Questões de Concursos: Ensino Religioso

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Ensino Religioso. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q907991 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

“O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

13 Q895557 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 promoveu mudanças significativas no sistema educacional brasileiro, especialmente ao definir a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. A respeito dessas mudanças, é correto afirmar que a LDB também:

14 Q907989 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Analise as afirmativas correlatas a seguir e a relação proposta entre elas.


I. “Hinduísmo, que tem cerca de 800 milhões de praticantes em todo o mundo (em sua maioria pessoas que nasceram na Índia ou descendentes de indianos), destaca-se das outras grandes religiões pelo fato de que sua origem não remonta a nenhum indivíduo ou acontecimento histórico específico. A fé, que é tão diversa quanto a própria Índia, é uma extraordinária coleção de variações e expansões – algumas antigas, outras mais recentes. Essa religião profundamente variada dá uma ênfase muito grande ao ato de libertar-se do mundo que vemos e na eliminação das amarras que nos prendem ao plano material da existência, chegando a incluir a identidade pessoal. Por toda a sua complexidade, interconexão e desenvolvimento contínuo, esse cerne místico do Hinduísmo perdura até hoje.”


PORQUE


II. “Segundo a tradição, Brahma teve quatro filhos que deram origem às quatro castas: brâmanes (os que saíram da boca de Brahma) são a mais elevada; os sudras (os que saíram dos braços de Brahma) são os guerreiros; os xátrias (os que saíram das pernas de Deus ou Brahma) são os camponeses e comerciantes; os vaishya (aqueles que saíram dos pés de Brahma), são os servos e escravos. Os párias, a quinta categoria, nem são considerados uma casta. São pessoas que ou cometeram ‘crimes’ e desobedeceram às leis sagradas ou tiveram ascendentes ‘acusados’ disso. Portanto, filho de pária, pária é. Socialmente são considerados um ‘nada’. A eles, em tese, é proibido viver nas cidades e até mesmo ler qualquer um dos livros sagrados. Em alguns pontos da Índia, essa determinação tem sido rejeitada mesmo por membros de castas mais elevadas.”


Assinale a afirmativa correta.

15 Q899487 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular: Ensino Religioso, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O mito, o rito, o símbolo e as divindades alicerçam as crenças, entendidas como um conjunto de ideias, conceitos e representações estruturantes de determinada tradição religiosa.

( ) As crenças fornecem respostas teológicas aos enigmas da vida e da morte, que se manifestam nas práticas rituais e sociais sob a forma de orientações, leis e costumes.

16 Q899489 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Pascual (2005), “É porque a vida está cheia de mistérios e Deus é um mistério, que a revelação está na base da experiência humana religiosa”. Livros sagrados são, basicamente, revelação e inspiração divina. Considerando-se os principais Livros Sagrados de cada crença, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Religião Cristã. (2) Religião Judaica. (3) Religião Islâmica. (4) Religião Budista.

( ) Torá. ( ) Corão. ( ) Bíblia. ( ) Tripitaka.

17 Q907983 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Imagine que um professor de ensino religioso do ensino fundamental está no processo de preparação de uma aula sobre a “religião e suas consequências práticas ao longo da existência da humanidade”. Em sua aula, irá lançar mão de uma metodologia ativa de gameficação, em que os alunos serão divididos em grupos e competirão entre si através de vários desafios organizados por etapas. Em uma dessas etapas, o professor pretende levar a turma a visualizar os impactos da religião na geopolítica. Nesta fase, o grupo terá 15 minutos para pesquisar e preparar uma explicação oral, coerente e clara, sobre um dos conflitos que tenha ocorrido no mundo com motivação, centrada e explícita, em questões religiosas. Entre as opções a seguir, qual o único conflito que é adequado para ser utilizado pelos alunos nessa aula?

18 Q899486 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a Educação Básica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a linearidade e não a complexidade desse desenvolvimento, estimulando visões reducionistas que privilegiam a dimensão emocional.
( ) É preciso assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.
( ) A escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de discriminação e preconceito.

19 Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.

20 Q899493 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Com o desenvolvimento histórico e as contínuas deliberações normativas e instituídas via constituições, o Ensino Religioso foi se fundamentando como disciplina em escolas públicas de ensino fundamental de forma facultativa, sem proselitismos e com determinações voltadas ao respeito à pluralidade cultural e religiosa, às liberdades e à dignidade humana. Sobre o Ensino Religioso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Todas as pessoas, independentemente de classe social, etnia, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, posicionamento político, crença religiosa, etc., devem ser respeitadas enquanto indivíduos ou grupos de indivíduos.

( ) O Estado não pode ser portador de uma confissão religiosa, tampouco pode influenciar a liberdade de culto e manifestação religiosa, ou beneficiar determinada religião em detrimento das outras.

( ) Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.