Questões de Concursos Escriturário

Resolva questões de Escriturário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

481Q4636 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Uma carta de fiança bancária, garantindo uma operação de crédito, implica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q4655 | Técnicas de Vendas e Negociação, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Atenção: Para responder às questões de números 73 a 75, considere o Código de Defesa do Consumidor Bancário.

75. Na hipótese de saques de valores superiores a R$ 5.000,00 (cinco mil reais), deve ser feita solicitação, na agência em que o correntista mantenha a conta sacada, com antecedência, com relação ao horário de encerramento de expediente, de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q7653 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banrisul, FDRH

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a temática da propaganda bancária.

( ) A função da propaganda institucional é mostrar os diferenciais e as vantagens dos diversos produtos bancários.

( ) Um slogan não é adequado para resumir o posicionamento da marca da instituição junto ao mercado.

( ) Estudos de comportamento do consumidor têm indicado que as pessoas estão mais interessadas na qualidade das empresas bancárias do que no atendimento de suas necessidades e desejos.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q698107 | Informática, Escriturário, BANRISUL, FCC, 2019

No Linux e no prompt de comandos do Windows, para mostrar a lista de arquivos e diretórios presentes na unidade de armazenamento atual, por exemplo, um pen drive, utilizam-se, respectivamente, os comandos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q201699 | Conhecimentos Bancários, Debêntures, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

O titular de uma debênture conversível em ações assume temporariamente um direito que se compara com a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q200706 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing de Relacionamento, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

O Banco ABC se orgulha da história de ter crescido arregimentando uma base de clientes extremamente fiéis que permanecem como seus correntistas desde a fundação da instituição. A principal diretriz do Banco, desde sua origem, foi a de orientar seus funcionários para a satisfação da clientela e para a construção de relacionamentos.


Uma importante característica do chamado marketing de relacionamento é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q22283 | Conhecimentos Específicos, Produtos e Serviços Bancários, Escriturário, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a produtos e serviços financeiros, julgue os itens a seguir.
As operações de hot money constituem empréstimos de curtíssimo prazo que utilizam como referencial de custo a taxa do certificado de depósito interbancário (CDI) diária, acrescida de tributos.
  1. ✂️
  2. ✂️

488Q859628 | Conhecimentos Bancários, Atendimento, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

DD é estudante universitário na área de Ciências Exatas e participa de núcleo que constrói sistemas operacionais para facilitar a vida cotidiana. Um dos projetos é destinado a viabilizar a virtualização das atividades financeiras, buscando extinguir os atos físicos, inclusive moedas. O Banco LL realiza contrato com a Universidade que lidera o projeto e cria um setor para aplicar os programas criados. Em decorrência disso, seleciona vários clientes e estabelece condições para que todos os atos financeiros possam ser realizados por computadores e aparelhos celulares mediante criptografia, que confere segurança ao modelo. Nos termos da Resolução CMN n° 3.694/2009, as instituições financeiras, ao proporcionar aos clientes esses serviços,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q202626 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca de marketing.

Segundo atuais estudos de marketing, quando um cliente procura os serviços de um banco, além da busca de uma conta-corrente, de uma linha de crédito ou de um cartão de crédito, outros valores, como status, conforto e proteção também estão sendo valorados.

  1. ✂️
  2. ✂️

490Q338071 | Matemática, Aritmética e Algebra, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Um grupo de amigos saiu para assistir a um filme no cinema do bairro. Lá chegando, constataram que o preço das entradas para todos, refrigerantes e pipoca era de R$ 585,00. Esse valor deveria ser dividido inicialmente entre todos do grupo, mas, por delicadeza, os integrantes do grupo que moravam nesse bairro revolveram dividir entre eles o valor correspondente ao que cabia aos 4 integrantes que não moravam no bairro, o que acrescentou à despesa de cada um dos primeiros a quantia de R$ 20,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Indicando por x a quantidade de pessoas do grupo de amigos e por y a quantia que cada um deles deveria inicialmente desembolsar, é correto afirmar que x e y são tais que x × y = 585 e 20x - 4y = 80.

