge do orifício na superfície do forno é a mesma da irradiação incidente sobre o pequeno objeto que se encontra no interior do forno.
III. A radiação emitida pelo orifício na superfície do forno é uma função do comprimento de onda e da temperatura, mas podese considerar que é independente da direção.

Está correto o que se afirmou em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1059830 | Física, Física Térmica, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Um engenheiro dispõe de uma bobina bem enrolada, de área da superfície igual a A, que ao passar uma corrente elétrica i emite luz incandescente, e a bobina atinge uma temperatura igual a 2450K. Nessas condições, o engenheiro verifica que a bobina emite radiação de 150W de potência. O engenheiro deseja aumentar a potência da radiação emitida, da mesma bobina, para 300W.

Para cumprir essa tarefa, é suficiente que o engenheiro realize a seguinte operação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1059831 | Física, Física Moderna, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Para investigar a estrutura cristalina de um sólido, cuja distância entre os planos atômicos é igual a 0,2nm, um pesquisador faz incidir sobre o sólido um raio X. O pesquisador observou que o primeiro máximo forte de interferência entre ondas provenientes de planos cristalinos ocorre quando o feixe forma com esses planos um ângulo de 30º.

Para a realização da investigação, o pesquisador utilizou um raio X de comprimento de onda, em nm, igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1059832 | Física, Oscilação e Ondas, Engenheiro de Sistemas Ópticos, INPE, FGV, 2024

Uma onda pode ser considerada como uma energia transmitida através da matéria sem a necessidade de transporte de matéria. Sobre a classificação das ondas e suas definições, analise as afirmativas a seguir.

I. Quando em um meio perturbado, as partículas que se deslocam perpendicularmente à direção de propagação da onda constituem ondas longitudinais.
II. Ondas que se propagam sobre a superfície da água são uma combinação de ondas longitudinais e transversais.
III. Tanto ondas mecânicas quanto ondas eletromagnéticas necessitam de um meio para se propagar.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.