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Questões de Concursos Ensino Fundamental

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181Q679164 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Sou negrão

Sou negrão, certo, sangue bom

20 de novembro temos que repensar

A liberdade do negro, tanto teve de lutar

O negro não é marginal, não é perigo

Negro ser humano, só quer ter amigo

Na antiga era o funk, agora é o rap

Vem puxando o movimento com o negro de talento

[...]

Luiz Gonzaga era preto, era o rei do baião


Jair Rodrigues disparou no festival da canção

Dener com a bola, mais que um dom

Preto quer trabalhar, não quer meter um oitão

Futuro, presente, passado, realmente jogados

Fizemos a história, perdemos a memória

Temos nosso valor, temos nosso valor [...]


Luta marcial, jogar capoeira

Negra mulher, preta Dandara

Leci Brandão, Jovelina, Ivone Lara

Cabelo rasta, dança afoxé

Anastácia e Benedita, muito axé [...]


E esse é o recado que acabamos de mandar

Pra toda raça negra escutar e agitar

Portanto, honre sua raça, honre sua cor

Não tenha medo de falar, fale com muito amor


Sou negrão, hei

Sou negrão, hou

RAPPIN’ HOOD. Disponível em: www.vagalume.com.br.

Acesso em: 29 set. 2013.

Na letra do rap Sou negrão, o uso de nomes próprios contribui para
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182Q1022232 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
We do not know how art began any more than we know how language started. If we take art to mean such activities as building temples and houses, making pictures and sculptures, or weaving patterns, there is no people in all the world without art. If, on the other hand, we mean by art some kind of beautiful luxury, something to enjoy in museums and exhibitions or something special to use as a precious decoration in the best parlour, we must realize that this use of the word is a very recent development. We can best understand this difference if we think of architecture. There is scarcely any building in the world which was not erected for a particular purpose. Those who use these buildings as places of worship or entertainment, or as dwellings, judge them first and foremost by standards of utility. But apart from this, they may like or dislike the design or the proportions of the structure, and appreciate the efforts of the good architect to make it not only practical but right. In the past the attitude to paintings and statues was often similar. They were not thought of as mere works of art but as objects which had a definite function.

Similarly, we are not likely to understand the art of the past if we are quite ignorant of the aims it had to serve. The further we go back in history, the more definite but also the more strange are the aims which art was supposed to serve. The same applies if we leave towns and cities and go to the peasants or, better still, if we travel to the peoples whose ways of life still resemble the conditions in which our remote ancestors lived. Among them there is no difference between building and image-making as far as usefulness is concerned. Their huts are there to shelter them from rain, wind and sunshine and the spirits which produce them; images are made to protect them against other powers which are, to them, as real as the forces of nature. Pictures and statues, in other words, are used to work magic.

E. H. Gombrich. The story of art.
New York, Phaidon, 2024. 16th ed. p. 9-10 (adapted).

Based on the previous text, its ideas and its linguistic aspects, judge the following item.

According to the author, works of art of the past were produced for purposes which went beyond being beautiful.

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183Q678960 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Um produto passou a ser comercializado em uma nova embalagem, cuja capacidade é 0,2 litro maior do que a da embalagem anterior.

Em quantos mililitros a capacidade da nova embalagem é maior do que a da embalagem anterior?

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184Q949574 | Biologia, Vírus e bactérias, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Muitas pessoas preferem fazer o seu pão em casa. Em algumas receitas, usa-se um fungo chamado Saccharomyces cerevisae, que atua como fermento biológico.

Quando se adiciona esse fungo, a massa ficará

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185Q949583 | Biologia, Vírus e bactérias, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

A silicose é uma doença pulmonar que acomete principalmente mineiros, cortadores de arenito e de granito, operários das fundições, oleiros e aqueles em que os trabalhos implicam a utilização de jatos de areia, na construção de túneis e na fabricação de sabões abrasivos. Essas situações envolvem contato com pó de sílica.

Disponível em: www.jusbrasil.com.br. Acesso em: 28 jul. 2015.


Qual equipamento de proteção é adequado para prevenção dessa doença?

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186Q900741 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Nas áreas que abrigam mais de um componente curricular também são definidas competências específicas do componente a ser desenvolvidas pelosalunos ao longo dessa etapa de escolarização.
Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento − aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos −, que, por sua vez, são organizados em:
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187Q949678 | Português, Variação Linguística, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Texto associado.

