Início

Questões de Concursos Escrivão de Polícia

Resolva questões de Escrivão de Polícia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q409443 | Direito Administrativo, Serviço Público, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos serviços públicos.

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça, é legal a cobrança, pela administração pública, de taxa, para a utilização das vias públicas para prestação de serviços públicos por concessionária, como, por exemplo, a instalação de postes, dutos ou linhas de transmissão.

  1. ✂️
  2. ✂️

1043Q203188 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime constitucional aplicável à administração pública, julgue os itens subsequentes.

É condição necessária e suficiente para a aquisição da estabilidade no serviço público o exercício efetivo no cargo por período de três anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q426261 | Direito Constitucional, STF, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Com relação aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, julgue os itens a seguir.

Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar originariamente, por infrações penais comuns, os seus próprios ministros.

  1. ✂️
  2. ✂️

1045Q808021 | Legislação Federal, Lei de Execução Penal LEP, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem. No decorrer da execução penal, são faltas graves cometidas pelo preso no cumprimento da pena privativa de liberdade: incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina; provocar acidente de trabalho; e possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem.
  1. ✂️
  2. ✂️

1046Q814948 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos princípios básicos da administração pública federal, regulamentados pela Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações, julgue os itens subsecutivos.

Agente público que, ao assumir cargo público, preste, pela segunda vez, falsa declaração de bens deve ser punido com demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

1047Q201095 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao que dispõe a Lei n.º 8.112/1990 e aos princípios que regem a administração pública, julgue os itens subsecutivos.

Na composição de comissão de processo disciplinar, é possível a designação de servidores lotados em unidade da Federação diversa daquela em que atua o servidor investigado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1048Q435561 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito dos direitos e garantias fundamentais, julgue os seguintes itens, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF). Considere que a Polícia Federal tenha recebido denúncia anônima a respeito de suposta prática delituosa inserida em seu âmbito de investigação. Nessa situação, o órgão não poderá investigar, visto que a CF veda expressamente o anonimato e a consequente deflagração da persecução penal com fundamento na referida denúncia anônima.
  1. ✂️
  2. ✂️

1050Q806563 | Legislação Federal, Lei n 8429 1992 Lei de Improbidade Administrativa, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Com relação ao direito administrativo, julgue os itens a seguir. O servidor público que revelar fato ou circunstância que tenha ciência em razão das suas atribuições, e que deva permanecer em segredo, comete ato de improbidade administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1051Q809196 | Legislação Federal, Lei n 9437 1997 Lei de Armas, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem. Incorre nas mesmas penas previstas para a posse ou o porte ilegal de arma de fogo aquele que, sem autorização legal, recarrega munição para uso próprio, mesmo que em arma devidamente registrada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1052Q438080 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Escrivão de Polícia, Polícia Civil DF, CESPE CEBRASPE

Considerando o disposto na CF acerca do Poder Executivo, julgue os próximos itens.

Se cometer crime eleitoral, o presidente da República será suspenso de suas funções até o julgamento final do respectivo processo. Nesse caso, a denúncia do fato ao Tribunal Superior Eleitoral e o seu acolhimento por esse tribunal serão requisitos legais para a instauração do processo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1053Q818038 | Legislação Federal, Crimes Hediondos e Abuso de Autoridade, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes de abuso de autoridade e de tortura, julgue os itens subsequentes.

Há concurso de crimes de abuso de autoridade e de tortura se, em um mesmo contexto, mas com desígnios autônomos, dois agentes torturam preso para que ele confesse a autoria de delito e, em seguida, o exibem, sem autorização, para as redes de televisão como suposto autor confesso do crime.

  1. ✂️
  2. ✂️

1054Q404158 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao conceito de pessoa administrativa e à delegação e avocação de competências, julgue os itens a seguir.

Um órgão administrativo só poderá delegar parte da sua competência, se não houver impedimento legal, a outros órgãos que lhe sejam hierarquicamente subordinados, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1055Q204506 | Direito Processual Penal, Crimes de Responsabilidade de Funcionários Públicos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes no que concerne à legislação processual penal.

Os crimes praticados por funcionário público contra a administração pública, em regra, são afiançáveis, havendo previsão legal para que o acusado apresente resposta preliminar, à vista da qual o juiz poderá rejeitar a denúncia se convencido da inexistência do crime.
  1. ✂️
  2. ✂️

1056Q430824 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens relativos à defesa do Estado e das instituições democráticas. A apuração de infrações penais cometidas contra os interesses de empresa pública federal insere-se no âmbito da competência da Polícia Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q396088 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem a respeito dos agentes públicos e da extensão do controle judicial da administração pública. Entre a administração pública e os seus agentes existe um vínculo de direito público, previsto em lei, de forma que se permite a invocação de direito adquirido para a manutenção do regime jurídico a que se submetem os agentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1058Q202205 | Direito Administrativo, Escrivão de Polícia, Polícia Civil BA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao regime constitucional aplicável à administração pública, julgue os itens subsequentes.

Não constitui ofensa à CF a acumulação remunerada de dois empregos públicos em duas sociedades de economia mista estaduais, dado que a proibição constitucional se aplica somente à acumulação dos cargos públicos da administração direta e das fundações públicas e autarquias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1059Q818095 | Legislação Federal, Lei n 10826 2003 Estatuto do Desarmamento, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem.

De acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça, o simples fato de portar arma de fogo de uso permitido com numeração raspada viola o previsto no art. 16, da Lei n.º 10.826/2003, por se tratar de delito de mera conduta ou de perigo abstrato, cujo objeto imediato é a segurança coletiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

1060Q432350 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Escrivão de Polícia, Polícia Civil DF, CESPE CEBRASPE

Em relação ao controle legislativo dos atos administrativos, julgue os itens a seguir.

O princípio da separação dos poderes não impede o controle judicial sobre decisão do Tribunal de Contas da União que resulte na anulação de autorização conferida ao particular pelo Poder Executivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.