Questões de Concursos Ensino Médio

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101Q949712 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Pesquisadores anunciaram ter utilizado nanotecnologia num protótipo capaz de recarregar celulares com a energia da vibração gerada pelo barulho do ambiente. O equipamento, do tamanho de um celular convencional, utiliza nanotubos de óxido de zinco que geram eletricidade ao serem distendidos ou comprimidos pelo barulho de conversas, de música ou de trânsito.

Disponível em: www.pagina22.com.br. Acesso em: 14 ago. 2015 (adaptado).

O equipamento em questão é capaz de obter energia elétrica através de que tipo de onda?

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102Q949724 | Matemática, Áreas e Perímetros, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Um produto costuma ser vendido em uma loja por x reais. Numa segunda-feira, uma pessoa comprou seis desses produtos numa promoção do tipo “leve 3 e pague 2”. No dia seguinte, esse mesmo produto foi ofertado numa nova promoção do tipo “leve 2 e pague 1”. Se essa pessoa tivesse comprado a mesma quantidade de produtos na terça-feira, teria economizado em relação ao que pagou na segunda-feira.

A expressão que fornece o valor da economia feita por unidade comprada é

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103Q679223 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Numa fazenda, o reservatório de água é abastecido utilizando-se uma bomba que retira água de um poço. Essa bomba tem a capacidade de bombear 12 litros de água por minuto. Ela é automaticamente ligada quando restam no reservatório 150 litros de água e desligada após enchê-lo. Pode-se determinar a quantidade de água y, contida no reservatório, em função do tempo t, em minuto, que a bomba permanece ligada.

A função que relaciona a quantidade de água no reservatório com o tempo que a bomba permanece ligada é

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104Q679332 | Espanhol, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Machu Picchu... Maravilla del mundo


Del 22 de abril al 12 de mayo, se llevó a cabo una exposición fotográfica sobre la ciudadela de Machu Picchu titulada Machu Picchu... Maravilla del Mundo. La exposición con 33 fotografías de Juan Falcón Velorio, fotógrafo y diseñador publicitario peruano, estuvieron referidas a diversas temáticas tales como arquitectura, costumbres y población de la ciudadela incaica y del Cuzco, Capital Arqueológica de América. Dicho evento fue muy bien acogido por el público que visitó dicho centro interesado por conocer el Perú. Estuvieron presentes miembros de la Asociación de Fotógrafos Profesionales de España, de la Biblioteca del Mercado Central Alicante y de la Asociación de Peruanos Residentes en Alicante, Edición de Videos Banco del Tiempo, entre otros.

Disponível em: www.consuladoperuvalencia.org. Acesso em: 18 set. 2013 (adaptado).

Machu Picchu é considerado um patrimônio cultural da humanidade. Nesse texto, o autor se refere à cidade com a finalidade de
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105Q949768 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Muitos aspiram à condição de senhor de engenho, porque se trata de um título que traz consigo a possibilidade de ser servido, obedecido e respeitado.

ANTONIL, A. J. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte-São Paulo: Itatiaia-Edusp, 1982 (adaptado).

Quanto à organização da sociedade colonial brasileira, para ocupar a posição social descrita, era necessário

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106Q949774 | Conhecimentos Gerais, Movimentos Sociais, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

A Wikileaks é uma organização internacional, criada em 2006, que tem o propósito de divulgar vazamentos e submissões anônimas de documentos classificados como sigilosos. Seu alvo são políticos corruptos e instituições turvas. A estrutura da Wikileaks é amorfa e dinâmica. Não há uma sede, staff ou organograma. Sua base tecnológica está espalhada por servidores em diversos países, de forma a garantir a permanência no ar, mesmo diante de ameaças de governos e instituições poderosas. Seus colaboradores são um exército de anônimos.

WOOD JR., T. Segredos devassados. Carta Capital, jul. 2010 (adaptado).