Amigo, não tenha quêxa,

Veja que eu tenho razão

Em lhe dizê que não mêxa

Nas coisa do meu sertão.

Pois, se não sabe o colega

De quá manêra se pega

Num ferro pra trabaiá,

Por favô, não mêxa aqui,

Que eu também não mêxo aí,

Cante lá que eu canto cá.


Repare que a minha vida

É deferente da sua.

A sua rima pulida

Nasceu no salão da rua.

Já eu sou bem deferente,

Meu verso é como a simente

Que nasce inriba do chão;

Não tenho estudo nem arte,

A minha rima faz parte

Das obra da criação.

PATATIVA DO ASSARÉ. Cante lá que eu canto cá. Petrópolis: Vozes, 1992 (fragmento).

Os trechos em itálico no texto sinalizam o que foi escrito pelo remetente da carta. Embora o personagem administrador da Santa Inácia inicie o recado na norma-padrão, em outros momentos usa “as chuvarada” (sem o “s” de plural), “divido o” em lugar de “devido ao”, demonstrando
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188Q679190 | Atualidades, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

A sudanesa condenada à morte em maio de 2014 e acusada de falsificar documentos para sair do país foi recebida pelo papa Francisco depois de a Itália lhe ter concedido asilo. Ela foi detida em fevereiro, acusada de renunciar ao islamismo, credo oficial do Sudão, e de adultério, por estar casada desde 2011 com um cristão do sul, de nacionalidade americana.

Disponível em: www.dn.pt. Acesso em: 3 ago. 2014 (adaptado).

A notícia descreve um episódio no qual foi violado o direito fundamental à
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189Q1022230 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
We do not know how art began any more than we know how language started. If we take art to mean such activities as building temples and houses, making pictures and sculptures, or weaving patterns, there is no people in all the world without art. If, on the other hand, we mean by art some kind of beautiful luxury, something to enjoy in museums and exhibitions or something special to use as a precious decoration in the best parlour, we must realize that this use of the word is a very recent development. We can best understand this difference if we think of architecture. There is scarcely any building in the world which was not erected for a particular purpose. Those who use these buildings as places of worship or entertainment, or as dwellings, judge them first and foremost by standards of utility. But apart from this, they may like or dislike the design or the proportions of the structure, and appreciate the efforts of the good architect to make it not only practical but right. In the past the attitude to paintings and statues was often similar. They were not thought of as mere works of art but as objects which had a definite function.

Similarly, we are not likely to understand the art of the past if we are quite ignorant of the aims it had to serve. The further we go back in history, the more definite but also the more strange are the aims which art was supposed to serve. The same applies if we leave towns and cities and go to the peasants or, better still, if we travel to the peoples whose ways of life still resemble the conditions in which our remote ancestors lived. Among them there is no difference between building and image-making as far as usefulness is concerned. Their huts are there to shelter them from rain, wind and sunshine and the spirits which produce them; images are made to protect them against other powers which are, to them, as real as the forces of nature. Pictures and statues, in other words, are used to work magic.

E. H. Gombrich. The story of art.
New York, Phaidon, 2024. 16th ed. p. 9-10 (adapted).

Based on the previous text, its ideas and its linguistic aspects, judge the following item.

The information presented in the last sentence of the text means that, to the peoples mentioned by the author in the end of the second paragraph, art objects, like pictures and statues, have supernatural powers.

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190Q679194 | Atualidades, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Funk, agora, é oficialmente cultura. O ritmo foi reconhecido, na terça, 1º de setembro de 2009, como patrimônio cultural pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. No mesmo dia, a Alerj revogou uma lei, criada no ano passado, que restringia a realização de bailes funk e raves no estado.

Disponível em: http://rollingstone.uol.com.br. Acesso em: 12 ago. 2013.


A mudança legal apresentada no texto teve como consequência para esse gênero musical a sua

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191Q678956 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

A meta de consolidar uma matriz de energia “limpa” no Brasil a partir dos avanços em biocombustíveis e outras fontes renováveis requer um maior investimento para os próximos anos, apontou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29 ago. 2013 (adaptado).


O combustível que atende a essa matriz de energia é o

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193Q900749 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Os casos que implicarem sérios problemas no processo de ensino e aprendizagem, necessitam ser submetidos a uma avaliação mais minuciosa, na busca da identificação e do atendimento das necessidades educacionais do aluno. Cabe à escola prever o encaminhamento para estudo de caso, bem como o conjunto de procedimentos a serem adotados pelo professor, pela Coordenação Pedagógica, pela Direção, pelo professor especialista, pela família e demais envolvidos, para a análise do processo e planejamento das providências necessárias para favorecer a aprendizagem do aluno. Há que se prever que tais ações sejam:
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194Q949695 | Geografia, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Texto associado.

