Início

Questões de Concursos Ensino Religioso

Resolva questões de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q907994 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Sobre os objetivos do ensino religioso na educação básica brasileira, analise as afirmativas a seguir.

(03) Proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos religiosos, culturais e estéticos, a partir das manifestações religiosas percebidas na realidade dos educandos.

(06) Propiciar conhecimentos sobre o direito à liberdade de consciência e de crença, no constante propósito de promoção dos cânones.

(09) Desenvolver competências e habilidades, que contribuam para o diálogo entre perspectivas religiosas e seculares de vida, exercitando o respeito à liberdade de concepções e o pluralismo de ideias.

(15) Contribuir para que os educandos construam seus sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.


O somatório de todos os números identificadores de afirmativas corretas resulta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q895559 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Em relação à inclusão escolar, a legislação brasileira que assegura a educação para todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação é a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q899486 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Sobre a Educação Básica, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a linearidade e não a complexidade desse desenvolvimento, estimulando visões reducionistas que privilegiam a dimensão emocional.
( ) É preciso assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto.
( ) A escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de discriminação e preconceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q899493 | Pedagogia, Legislação da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Com o desenvolvimento histórico e as contínuas deliberações normativas e instituídas via constituições, o Ensino Religioso foi se fundamentando como disciplina em escolas públicas de ensino fundamental de forma facultativa, sem proselitismos e com determinações voltadas ao respeito à pluralidade cultural e religiosa, às liberdades e à dignidade humana. Sobre o Ensino Religioso na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal de 1988, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Todas as pessoas, independentemente de classe social, etnia, raça, gênero, sexualidade, nacionalidade, posicionamento político, crença religiosa, etc., devem ser respeitadas enquanto indivíduos ou grupos de indivíduos.

( ) O Estado não pode ser portador de uma confissão religiosa, tampouco pode influenciar a liberdade de culto e manifestação religiosa, ou beneficiar determinada religião em detrimento das outras.

( ) Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q907991 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

“O _________________ é a religião original do Japão. Focada na natureza, incorpora uma série de antigos ritos mitológicos desse país e passou por muitas formulações e revisões estruturais ao longo dos séculos. Está relacionada às religiões da Manchúria, Coreia e a da região que hoje é conhecida como Sibéria. Em seus primórdios, não tinha um nome, texto ou dogma. É uma das religiões mais antigas do mundo; suas origens remontam à Pré-história. A institucionalização formal de muitas de suas formas não ocorreu até a metade do primeiro milênio a.C., quando foi considerado necessário distinguir as formas originárias japonesas das influências religiosas da China.”


Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1083159 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Ensino Religioso, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Em relação à construção do conhecimento em uma concepção de escola e sociedade, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q899492 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a época do nascimento de Jesus em Belém da Judeia, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Ao saber do nascimento do “Filho de Deus”, e que esse bebê era o esperado Rei dos Judeus, __________ ordenou a morte de crianças, com até dois anos, que tivessem nascido em Belém, intencionando matar entre elas o menino Jesus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q905974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de transcendência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q1045051 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Ensino Religioso, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:
(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).
Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1071718 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

O homem deve ser a medida de todas as coisas, deve criar novos valores e pô-los em prática. O homem embrutecido tem a espinha curvada diante das ilusões cruéis do sobrenatural. O super-homem “ama a vida” e “cria o sentido da terra” – e é fiel a isso. Aí está sua vontade de poder. Dentro de uma reflexão sobre valores morais e éticos, o pensamento anterior deve-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q907993 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O professor de ensino religioso do ensino fundamental entregou aos alunos uma filipeta contendo as duas definições a seguir e propôs que eles criassem grupos, discutissem e chegassem a uma conclusão a respeito do assunto.


I. Aquele que proclama que toda e qualquer religião é alienada e alienante, em termos sociais e/ou individuais. Para combater a alienação, o Estado tenta suprimir toda e qualquer religião. Se não consegue proibi-la, completamente, dificulta ao máximo suas práticas, inibe sua difusão e desenvolve contínua e sistemática propaganda antirreligiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


II. Aquele que tem sua legitimidade em todo o povo, ou seja, na soberania popular. O Estado é imparcial em matéria de religião. Ele respeita todas as crenças religiosas, desde que não atentem contra a ordem pública, assim como também respeita a não crença religiosa.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. p 10-11.)