Os sistemas de informações mundiais, articulados pelas novas tecnologias de comunicação, motivaram preocupações para muitos estados e corporações internacionais porque

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107Q943902 | Física, Estática e Hidrostática, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Muitas crenças populares relacionam acontecimentos terrenos às mudanças de fase da Lua.

Do ponto de vista da ciência, qual acontecimento terreno é influenciado por esse astro?

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108Q943942 | Inglês, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Kids Might Learn to Love their Veggies

A 2 000 survey found that the 9 to 14-year-olds who ate dinner with their families most frequently ate more fruit and vegetables and less soda and fried foods. Their diets also had higher amounts of many key nutrients, like calcium, iron, and fiber. Family dinners allow for both "discussions of nutrition [and] provision of healthful foods", says Matthew W. Gillman, MD, the survey’s lead researcher and the director of the Obesity Prevention Program at the Harvard Medical School.

Disponível em: www.health.com. Acesso em: 17 ago. 2014 (adaptado).

Com foco na alimentação das crianças, o texto faz uma relação entre hábitos alimentares saudáveis e

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109Q943973 | Geografia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Enquanto alguns observadores civis compreendiam o caráter catastrófico da futura guerra, governos que não o entendiam se lançaram entusiasticamente à corrida para se equipar. A tecnologia da morte avançou notadamente nos anos de 1880.

HOBSBAWN, E. J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003 (adaptado).


O texto relaciona duas importantes transformações na história da Europa:

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110Q949710 | Biologia, Respiração celular e fermentação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

O alto forno derrete o minério de ferro e o purifica, transformando-o em um líquido contendo 95% de ferro, chamado de ferro-gusa. A reação química que ocorre na transformação do minério de ferro em ferro-gusa é dada por:

Fe2 O3 (l) + 3 CO (g) → 2 Fe (l) + 3 CO2 (g)

PEIXOTO, D. Fabricação do ferro-gusa e do aço.

Disponível em: www.ifba.edu.br. Acesso em: 8 set. 2013.


A formação de ferro-gusa ocorre através de uma reação de

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111Q972042 | Português, Flexão verbal de tempo presente, Ensino Médio, TJDFT, CIEE, 2019

Texto associado.

Quando confrontados pelos aspectos mais obscuros ou espinhosos da existência, os antigos gregos costumavam consultar os deuses (naquela época, não havia psicanalistas). Para isso, existiam os oráculos – locais sagrados onde os seres imortais se manifestavam, devidamente encarnados em suas sacerdotisas. Certa vez, talvez por brincadeira, um ateniense perguntou ao conceituado oráculo de Delfos se haveria na Grécia alguém mais sábio que o esquisitão Sócrates. A resposta foi sumária: “não”.

O inesperado elogio divino chegou aos ouvidos de Sócrates, causando-lhe uma profunda sensação de estranheza. Afinal de contas, ele jamais havia se considerado um grande sábio. Pelo contrário: considerava-se tão ignorante quanto o resto da humanidade. Após muito meditar sobre as palavras do oráculo, Sócrates chegou à conclusão de que mudaria sua vida (e a história do pensamento). Se ele era o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância. Para colocar à prova sua descoberta, ele foi ter com um dos figurões intelectuais da época. Após algumas horas de conversa, percebeu que a autoproclamada sabedoria do sujeito era uma casca vazia. E concluiu: “Mais sábio que esse homem eu sou. É provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um tantinho mais sábio que ele exatamente por não supor saber o que não sei”. A partir daí, Sócrates começou uma cruzada pessoal contra a falsa sabedoria humana – e não havia melhor palco para essa empreitada que a vaidosíssima Atenas. Em suas próprias palavras, ele se tornou um “vagabundo loquaz” – uma usina ambulante de insolência iluminadora, movida pelo célebre bordão que Sócrates legou à posteridade: “Só sei que nada sei”.