TEXTO I

Deve ser um padrão que aproveite as potencialidades regionais, onde temos vantagens competitivas e até hoje, sem dúvida, a atividade pecuária é a que mais se destaca. Portanto, deveríamos investir em agroindústrias no setor de beneficiamento de carnes e subprodutos do boi (couro, farinha de sangue, osso etc.), bem como em laticínios, após investimentos adequados para melhorar nossa pecuária de leite.


TEXTO II

O modelo da expansão agropecuária na região amazônica é o modelo, obviamente, da expansão da pecuária paulista, feita através de grandes áreas, do sistema extensivo e com grandes resultados negativos, principalmente em relação à questão ambiental.

NAVARRO, Z.; CONTINI, E.; MARTHA JÚNIOR, G. B. Amazônia: Diferentes contextos, diferentes interpretações (Síntese das entrevistas). Brasília: Embrapa Estudos e Capacitação, 2011. Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 28 jul. 2015 (adaptado).

Um exemplo dessa forma de apropriação de espaços é o(a)
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195Q949699 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Texto associado.

Em sua inocência, os pequenos realmente acreditam que os bonecos voam, dirigem, lutam, derrotam os inimigos, são seus amiguinhos. São formados novos consumidores insaciáveis, que vão crescer consumidores insaciáveis. Certas propagandas induzem à crença de que a aquisição de bens de consumo contribui para melhor aceitação da criança no meio em que vive. O brinquedo deixou de ter valor pelo seu uso e passou a ser desejado como objeto de status.

FORINO, I. Publicidade infantil: como evitar o consumismo. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br. Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado).

As causas dessa situação estão relacionadas às diferenças entre os dois países na
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196Q679160 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Anedota búlgara

Era uma vez um czar naturalista

que caçava homens.

Quando lhe contaram que também

se caçam borboletas e andorinhas

ficou muito espantado

e achou uma barbaridade.

ANDRADE, C. D.Alguma poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2013.

A ironia do fato narrado no poema manifestase na
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197Q679161 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

A primeira Terra

O verdadeiro Pai Ñamandu, o primeiro,

seu leito na Terra para si mesmo concebendo,

com o saber contido em seu ser-de-céu,

e sob o sol de seu lume criador,

fez com que da ponta de seu cetro

fosse surgindo a Terra.

MBYA GUARANI. In: COHN, S.Poesia.br:

cantos ameríndios. Rio de Janeiro:

Azougue, 2012 (fragmento).


O registro escrito de cantos indígenas contribui para preservar memórias de culturas ameaçadas. Nesse canto guarani, o tema mostra-se culturalmente relevante na medida em que expressa uma
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198Q679165 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Suco de maçã com couve e cenoura

Combinação rica em betacaroteno, esse suco é uma ótima fonte de vitamina A, que não só age como antioxidante como também auxilia na reação dos olhos à luminosidade, permitindo a visão. Além disso, a casca da maçã é rica em pectina, que evita a deposição de gordura nas paredes arteriais.

Segundo a nutricionista Daniela Jobst, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos, essa composição oferece alto poder de desintoxicação, pois acelera o funcionamento das enzimas do fígado, eliminando mais rapidamente as toxinas do corpo.

Faça você mesmo: bata no liquidificador 1/2 cenoura, 1 folha de couve, 2 galhinhos de salsinha, 1 maçã e 200 mL de água. Coe e sirva.

Disponível em: www.minhavida.com.br.

Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado).

Para convencer o leitor sobre os benefícios dosuco para a saúde, o texto
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199Q679166 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Comida

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão e arte.

A gente não quer só comida,

A gente quer saída para qualquer parte.

ANTUNES, A.; BRITTO, S.; FROMER, M. Titãs acústico.

Rio de Janeiro: WEA/MTV, 1997 (fragmento).

Na letra da canção, a repetição da expressão “A gente não quer só comida” tem por objetivo
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200Q949592 | Raciocínio Lógico, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE, no Brasil, em 2014, cerca de 57,4 milhões de pessoas possuíam pelo menos uma doença crônica.

Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 11 ago. 2015.

A escrita por extenso do número que representa a quantidade de pessoas é

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