Início

Questões de Concursos Ensino Fundamental

Resolva questões de Ensino Fundamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q679166 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Comida

Bebida é água.

Comida é pasto.

Você tem sede de quê?

Você tem fome de quê?

A gente não quer só comida,

A gente quer comida, diversão e arte.

A gente não quer só comida,

A gente quer saída para qualquer parte.

ANTUNES, A.; BRITTO, S.; FROMER, M. Titãs acústico.

Rio de Janeiro: WEA/MTV, 1997 (fragmento).

Na letra da canção, a repetição da expressão “A gente não quer só comida” tem por objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q900742 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Piaget defende que a criança se desenvolve individualmente, enquanto Vygotsky defende que o aprendizado ocorre das relações estabelecidas da interação e das trocas mútuas. Segundo Vygotsky, o problema do ensino são as práticas fossilizadas dos professores, as mesmas técnicas usadas há anos, os professores não têm problematizado a forma de ensino.
De acordo com Vygotsky (1998), o aprendizado acontece a partir de duas variáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q678939 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Em uma experiência para estudar as possibilidades de se colonizar o espaço, em um ambiente similar ao da Terra, alguns homens e mulheres tentaram viver desconectados do mundo durante quatro anos dentro de um ecossistema artificial e autossustentável. Foram reproduzidos vários biomas com milhares de espécies de animais e vegetais, que viviam diversas relações ecológicas. No entanto, esse imenso laboratório fracassou, em parte, porque as plantações foram atacadas por pragas, já que não havia agrotóxicos para combatê-las.

LAYRARGUES, P. P. A crise ambiental na perspectiva da relação entre ser humano, tecnologia e natureza. In: FERREIRA, A. A.; FREITAS, E. S. M. Meio ambiente em cena. Belo Horizonte: RHJ, 2012 (adaptado).

Para evitar as pragas nesse ambiente com várias restrições, poderia ter sido adotado(a) o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q1022251 | Inglês, Aspectos Linguísticos Linguistic Aspects, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
O hábito de buscar referências na língua materna pode ser uma das principais armadilhas no aprendizado de um novo idioma. Embora a língua inglesa esteja presente em boa parte do mundo por meio da Internet, dos livros, dos filmes e das séries, para muitas pessoas a compreensão do idioma ainda é um bicho de sete cabeças. Por esse motivo, é comum ouvir queixas durante as aulas como “não consigo aprender inglês” ou “inglês não é para mim”.

A diferença da língua materna é o que mais causa dificuldade para os estudantes lusófonos, principalmente pelo fato de a principal origem do português ser o latim e a do inglês ser o anglo-saxão. Essa disparidade causa impactos no som, na escrita e na estrutura do idioma. Pela mistura do anglo-saxão com outros idiomas e culturas, o inglês difere-se do português não apenas na escrita, mas também na pronúncia. Se desprender do habitual idioma materno e precisar falar palavras de uma outra forma é uma dificuldade recorrente entre os estudantes.

Internet:<rubyacademy.com.br> (com adaptações).

Considerando os aspectos suscitados pelo texto precedente no que concerne à aquisição de língua inglesa por pessoas lusófonas, julgue o próximo item.

A complexidade da conjugação verbal da língua portuguesa ajuda os lusofalantes a compreenderem rapidamente os tempos verbais e suas concordâncias em inglês.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q678958 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

A energia eólica tem crescido muito nos últimos anos. Em 2016, este setor apresentou um aumento de 55% na produção de eletricidade em relação ao ano anterior, representando 5,4% da matriz elétrica brasileira. Os estados que se destacam na produção de energia eólica são: Rio Grande do Norte, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí.

Disponível em: www.infoescola.com. Acesso em: 11 set. 2018 (adaptado).


A predominância de estados do Nordeste brasileiro para a implantação desse tipo de usinas deve-se à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q678967 | Matemática, Problemas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Durante uma viagem, Pedro, João e Carlos gastaram juntos R$ 450,00. João gastou R$ 30,00 a mais que Pedro e Carlos gastou R$ 60,00 a mais que João.