  1. ✂️
  2. ✂️

491Q202914 | Conhecimentos Bancários, Atendimento e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O relacionamento que os bancos mantêm com seus clientes é um fator que contribui para sua captação e sua fidelização. Pensando nisso, os bancos têm utilizado diferentes ferramentas e estratégias no desenvolvimento de sua liderança no mercado. De maneira geral, o marketing de relacionamento é conceituado como o processo pelo qual uma empresa constrói alianças com clientes atuais e potenciais de tal forma que ambos, vendedor e comprador, trabalhem em busca de um conjunto específico de objetivos comuns. Os objetivos do marketing de relacionamento são atingidos quando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q204195 | Conhecimentos Bancários, Poupança, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

A caderneta de poupança é a aplicação mais simples e tradicional no mercado financeiro nacional, sendo uma das poucas em que o cliente pode aplicar pequenas somas e ter liquidez. Atualmente, a maior vantagem da caderneta de poupança em relação a outros investimentos é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q205736 | Técnicas de Vendas e Negociação, Atendimento Prioritário, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as normas que estabelecem prioridade de
atendimento e critérios básicos para a promoção da acessibilidade
das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade
reduzida, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese de, em um hotel de luxo, ser construída uma sala para a realização de conferências, esta deverá dispor de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive para seus acompanhantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

494Q21673 | Conhecimentos Específicos, Setor Financeiro, Escriturário, BRB, CESPE CEBRASPE

Uma gama de produtos e serviços financeiros é atualmente comercializada nas economias de mercado. Acerca desses produtos e serviços, julgue os itens que se seguem.

A vantagem de se usar o empréstimo hot money é que ele pode ser rapidamente reavaliado em caso de diminuições bruscas das taxas de juros.
  1. ✂️
  2. ✂️

495Q201070 | Técnicas de Vendas e Negociação, Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Recentemente o BB fez uma grande campanha de marketing. Agências ganharam novas fachadas, com nomes de clientes: Banco do João, Banco da Luciana, Banco da Maria. A campanha, que teve ainda anúncios em televisão, rádio e mídias impressas, ressalta a estratégia de estabelecer um atendimento diferenciado e oferecer produtos e serviços sob medida para cada segmento. Dessa forma, o BB buscou reforçar a identificação do cliente com a empresa, bem como homenagear as pessoas que fazem do BB a maior instituição financeira do país. Banco do Brasil. Relatório anual, 2006 (com adaptações). A respeito do marketing em empresas de serviços. julgue os itens seguintes.

Propaganda é qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

  1. ✂️
  2. ✂️

496Q3272 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

TERREMOTOS POLITIZADOS

Pode-se politizar terremotos? Pode-se tentar. O “Wall Street
Journal” creditou a solidez dos novos prédios de Santiago
que resistiram aos tremores à prosperidade trazida ao
Chile pela economia de mercado de acordo com a receita
da Universidade de Chicago. (...) O “Wall Street Journal”
preferiu ignorar a outra realidade mostrada pelos
terremotos. (...) A desigualdade social persiste no Chile
como persistiu em outros países da América Latina (...), e
os chilenos viram-se desprotegidos como os haitianos.

VERÍSSIMO, L.F. O Globo, Rio de Janeiro, 07 mar. 2010. (Excertos)

O foco da crítica contida no texto acima direciona-se à
política
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q204595 | Informática, Hardware Dispositivos de Armazenamento, Escriturário, Banco do Brasil, BB

Paulo possui R$ 3.500,00 para comprar um computador para uso pessoal. Ele deseja um computador atual, novo e com configurações padrão de mercado. Ao fazer uma pesquisa pela Internet observou, nas configurações dos componentes de hardware, os seguintes parâmetros: 3.3 GHz, 4 MB, 2 TB, 100 Mbps e 64 bits.

De acordo com as informações acima,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q10446 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

As empresas, diante da concorrência existente no mercado, procuram medir a satisfação de seus clientes, buscando identificar possibilidades para sua fidelização. A satisfação do cliente em relação ao produto adquirido é representada pelo(a).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q4622 | Conhecimentos Bancários, Escriturário, Banco do Brasil, CESGRANRIO

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é integrado pelo Ministro da Fazenda,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q202167 | Matemática, Frações e porcentagem, Escriturário, Banco do Brasil, FCC

As estatísticas da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, organizada há 11 anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, revelam que o brasileiro não se protege adequadamente do sol: 70% dos entrevistados afirmaram não usar qualquer tipo de proteção solar, nem mesmo quando vão à praia (adaptado de www.sbd.org.br). Se foram entrevistadas 34 430 pessoas, o número delas que usam protetor solar é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.