Para sua tarefa audaz, Sócrates empregou o método aprendido com os professores sofistas. Mas havia grandes diferenças entre a dialética de Sócrates e a de seus antigos mestres. Em primeiro lugar, Sócrates não cobrava dinheiro por suas “lições” – aceitava conversar com qualquer pessoa, desde escravos até políticos poderosos,sem ganhar um tostão. Além disso, os diálogos de Sócrates não serviam para defender essa ou aquela posição ideológica, mas para questionar a tudo e a todos sem distinção. Ele geralmente começava seus debates com perguntas diretas sobre temas elementares: “O que é o amor?” “O que é a virtude?” “O que é a mentira?” Em seguida, destrinchava as respostas que lhe eram dadas, questionando o significado de cada palavra. E continuava fazendo perguntas em cima de perguntas, até levar os exaustos interlocutores a conclusões opostas às que haviam dado inicialmente – e tudo isso num tom perfeitamente amigável. Assim, o pensador demonstrava uma verdade que até hoje continua universal: na maior parte do tempo, a grande maioria das pessoas (especialmente as que se consideram mais sabichonas) não sabe do que está falando.

(José Francisco Botelho. Revista Vida Simples. Edição 91. Com adaptações.)

As frases transcritas do texto apresentam as formas verbais flexionadas no mesmo tempo, EXCETO:
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112Q679206 | Física, Refração, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

No Deserto do Saara, ocorrem fenômenos em que paisagens são modificadas pela ação direta da luz solar. Esse fenômeno é conhecido como miragem. Embora algumas pessoas acreditem ser alucinações, nada mais são do que um fenômeno físico real. O aquecimento sofrido pela areia faz com que o ar próximo se aqueça, diminuindo sua densidade, fazendo com que a luz se desvie, dando-nos a impressão de uma nova paisagem.

Esse fenômeno físico é descrito como

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113Q943959 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A ideia de Brasil como país monolíngue ainda é extremamente veiculada, seja pela escola, seja pelas instituições sociais, políticas ou religiosas, seja pela mídia. A aceitação de um Brasil monolíngue gera um grave problema, “pois na medida em que não se reconhecem os problemas de comunicação entre falantes de diferentes variedades da língua, nada se faz também para resolvê-los” (BORTONI-RICARDO, 1984, p. 9). Paradoxalmente, com tantas referências aos povos indígenas na imprensa devido à comemoração dos “500 anos do Brasil”, ainda nos esquecemos das línguas indígenas. Também não levamos em conta as variantes do português em contato com idiomas estrangeiros nas colônias de imigrantes. Por fim, não são consideradas todas as variantes linguísticas do português, sejam regionais ou sociais. Ainda dá status falar “corretamente”, na ideia ingênua de que a língua dita culta é uma ponte para a ascensão social. Quem não domina a variante padrão é marginalizado(a) e ridicularizado(a): na hora de preencher uma vaga profissional, num concurso vestibular, numa situação de conferência, na escola. Essa variante padrão, no entanto, é reservada a uma ínfima parte da população brasileira (a mesma que detém o poder econômico e político). Não é difícil perceber que o modo de falar “correto” é o dessa elite e que o modo “errado” é vinculado a grupos de desprestígio social. Conforme Marcos Bagno (1999), há no Brasil uma “mitologia” do preconceito linguístico, que prejudica toda a nossa educação e nossa formação como cidadãos para além de um termo teórico.

RODRIGUES, F. D. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 3 set. 2014 (adaptado).

O texto aborda reflexões referentes à ideia equivocada de monolinguismo e ao preconceito com os diversos falares. A exigência de que todos dominem a norma-padrão da língua como a única possibilidade de uso demonstra que o preconceito não é somente linguístico, mas pode ser ligado à

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114Q679362 | Geografia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln em 1865 levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar à Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong-Kong, na semana passada, levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York e Tel Aviv, Buenos Aires e Frankfurt. Eis ao vivo e em cores a globalização como um fato da vida real.