Nessa viagem, quanto João gastou?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q900733 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

No ambiente escolar, é imperativo incorporar a leitura e a escrita, permitindo que os estudantes apliquem eficazmente esses conhecimentos em suas atividades diárias. Nesse sentido, a alfabetização desempenha um papel crucial na trajetória educacional, sendo considerada uma base fundamental para uma educação emancipatória e crítica. A alfabetização é o processo específico e essencial de aquisição do sistema de escrita, abrangendo a compreensão dos princípios alfabético e ortográfico, capacitando o aluno a ler e escrever de forma autônoma. Em outras palavras, de acordo com os principais teóricos do tema, a alfabetização diz respeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q900744 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um registro que descreve os objetivos, metas e ações planejadas para o processo educacional a ser realizado na escola. O Projeto Político Pedagógico (PPP) também inclui as diretrizes legais do sistema educacional, assim como as necessidades, propósitos e expectativas da comunidade escolar.
Quanto à sua concepção, esse documento deve ser elaborado de maneira democrática, envolvendo todas as Instâncias Colegiadas, o que implica a participação de alunos, pais, professores, funcionários e membros da comunidade.

Nesse contexto, assinale a opção que apresenta os princípios norteadores desse documento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q679170 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

TEXTO I


Nascida em Sacramento (MG) em 1914, Carolina Maria de Jesus foi uma importante escritora brasileira. Filha de analfabetos, começou a estudar aos 7 anos e precisou largar a escola no segundo ano, mas aprendeu a ler e escrever. Em 1937 sua mãe faleceu e, para sustentar a família, ela saía à noite para coletar papel. Carolina escrevia sobre sua vida na favela e seu dia a dia. Um desses cadernos deu origem ao seu livro mais famoso, Quarto de Despejo.

ARRAES, J. Heroínas Negras Brasileiras: em 15 cordéis.

São Paulo: Pólen, 2017. p. 43 (adaptado).


TEXTO II

CAROLINA Mª DE JESUS

Sua história verdadeira

Começou em Sacramento

Na rural comunidade

Foi de Minas um rebento

Era o ano de quatorze

Inda mil e novecentos.

[...]

Como era catadora

Pelos lixos encontrava

O papel e o caderno

Que por fim utilizava

Como o Famoso Diário

Onde tudo registrava.

[...]

Foi o Quarto de Despejo

O primeiro publicado

Um sucesso monstruoso

Tão vendido e aclamado

Carolina fez dinheiro

Com o livro elogiado.

ARRAES, J. Heroínas Negras Brasileiras:

em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017. p. 37-40 (fragmento).

Os textos I e II tratam do mesmo tema: a vida de uma escritora. A diferença entre eles é que o texto 2 apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q1022238 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Girls play outside in nature less than boys do, even at the age of two, according to the first national survey of play among preschool-age children in Britain. While researchers expect to see older children socialised to particular gender roles, they were shocked to see similar patterns of behaviour starting to emerge at such a young age. They fear it could have long-term implications for girls’ health, as girls are less physically active as they get older and are more likely than boys to have difficulties with their mental health.

The study also found that preschool-age children from a minority ethnic background play less outdoors than their white counterparts, and children in urban areas play less outdoors than those in rural areas. “The results highlight inequalities in play even in the youngest age group, which may exacerbate existing inequalities in health,” the report concluded.

The research surveyed more than 1,100 parents and carers of children aged two, three and four. They found that preschool children spent approximately four hours a day at play, of which one hour and 45 minutes was spent playing outdoors, mainly in back gardens at home. Away from home, children played in playgrounds and green spaces, with the most adventurous play usually associated with indoor play centres.

“The popularity of these play centers is growing,” the report said. “This may be driven by indoor play centres providing adventurous play experiences that overcome some of the barriers to outdoor adventurous play such as traffic, weather and safety concerns.”

Sally Weale. Girls play outside less than boys even at two years old, UK survey reveals.
In: The Guardian. Internet:<theguardian.com> (adapted).

According to the preceding text, judge the following item.

Based on the text, it is correct to infer that black girls are less likely to play outdoors than white boys are.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q1022250 | Inglês, Advérbios e Conjunções Adverbs And Conjunctions, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Gabriele Tinti’s Hungry Ghosts is a cycle of 51 poems written in collaboration with the photographer Roger Ballen, whose photographic negatives are reproduced in the book. The images are mostly terrifying, in keeping with the otherworldly inclination of the poems. This bilingual edition includes Tinti’s original Italian poems with English translations by David Graham, interspersed with Greek lines taken from inscriptions found on archaeological objects and from ancient Greek texts.

