Questões de Concursos Ensino Religioso

Resolva questões de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q905971 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta o significado de politeísta no âmbito religioso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q905974 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a alternativa que apresenta o conceito correto de transcendência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1071354 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Pinhal RS, FUNDATEC, 2023

A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1071355 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Pinhal RS, FUNDATEC, 2023

Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q994264 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Religioso, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Em articulação com as competências gerais da Educação Básica, a área de Ensino Religioso e, por consequência, o componente curricular de Ensino Religioso, devem garantir aos alunos o desenvolvimento das competências específicas. Dessa forma, assinale a alternativa que descreve corretamente uma competência do componente curricular de Ensino religioso, conforme consta no Currículo do Estado do Espírito Santo (2020):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1045051 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Ensino Religioso, Prefeitura de Cariacica ES, INSTITUTO AOCP, 2020

Considere a seguinte sequência numérica de nove termos, em que são conhecidos alguns de seus termos:
(1,_,_,2,_,_,√7,_,3).
Sabendo que os termos dessa sequência foram obtidos seguindo um determinado padrão, então o seu termo central, ou seja, o quinto termo dessa sequência, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1071717 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Representa amplo movimento de pensamento que dominou grande parte da cultura europeia, em suas manifestações filosóficas, políticas, pedagógicas, historiográficas e literárias, de cerca de 1840 até quase às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A partir de Comte, existiu uma época de paz substancial na Europa. A revolução industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa e os entusiasmos se cristalizaram em torno da ideia de progresso humano e social irrefreável, já que, de agora em diante, possuíam-se os instrumentos para a solução de todos os problemas. Para o pensamento da época, esses instrumentos eram sobretudo a ciência e suas aplicações na indústria, bem como o livre intercâmbio e a educação. Assim, acreditava-se no primado da ciência.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 295-7.)

A afirmativa anterior refere-se ao movimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1071718 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

O homem deve ser a medida de todas as coisas, deve criar novos valores e pô-los em prática. O homem embrutecido tem a espinha curvada diante das ilusões cruéis do sobrenatural. O super-homem “ama a vida” e “cria o sentido da terra” – e é fiel a isso. Aí está sua vontade de poder. Dentro de uma reflexão sobre valores morais e éticos, o pensamento anterior deve-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q1071719 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Quando as ilusões perdem a máscara, então nada resta: o abismo do nada. ‘Como estado psicológico, o niilismo torna-se necessário em primeiro lugar, quando procuramos em todo acontecimento um sentido que ele não tem, até que, por fim, começa a faltar coragem a quem procura’. Aquele ‘sentido’ podia ser a realização ou o fortalecimento de um valor moral (amor, harmonia de relações, felicidade etc...). Mas o que devemos constatar é que a desilusão quanto a esse pretenso fim é ‘uma causa do niilismo’.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 435.)

Analise as afirmativas e assinale a que define niilismo corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q1071720 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Entre os séculos XIX e XX surgiu, na Europa, uma corrente de pensamento em reação ao positivismo que teve em suas primeiras fileiras toda uma gama de pensadores que podem muito bem ser reunidos sob o nome de espiritualistas. São características gerais dessa corrente, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1071721 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Nietzsche considera a moral como uma maneira de dominação dos outros e, a partir desse pressuposto, explicita que devemos distinguir a Moral entre duas formas. Quais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.