Início

Questões de Concursos Ensino Religioso

Resolva questões de Ensino Religioso comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q907986 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

No tocante ao ensino religioso, observe as legislações constitucionais a seguir:


Art 168: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas oficiais de grau primário e médio.”

Art. 210: “O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.”

Art.72: “Todos os indivíduos e confissões religiosas podem exercer pública e livremente o seu culto...”; “Será leigo o ensino ministrado nos estabelecimentos públicos”; “Nenhum culto ou igreja gozará de subvenção oficial nem terá relações de dependência ou aliança com o governo.”

Art. 153: “O ensino religioso será de frequência facultativa e ministrado de acordo com os princípios da confissão religiosa do aluno manifestada pelos pais ou responsáveis e constituirá matéria dos horários nas escolas públicas primárias, secundárias, profissionais e normais.”


As matérias das legislações citadas no enunciado são encontradas, respectivamente, nos textos constitucionais brasileiros de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q905969 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A origem da palavra "Bíblia" está no grego biblos, que significa livros. Este conjunto de escrituras é considerado sagrado e inspirado por Deus. A Bíblia é dividida em duas partes principais: o Antigo Testamento e o Novo Testamento. Assinale a assertiva que apresenta a quantidades de livros que possui no antigo testamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q1071719 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Quando as ilusões perdem a máscara, então nada resta: o abismo do nada. ‘Como estado psicológico, o niilismo torna-se necessário em primeiro lugar, quando procuramos em todo acontecimento um sentido que ele não tem, até que, por fim, começa a faltar coragem a quem procura’. Aquele ‘sentido’ podia ser a realização ou o fortalecimento de um valor moral (amor, harmonia de relações, felicidade etc...). Mas o que devemos constatar é que a desilusão quanto a esse pretenso fim é ‘uma causa do niilismo’.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 435.)

Analise as afirmativas e assinale a que define niilismo corretamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q907982 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Um dos princípios mais marcantes do Hinduísmo é o da não violência, que guiou os indianos para a liberdade nos séculos XIX e XX. Mahatma Gandhi, líder do movimento pela independência do país, apostou no princípio do Satyagraha, que quer dizer “força da verdade” e, segundo o qual, as pessoas deveriam se recusar a se submeter à injustiça. O auge da desobediência foi com a Marcha do Sal, quando Gandhi estimulou a população a desobedecer à lei que proibia o povo hindu de fazer seu próprio sal. Em 15 de agosto de 1947, a Índia se tornou independente do domínio britânico.

(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Adaptado.)


No texto, é possível perceber que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1089566 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Ensino Religioso, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

Paulo Freire, em sua pedagogia crítica, propõe uma educação problematizadora que supera a "educação bancária" através do diálogo e da práxis transformadora.

Nesse contexto, o conceito freiriano de "conscientização" implica a/o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1071355 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Pinhal RS, FUNDATEC, 2023

Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1071721 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Nietzsche considera a moral como uma maneira de dominação dos outros e, a partir desse pressuposto, explicita que devemos distinguir a Moral entre duas formas. Quais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q907987 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

O Judaísmo tem origem remontada ao ano de 2000 a.C., aproximadamente. Os nomes vinculados à sua fundação pelos judeus são Abraão e Moisés. Os cultos são realizados nas sinagogas, ainda sendo estas utilizadas como espaços dedicados à educação e aos assuntos coletivos. Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. Ao longo da história, alguns livros foram constituídos como sagrados.

(Disponível em: https://www.historiadomundo.com.br/religioes/judaismo.htm. Adaptado.)


São considerados livros sagrados do Judaísmo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q907990 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

A religião, ao longo da história, demonstrou ter uma influência significativa e multifacetada na vida das pessoas e nas sociedades em que está inserida. Essa influência pode ser positiva, contribuindo para o fortalecimento de valores morais, coesão social, senso de comunidade, solidariedade, esperança e consolo em momentos de dificuldade. Por outro lado, também pode ter impactos negativos, como a intolerância religiosa, o fundamentalismo, o conflito inter-religioso, a discriminação, a violência em nome da religião e a limitação da liberdade de pensamento e expressão. A seguir, assinale a única alternativa que possui um texto que expressa uma conceituação coerente com o enunciado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q907995 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Estado que estabelece uma religião como oficial. Em consequência, essa religião desfruta de condições privilegiadas, assim como seu clero. Por vezes, ser adepto dessa religião é condição para acesso a certos cargos públicos, como na administração, nas escolas e no judiciário.

(MENDONÇA, Amanda; SEPULVEDA, Denize; SEPULVEDA, José Antonio. Laicidade na Educação: políticas, conceitos e práticas. Observatório da Laicidade na Educação. Niterói: Novas edições acadêmicas, 2022. P. 10.)