The book is inspired by the Petavatthu, a Theravada Buddhist scripture that includes stories about the realm of the “hungry ghosts,” a category of supernatural beings ubiquitous in East and South Asian religions, with section headings such as “Abandoned Ghosts,” “Protectors,” “Guardians,” and “Hungry Ghosts.” T he poems are quite short and try to emulate the obscure, esoteric quality of scriptural language, though they struggle, at times, under the weight of too many venerable references drawn from both Buddhist and Greek traditions.

Internet:<poetryfoundation.org>(adapted).

About the linguistic and lexical features of the preceding text, judge the following item.

The word “though” (last sentence of the second paragraph) is used to introduce a concessive clause.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q678968 | Raciocínio Lógico, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Uma família consome mensalmente 40 kg de carne, sendo 10 kg de bife, 15 kg de frango, 5 kg de linguiça e 10 kg de peixe. Antes de fazer a compra mensal de carne, pesquisaram os preços em quatro açougues, e o resultado está apresentado no quadro.

Preços por quilograma dos diferentes tipos de carne

Açougue 1: bife (R$ 21,99); frango (R$ 6,00); linguiça (R$ 8,05); e peixe (R$ 18,44).

Açougue 2: bife (R$ 20,99); frango (R$ 5,90); linguiça (R$ 8,30); e peixe (R$ 17,99).

Açougue 3: bife (R$ 20,75); frango (R$ 6,06); linguiça (R$ 7,60); e peixe (R$ 17,80).

Açougue 4: bife (R$ 19,99); frango (R$ 6,02); linguiça (R$ 7,00); e peixe (R$ 19,01)

A compra dos 40 kg de carne deverá ser feita em um único açougue.

O gasto mensal com carne será menor se a compra for feita no açougue

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q682325 | Biologia, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2021

Em algumas cidades, durante o período da seca, o que se sente é um calor intenso durante os dias e nenhuma previsão de chuva. Nessas condições é melhor ter cuidado, principalmente quando a umidade do ar está abaixo dos 60%.
DALLA BENETTA, C. Disponível em: www.h2foz.com.br. Acesso em: 13 set. 2019 (adaptado).
Nessas condições climáticas, a recomendação é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q900740 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Acerca dessa temática, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(_)Numa escola inclusiva, o ensino é sujeito de direito e foco central de toda ação educacional; garantir a caminhada do aluno no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania é, por outro lado, objetivo primeiro de toda ação educacional.
(_)A escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno, respeita suas potencialidades e necessidades, e a elas responde, com qualidade pedagógica.
(_)Para que uma escola se torne inclusiva há que se contar com a participação consciente e responsável de todos os atores que permeiam o cenário educacional: gestores, professores, familiares e membros da comunidade na qual cada aluno vive.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q949669 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Texto associado.

Fui ver titia e ela continua insatisfeita com o poder aquisitivo do cruzeiro. Sabe muito bem que a inflação diminui, sabe muito bem que o produto bruto aumenta, mas acha que isso tudo, infelizmente, está custando a chegar no supermercado. Diz que o problema é o custo do aluguel, o custo do feijão, da carne e do arroz. O resto, realmente, não interessa. Olhei para titia, com meus olhos sábios, e não pude deixar de sorrir com tristeza – o problema dela é que não consegue abandonar essa medíocre mania de querer simplificar a economia.

FERNANDES, M.30 anos de mim mesmo. Rio de Janeiro: Desiderata, 2006.

No texto, o lirismo foi construído com a exploração da linguagem em suas funções poética e metalinguística, conforme se depreende da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q678940 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Pesquisadores informaram que a coloração esverdeada observada nas lagoas do Rio de Janeiro é resultado da floração de algas da classe cianofícea. O verão e os períodos de forte calor e insolação favorecem o crescimento das espécies de algas mais eficientes em aproveitar luz e nutrientes, o que muitas vezes leva à morte de peixes.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 20 set. 2014 (adaptado).


Essa morte de peixes é causada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q1022236 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Ensino Fundamental, InoversaSul, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Girls play outside in nature less than boys do, even at the age of two, according to the first national survey of play among preschool-age children in Britain. While researchers expect to see older children socialised to particular gender roles, they were shocked to see similar patterns of behaviour starting to emerge at such a young age. They fear it could have long-term implications for girls’ health, as girls are less physically active as they get older and are more likely than boys to have difficulties with their mental health.

