Questões de Concursos Escriturário

Resolva questões de Escriturário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q7656 | Matemática Financeira, Escriturário, Banrisul, FDRH

Urna empresa de telefonia móvel vendia cartões da modalidade pré-pago a RS 24,00 a unidade, com prazo de 90 dias para a utilização dos créditos, o que, em média, dava R$ 8,00 por mês. Essa empresa, entretanto, resolveu reduzir o prazo de utilização dos créditos para 60 dias, mantendo, porém, o valor cobrado inicialmente pelo cartão, o que fez com que o valor médio mensal passasse para RS 12,00.

Essa medida fez com que o serviço sofresse um acréscimo percentual cm seu valor médio mensal de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q375055 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

De acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, o verbo destacado está corretamente empregado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q203212 | Conhecimentos Bancários, Ações, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

As ações preferenciais admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários, de acordo com a lei, devem proporcionar direito a dividendos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q205191 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Relações Internacionais e Conflitos, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Ativistas egípcios usam Facebook e outras ferramentas da Internet para organizar marchas pelas ruas de Cairo.
Milhares de manifestantes entraram ontem [27/01] em confronto com a tropa de choque da polícia egípcia no centro do Cairo. Três pessoas dois manifestantes e um policial morreram. (O Estado de São Paulo, 28/01/2011, p. A8)
Os protestos no Egito tinham como uma das principais causas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q3256 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O SELIC – Sistema Especial de Liquidação e Custódia – foi desenvolvido em 1979 pelo Banco Central do Brasil e pela ANDIMA (Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto) com a finalidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q203433 | Informática, Microsoft Word, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

No Microsoft Word versão 2007, a guia Referências oferece, por padrão, o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q859631 | Conhecimentos Bancários, Atendimento, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

A gestão da experiência do cliente é fundamental para reter os clientes numa empresa. Depois de mapear a jornada do cliente e fazer adequações nos canais de relacionamentos remotos e presenciais, o gerente de uma agência bancária decidiu medir o impacto dessas ações na taxa de rotatividade de clientes (churn rate) ao longo de um trimestre. Em janeiro sua agência contava com 460 clientes, mas 23 clientes encerraram suas contas no final do terceiro mês. Dessa forma, a taxa de rotatividade dessa agência foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q4661 | Matemática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Pretendendo fazer uma viagem à Europa, Mazza foi certo dia a uma Agência do Banco do Brasil comprar euros e dólares. Sabe-se que ela usou R$ 6 132,00 para com- prar € 2 800,00 e que, com R$ 4 200,00 comprou US$ 2 500,00. Com base nessas duas transações, é correto afirmar que, nesse dia, a cotação do euro em relação ao dólar, era de 1 para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q200385 | Português, Pontuação, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Texto associado.

A multiplicação de desastres naturais vitimando populações
inteiras é inquietante: tsunamis, terremotos, secas e inundações
devastadoras, destruição da camada de ozônio, degelo
das calotas polares, aumento dos oceanos, aquecimento do planeta,
envenenamento de mananciais, desmatamentos, ocupação
irresponsável do solo, impermeabilização abusiva nas grandes
cidades. Alguns desses fenômenos não estão diretamente
vinculados à conduta humana. Outros, porém, são uma consequência
direta de nossas maneiras de sentir, pensar e agir.
É aqui que avulta o exemplo de Hans Jonas.
Em 1979 ele publicou O Princípio Responsabilidade. A
obra mostra que as éticas tradicionais - antropocêntricas e
baseadas numa concepção instrumental da tecnologia - não
estavam à altura das consequências danosas do progresso
tecnológico sobre as condições de vida humana na Terra e o
futuro das novas gerações. Jonas propõe uma ética para a
civilização tecnológica, capaz de reconhecer para anatureza
um direito próprio. O filósofo detectou a propensão de nossa
civilização para degenerar de maneira desmesurada, em virtude
das forças econômicas e de outra índole que aceleram o curso
do desenvolvimento tecnológico, subtraindo o processo de
nosso controle.
Tudo se passa como se a aquisição de novas competências
tecnológicas gerasse uma compulsão a seu aproveitamento
industrial, de modo que a sobrevivência de nossas sociedades
depende da atualização do potencial tecnológico, sendo
as tecnociências suas principais forças produtivas. Funcionando
de modo autônomo, essa dinâmica tende a se reproduzir
coercitivamente e a se impor como único meio de resolução dos
problemas sociais surgidos na esteira do desenvolvimento. O
paradoxo consiste em que o progresso converte o sonho de
felicidade em pesadelo apocalíptico - profecia macabra que tem
hoje a figura da catástrofe ecológica. [...]
Jonas percebeu o simples: para que um "basta" derradeiro
não sejaimposto pela catástrofe, é preciso uma nova
conscientização, que não advém do saber oficial nem da
conduta privada, mas de um novo sentimento coletivo de
responsabilidade e temor. Tornar-se inventivo no medo, não só
reagir com a esperteza de "poupar a galinha dos ovos de ouro",
mas ensaiar novos estilos de vida, comprometidos com o futuro
das próximas gerações.