Na história do Estado brasileiro, as informações relacionam-se corretamente com:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q1071717 | Filosofia, Filosofia da Cultura, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

“Representa amplo movimento de pensamento que dominou grande parte da cultura europeia, em suas manifestações filosóficas, políticas, pedagógicas, historiográficas e literárias, de cerca de 1840 até quase às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A partir de Comte, existiu uma época de paz substancial na Europa. A revolução industrial mudou radicalmente o modo de vida na Europa e os entusiasmos se cristalizaram em torno da ideia de progresso humano e social irrefreável, já que, de agora em diante, possuíam-se os instrumentos para a solução de todos os problemas. Para o pensamento da época, esses instrumentos eram sobretudo a ciência e suas aplicações na indústria, bem como o livre intercâmbio e a educação. Assim, acreditava-se no primado da ciência.”

(REALE, Giovanni. História da Filosofia. V 3. Paulus, 1990, p. 295-7.)

A afirmativa anterior refere-se ao movimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1070023 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de São Fidélis RJ, Instituto Consulplan, 2024

Após a ouvir a pergunta de uma determinada aluna, com o intuito de ser o mais claro possível, o professor responde com os seguintes exemplos:

Exemplo I
Os números, como o 1 e o 2 existem mesmo quando não estão sendo usados. ...tem a função de explorar a natureza dos objetos abstratos.
Exemplo II
Quando você pensa em algo, onde esses pensamentos estão localizados? ...tem a função de investigar a natureza da consciência e como ela se encaixa na realidade.
Exemplo III
Já parou para pensar no que significa realmente existir? ...tem a função de nos ajudar a questionar e explorar a natureza da existência e da realidade a partir do imaginário.
Exemplo IV
Imagine se tudo o que vemos e tocamos é apenas a ponta do iceberg, e há algo mais profundo e invisível que influencia tudo. ...tem a função de tentar explorar esses aspectos invisíveis da existência.

A partir da análise e relação dos exemplos, qual foi a pergunta feita pela aluna?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q994264 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Ensino Religioso, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Em articulação com as competências gerais da Educação Básica, a área de Ensino Religioso e, por consequência, o componente curricular de Ensino Religioso, devem garantir aos alunos o desenvolvimento das competências específicas. Dessa forma, assinale a alternativa que descreve corretamente uma competência do componente curricular de Ensino religioso, conforme consta no Currículo do Estado do Espírito Santo (2020):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q907985 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

No contexto da história do Cristianismo, sobre a reforma protestante, analise as afirmativas a seguir.


I. John Wyclif foi sucessor de Lutero no processo da reforma protestante ao liderar um movimento dissidente ao Catolicismo por volta do final no século XVI e início do século XVII.

II. Lutero, um professor de Teologia, não tinha a intenção de se separar da Igreja Romana, quando escreveu as 95 teses. Seu propósito era abordar questões da salvação que o preocupavam profundamente.

III. Ao vislumbrar ganhos, confiscando as propriedades da Igreja, alguns líderes políticos apoiaram Lutero, assim como a nova classe de capitalistas, que se beneficiaria com uma estrutura social mais aberta.

IV. A separação trazida pela reforma protestante provocou, exclusivamente, a pertinácia dogmática dentro da Igreja Romana. A ortodoxia doutrinal foi preterida diante das novas relações de poder.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1071720 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ensino Religioso, Prefeitura de Apiacá ES, IDECAN

Entre os séculos XIX e XX surgiu, na Europa, uma corrente de pensamento em reação ao positivismo que teve em suas primeiras fileiras toda uma gama de pensadores que podem muito bem ser reunidos sob o nome de espiritualistas. São características gerais dessa corrente, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q907984 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Ensino Religioso, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Os tópicos a seguir procuram demonstrar elementos que, quando em conjunto, são identificadores de grupos extremistas religiosos no século XXI. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Visão totalitária, isto é, em que o mundo é visto, por um lado, completamente bom, em luta com outro, completamente mau. Verdades absolutas sustentam as ações e pensamentos.

( ) Liderança carismática que, em público, fala de maneira provocativa e contundente por meio de generalizações vagas.

( ) Crença de que aproveitar ou criar um ambiente de caos e injustiça seja a pior maneira de gerar pessoas com real disposição para se envolver em suas causas.

( ) Interpretações abrangentes, adequadamente contextualizadas e com profundo rigor teológico dos textos das escrituras religiosas.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1071354 | Filosofia, Filosofia e a Grécia Antiga, Ensino Religioso, Prefeitura de Balneário Pinhal RS, FUNDATEC, 2023

A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.