The study also found that preschool-age children from a minority ethnic background play less outdoors than their white counterparts, and children in urban areas play less outdoors than those in rural areas. “The results highlight inequalities in play even in the youngest age group, which may exacerbate existing inequalities in health,” the report concluded.

The research surveyed more than 1,100 parents and carers of children aged two, three and four. They found that preschool children spent approximately four hours a day at play, of which one hour and 45 minutes was spent playing outdoors, mainly in back gardens at home. Away from home, children played in playgrounds and green spaces, with the most adventurous play usually associated with indoor play centres.

“The popularity of these play centers is growing,” the report said. “This may be driven by indoor play centres providing adventurous play experiences that overcome some of the barriers to outdoor adventurous play such as traffic, weather and safety concerns.”

Sally Weale. Girls play outside less than boys even at two years old, UK survey reveals.
In: The Guardian. Internet:<theguardian.com> (adapted).

According to the preceding text, judge the following item.

In the text, the words “survey” (first sentence of the text), “study” (first sentence of the second paragraph), and “research” (first sentence of the third paragraph) were used to refer to the same thing.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q679163 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Pedestres


Tenha certeza de que você está sendo visto pelos motoristas antes de fazer qualquer travessia.

Olhe para os dois lados quantas vezes for necessário e aguarde na calçada, afastado do meio-fio, antes de cruzar ruas. Lembre-se ainda de que veículos menores, como motos e bicicletas, também podem machucar e são mais difíceis de ver.

Atravesse sempre na faixa de pedestres e em passarelas, quando houver, isso aumenta sua segurança e diminui o risco de acidentes. Onde não houver faixa, procure a esquina mais próxima e fique atento ao fluxo de veículos, aguardando até que seja possível a travessia.

Preste atenção ao passar por garagens e postos de combustível, lugares onde a entrada e a saída de veículos são comuns.

Quando não houver calçada, ande pelo canto da via no sentido contrário ao dos veículos. Quando acompanhado, ande em fila.

Disponível em: www.transitoideal.com. Acesso em: 16 jul. 2014.

O autor do texto tem como objetivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q679193 | Conhecimentos Gerais, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

TEXTO I

O Paraguai é descrito como um país sem analfabetos e onde todos tinham terras para trabalhar. Possuía telégrafo, estaleiro, correios, fundição e tudo construído com recursos próprios. Uma situação que os ingleses não iriam permitir; e para proteger seus interesses comerciais e financeiros, a Inglaterra manipulou o Brasil, a Argentina e o Uruguai para destruir o desenvolvimento do Paraguai.

Guerra do Paraguai. Disponível em: www.scielo.br. Acesso em: 14 set. 2013.


TEXTO II

A guerra está relacionada às tentativas do governo do ditador paraguaio, Francisco Solano López, de colocar em prática uma proposta expansionista, com o objetivo de ampliar o território do seu país, apossando-se de terras dos países vizinhos, e ter acesso ao mar pelo porto de Montevidéu.

Guerra do Paraguai. Disponível em: http://educacao.uol.com.br. Acesso em: 14 set. 2013.

A comparação entre esses dois textos revela diferentes visões sobre os(as)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q900738 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Ensino Fundamental, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

A avaliação, a reflexão e a aprendizagem, têm adquirido grande enfoque nos últimos anos, e isso "[...] nos remete a necessidade de buscar instrumento de coleta e análise de informação referente às próprias práticas que nos permita revisá-las e reajustá-las, se for preciso" (ZABALZA, 2004, p. 27).

Nesse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações:

(__)O registro da aprendizagem dos alunos, sendo utilizado como um instrumento no processo de avaliação, permite ao professor a reflexão sobre sua prática, na busca de melhorar o processo de ensino aprendizagem.
(__)O registro realizados pelos professores alfabetizadores, que contemplam o processo de aprendizagem dos alunos, atua como um instrumento de avaliação, tanto da postura profissional do professor, quanto do nível de desenvolvimento da turma.
(__)O docente que utiliza desse recurso, consegue realizar uma radiografia de sua aula, de sua sala, sabendo em que pontos deve, ou não, interferir.
(__)O professor alfabetizador, ao fazer os registros de aprendizagem dos alunos, está, ao mesmo tempo, avaliando e refletindo sobre suas próprias práticas pedagógicas como também analisando e refletindo sobre as dificuldades e êxitos de seus alunos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.