ROSSI, C. Globalização diminui distâncias e lança o mundo na era da incerteza.

Folha de S. Paulo, 2 nov. 1997 (adaptado).

No contexto mundial, a mudança citada ilustra a influência da
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115Q949731 | Matemática, Porcentagem, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Uma comunidade rural de um estado brasileiro possui 4 hectares de terra, em forma quadrada, para plantação de cana. Sabe-se que 1 hectare equivale a uma área de 10 000 m2 .

Dessa forma, a medida do lado, em metro, das terras dessa comunidade é

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116Q949739 | Matemática, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Um casal pesquisou o preço de um mesmo tipo de par de alianças em quatro joalherias diferentes:

• Joalheria I: R$ 600,00 no cartão de crédito ou com desconto de 14% para pagamento em dinheiro;

• Joalheria II: R$ 555,00 no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento em dinheiro;

• Joalheria III: R$ 650,00 no cartão de crédito ou com desconto de 20% para pagamento em dinheiro;

• Joalheria IV: R$ 550,00 no cartão de crédito ou com desconto de 6% para pagamento em dinheiro.

Em qual joalheria o valor do par de alianças para pagamento em dinheiro é menor?

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117Q949779 | Geografia, Energia, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

Pelas águas do rio Reno, em algo mais que imaginação, passando sob pontes construídas pelos romanos e restauradas por heróis posteriores, passando por cidades e castelos cujos nomes soavam-me aos ouvidos como música, e cada uma das quais era tema de uma lenda, deixei-me levar por um encantamento como se me transportasse para uma época heroica, respirando uma atmosfera de cavalaria medieval.

SCOTT, F. J. A arte de embelezar o jardim das casas suburbanas. In: SCHAMA, S. Paisagem e memória. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).

Os elementos da paisagem que foram marcantes na descrição apresentada estão relacionados ao(à)

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118Q943976 | Português, Interpretação de Textos, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Uma das principais características do capitalismo brasileiro foi a passagem da sociedade agrária para a urbano-industrial, assentada fundamentalmente na condição de uma economia de baixos salários. Apesar do progresso material alcançado pela expansão econômica, a maior parte dos trabalhadores permaneceu presa a salários extremamente contidos.

POCHMANN, M. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira.

São Paulo: Boitempo, 2012 (adaptado).


De acordo com o argumento apresentado no texto, a economia de baixos salários é uma questão de

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119Q943983 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Em uma cidade no nordeste da Austrália, as temperaturas desérticas chegam a atingir 48,8 ºC. Em razão desse clima que chega a ser insuportável, tanto no verão quanto no inverno (temperatura extremamente fria), moradores decidiram construir suas casas embaixo da terra. Dentro de antigos lugares que serviam para escavação de opala, um tipo de minério, os habitantes podem viver na sombra e com água fresca. Ninguém precisa de ar-condicionado ou sistemas de aquecimento, já que a temperatura se mantém em um nível agradável.

Disponível em: https://estilo.catracalivre.com.br.

Acesso em: 10 jul. 2015 (adaptado).


No texto, a adoção dessa forma de ocupação do espaço tem como causa a

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120Q943986 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Poluição Atmoférica, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

A poluição atmosférica pode ser definida como a presença de substâncias estranhas na atmosfera, resultantes da atividade humana ou de processos naturais, em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na saúde, segurança e bem-estar dos seres vivos. A partir da Revolução Industrial, surgiram novas fontes de poluição do ar devido à queima de combustíveis fósseis nos motores a combustão e nas indústrias siderúrgicas e, mais recentemente, nos veículos automotivos, além dos produtos químicos.

Jornal Brasileiro de Pneumologia, n. 32. 2006.


Nas metrópoles, uma política pública com elevada eficiência para reduzir as causas do problema ambiental apontado no texto é a

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