Início

Questões de Concursos Escrivão de Polícia

Resolva questões de Escrivão de Polícia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q4017 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Construído para centralizar as configurações do Windows , onde pode ser acessado os dispositivos e componentes do computador , hardware e software. Estamos nos referindo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q340340 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil RS, FUNDATEC, 2018

Considerando um alfabeto com 26 letras distintas e 9 algarismos distintos, quantas placas podem ser construídas com a sequência de duas letras seguidas de 3 algarismos, sendo que as letras podem ser maiúsculas ou minúsculas, como, por exemplo, Ai234, Bb677, ou GG123?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q4072 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Texto associado.
As questões de 1 a 3 referem-se ao texto abaixo.
“Tinham visto a árvore crescer desde um diminuto broto até
seu atual esplendor de 18 metros de altura. Tinha crescido
depressa e, embora os dois não o dissessem, aquele
crescimento rápido os havia perturbado, pois sugeria
daquele modo a velocidade com que os anos passavam.”
(Revista Piauí 36)

As questões de 5 a 8 referem-se ao texto abaixo.
“A Organização Mundial da Saúde declarou em junho do
ano passado que o vírus estava causando a primeira
pandemia de gripe em mais de 40 anos, depois de ter se
espalhado do México e dos Estados Unidos para o mundo
em seis semanas. De acordo com a entidade, o vírus da nova
gripe matou 16 mil pessoas, mas esses números são
subestimados, já que poucos pacientes são testados e
diagnosticados.” (Folha de S. Paulo, fevereiro de 2010)
As formas verbais grifadas indicam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q341850 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Uma pesquisa de rua feita no centro de Vitória constatou que, das pessoas entrevistadas, 60 não sabiam que a polícia civil do Espírito Santo possui delegacia com sistema online para registro ou denúncia de certos tipos de ocorrência e 85 não sabiam que uma denúncia caluniosa pode levar o denunciante à prisão por 2 a 8 anos, além do pagamento de multa. A partir dessas informações, julgue o item seguinte.

Considerando-se que também foi constatado que 10 dos entrevistados não sabiam do canal de comunicação online nem das penalidades cabíveis a denúncias caluniosas, é correto concluir que 135 pessoas não tinham conhecimento de pelo menos uma dessas questões.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q41862 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Sergipe, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Segundo a Lei Estadual n° 4.364/01, que dispõe sobre o Regime Disciplinar dos Servidores das Carreiras Policiais Civis do Estado de Sergipe, a pena de demissão deve ser aplicada, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q41885 | Direito Processual Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Com base no que dispõe o Código de Processo Penal, no Título “Da Prova”, assinale a alternativa INCORRETA quanto à pessoa do ofendido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

187Q40900 | Redação Oficial, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.
O ofício, o memorando, o aviso e a exposição de motivos são expedientes que seguem a estrutura do padrão ofício, embora tenham finalidades distintas.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q41884 | Direito Processual Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Com base no que dispõe o Código de Processo Penal, no Título “Da Prova”, assinale a alternativa correta quanto ao reconhecimento de pessoas ou coisas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q40944 | Direito Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

No que concerne à interceptação telefônica, julgue os itens subsequentes.

Havendo indícios razoáveis de autoria ou participação em prática de infração penal, admite-se a interceptação de comunicações telefônicas, desde que não exista outro meio de se obter a prova e o fato investigado seja punido, no máximo, com pena de detenção.
  1. ✂️
  2. ✂️

190Q552677 | Informática, Segurança da Informação, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Acerca de segurança da informação, julgue os seguintes itens.

Os phishings, usados para aplicar golpes contra usuários de computadores, são enviados exclusivamente por meio de emails. Os navegadores, contudo, têm ferramentas que, algumas vezes, identificam esses golpes.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q450450 | Direito do Consumidor, Lei de Execução Penal LEP, Escrivão de Polícia, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE

Com relação às infrações penais previstas na Lei n.º 8.078/1990, que instituiu o CDC, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q4010 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

O protocolo mais comum utilizado para dar suporte ao correio eletrônico é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q204035 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e os
crimes contra a pessoa, julgue os itens que se seguem.
O crime consistente na submissão de criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento, por ser crime próprio, somente pode ser praticado por agentes do Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️

194Q41834 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Texto associado.
Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras. 

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade. 

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão. 

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial. 

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui. 

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo. 

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong. 

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final. 

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi. 

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar. 
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado. 

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente: 
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China; 
*cabriolet:tipo de carruagem; 
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal. 
*famulagem:grupo de criados
O trecho abaixo transcrito revela a insatisfação de LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, com o seu exército. Utilize-o para responder às questões de 10 a 13.

“O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. 
Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 
 É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar.” 


Em resposta ao vice-rei, o general do exército exagera na flexão dos adjetivos. Sobre o grau utilizado, leia as afirmações a seguir e julgue-as, assinalando a alternativa correta.

I. Nos adjetivos “Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima e Altíssima” foi utilizado o grau superlativo absoluto sintético.
II. A utilização desse grau revela uma tentativa exagerada do general de agradar o vice-rei.
III. A flexão utilizada pelo general está em desacordo com a norma culta, que apenas admite a flexão de grau do substantivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q205212 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação aos crimes de trânsito, previstos no Código de Trânsito
Brasileiro (CTB), julgue os itens a seguir.
Constitui infração penal o simples fato de trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidade de escola, hospitais e estações de embarque e desembarque de passageiros, em qualquer dia ou horário.
  1. ✂️
  2. ✂️

196Q736529 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à legislação especial, julgue os itens que se seguem.

O Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que é cabível a aplicação do instituto da liberdade provisória nos casos que envolvam a prática do crime de tráfico ilícito de substância entorpecente.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q200811 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e os
crimes contra a pessoa, julgue os itens que se seguem.
Se, após a regular apreensão de adolescente, a autoridade policial responsável deixar de comunicar, imediatamente, o fato à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada, o delegado de polícia, por ter a incumbência legal de ordenar a lavratura do auto de apreensão e demais medidas dele decorrentes, será responsabilizado criminalmente por delito previsto no ECA.
  1. ✂️
  2. ✂️

198Q40897 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em cada um dos itens seguintes são apresentados trechos adaptados de reportagens jornalísticas. Julgue-os em relação à grafia e acentuação gráfica das palavras e a aspectos morfossintáticos e textuais, como emprego e colocação de vocábulos, concordância e regência nominal e verbal, pontuação e coerência.
Consta do inquérito policial que, após trocarem tiros com membros de uma guarnição da Polícia Militar, os acusados, todos menores, fugiram em uma lancha e passaram a ser perseguidos por um helicóptero da polícia, quando perderam o controle da embarcação, que virou. Os jovens, cuja identidade não foi revelada, já tinham sido acusados de intimidação.
  1. ✂️
  2. ✂️

199Q559058 | Informática, Segurança da Informação, Escrivão de Polícia, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE

Os mecanismos de proteção aos ambientes computacionais destinados a garantir a segurança da informação incluem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q40915 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Acerca de segurança da informação, julgue os seguintes itens.

Os phishings, usados para aplicar golpes contra usuários de computadores, são enviados exclusivamente por meio de emails. Os navegadores, contudo, têm ferramentas que, algumas vezes, identificam esses golpes.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.