Antes de iniciar o momento de discussão, o professor foi explícito quanto ao objetivo da aula, que era refletir sobre a relação entre o homem e a religiosidade na construção do contrato sociopolítico nacional. Ao final, os grupos manifestaram as seguintes conclusões:
GRUPO 01 – No tópico I existe a definição de um Estado ateu, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado laico.
GRUPO 02 – No tópico I existe a definição de um Estado laico, enquanto no tópico II há a identificação de um Estado ateu.
GRUPO 03 – Os dois tópicos apresentam pequenos textos com lastros concretos e que configuram entre si uma relação de antagonismo.
GRUPO 04 – Os dois tópicos apresentam textos com relação lexical de simetria, contudo o primeiro não representa uma base na realidade.

A respeito das conclusões dos grupos sobre os conteúdos dos tópicos e suas relações, as únicas manifestações corretas foram as dos grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q905971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o significado de politeísta no âmbito religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q899488 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

De acordo com Matos (2008), “O estudo da Teologia não se restringe aos intelectuais e acadêmicos. Não é um meio de se destacar entre os sábios e entendidos em matéria de religião”. A etimologia da palavra Teologia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q907981 | Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Kant fez uma virada para poder lançar as bases de um novo modelo do pensar filosófico, modelo delineado aos impasses nos quais as disputas filosóficas de seu tempo tropeçavam. Contrariamente às outras ciências, a metafísica sempre fracassara, sendo o motivo de tal tropeço o modo tradicional de pensar o objeto da metafísica, o incondicionado, que não pode ser sem contradição. Foi depois de preparar o campo e mudar completamente os termos da filosofia que Kant fez com que ela pendesse mais para uma epistemologia.

(CHADS, Bruno Holmes. A Superação Kantiana dos Impasses da Metafísica. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia). Niterói: UFF, 2016. p 14. Adaptado.)


Quando o enunciado menciona que Kant fez com que a metafísica pendesse mais para uma epistemologia, pretende esclarecer que a metafísica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q907988 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Observe as citações a seguir:


“Todos os Budas dos dez cantos do Universo entram na estrada única do Nirvana. Onde começa essa estrada...”

(koan Zen – budista.)

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o Universo.”

(Hebreus 1:1-2.)

“O mestre disse: ‘Transmiti o que me foi ensinado sem acrescentar nada de mim. Fui fiel aos antigos e os amei’.”

(Analectos de Confúcio, 7.1.)

“Eu nasço em todas as eras para proteger os bons, destruir o mal e restabelecer a lei.”

(Bhagavad Gita 4.7-8.)

“Nada é dito para você (Maomé), exceto o que foi dito para os mensageiros que vieram antes de você.”

(Alcorão, 41-43.)

“Disse Moisés a Deus: ‘Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?’. Disse Deus a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros’.”

(Êxodos 3, 13-14.)


A partir da relação entre as citações, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1070022 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Em um dos encontros da disciplina de ensino religioso, o professor distribuiu uma folha com o texto a seguir e disse que nele estava expresso, claramente, a definição do tema de sua aula.

Num sentido mais estrito, pode ser entendido como um pensamento egocêntrico e egoísta, preocupado apenas com os prazeres. O fenômeno atual do consumismo, frequentemente acompanhado de uma certa preguiça intelectual e moral, ilustra esse modo de pensar. Enquanto se opõe às morais tradicionais do esforço e da renúncia, constitui o modo de pensar de certos discípulos de Nietzsche.
(JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p 127.)

Qual o tema da aula?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1070024 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Abordagem ética que se concentra em seguir deveres e obrigações morais, independentemente das consequências. É baseada na ideia de que algumas ações são intrinsecamente corretas ou erradas, de acordo com princípios éticos específicos de uma classe profissional.

(JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. p. 68.)

O enunciado se refere especificamente à
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.