(Adaptado de Oswaldo Giacoia Junior. O Estado de S. Paulo,
A2 Espaço Aberto, 3 de abril de 2010)

Considere as afirmativas a respeito dos sinais de pontuação empregados no texto.

I. Os dois-pontos, no 1º parágrafo, introduzem enumeração de fatos que exemplificam desastres naturais.

II. Os travessões isolam, no 3º parágrafo, um comentário explicativo da expressão imediatamente anterior a esse segmento.

III. O travessão único, no final do 4º parágrafo, pode ser corretamente substituído por uma vírgula, sem alteração do sentido original.

IV. As aspas colocadas na frase do final do texto "poupar a galinha dos ovos de ouro" têm por objetivo assinalar a ideia principal do texto.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q200854 | Conhecimentos Bancários, BACEN, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

Com relação à atuação do Banco Central do Brasil, é correto afirmar que ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q649278 | Informática, Engenharia de Software, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2018

Na versão 1.4.6 do Sqoop, é função do argumento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q7658 | Matemática Financeira, Escriturário, Banrisul, FDRH

Um título, cujo valor de face é R$ 7.000,00, foi descontado 60 dias antes do seu vencimento, por meio de uma operação de desconto bancário simples, à taxa de desconto de 10% ao mês.

O valor atual do título, ou seja, o valor de face do título menos o desconto, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q202401 | Informática, Navegadores, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Muito utilizados para interagir com a Internet, os softwares navegadores Internet Explorer da Microsoft e Firefox da Mozilla Foundation, entre outras características, diferem porque apenas um deles faz uso de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q201922 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, Não definido

O Banco Lovelock encomendou uma pesquisa tentando identificar fatores associados à fidelização de clientes que, potencialmente, podem fazer sua lucratividade crescer. NÃO representa um fator ligado ao aumento da lucratividade por fidelização do cliente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q7663 | Matemática Financeira, Escriturário, Banrisul, FDRH

Um título de crédito, cujo valor d e face é RS 1.000,00, foi emitido em 23-4-2000, com vencimento ajustado para o dia 21-8-2000. Seu detentor, entretanto, precisou descontá-lo no dia 07-7-2000. ou seja, 45 dias antes do seu vencimento, à taxa de desconto bancário simples de 5% ao mês.

Qual foi o valor do desconto aplicado pelo banco nessa operação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q205106 | Técnicas de Vendas e Negociação, Vendas, Escriturário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

São exemplos de ferramentas de promoção de vendas no setor bancário:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q10431 | Raciocínio Lógico, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Durante 185 dias úteis, 5 funcionários de uma agência bancária participaram de um rodízio. Nesse rodízio, a cada dia, exatamente 4 dos 5 funcionários foram designados para trabalhar no setor X, e cada um dos 5 funcionários trabalhou no setor X o mesmo número N de dias úteis.

O resto de N na divisão por 5 é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q1121 | Informática, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O Filtro do SmartScreen da Microsoft é um recurso do Internet Explorer que ajuda a detectar sites de Phishing e sites de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q203366 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing de Serviços e Valor, Escriturário, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO

Ao elaborar o plano de marketing para 2008, os executivos de uma instituição financeira desenvolveram uma série de ações para ampliar o relacionamento com os clientes. Eles esperam que a implantação de estratégias de marketing de relacionamento leve a organização a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q205762 | Técnicas de Vendas e Negociação, Telemarketing, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

As atividades do Telemarketing permitem conduzir campanhas de marketing direto e têm se tornado popular nos últimos anos. Seu uso em pesquisa de mercado, em promoção de vendas e em vendas é crescente, devido a um número considerado de vantagens. São vantagens do Telemarketing:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.