Início

Questões de Concursos Escrivão de Polícia

Resolva questões de Escrivão de Polícia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q5139 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil PA, MS CONCURSOS

Analise as seguintes sentenças e marque a alternativa correta:

I – O gateway restringe e controla o fluxo de tráfego de dados entre redes, mais comumente entre uma rede empresarial interna e a internet.
II – Nenhum servidor interno é acessado diretamente de uma rede externa, mas todo servidor externo é cessado diretamente a partir da rede interna.
III – Worms são programas que aproveitam falhas do sistema para se propagar e se replicar, contaminando os arquivos do sistema.
IV – Hacker é o indivíduo com conhecimentos elevados de computação e segurança, que os utiliza para fins criminosos, destruição de dados ou interrupção de sistema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

222Q4030 | Conhecimentos Específicos, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Quanto ao regime jurídico concernente aos funcionários policiais
civis da União e do Distrito Federal, bem como às sanções
aplicáveis aos agentes públicos, julgue o item a seguir.

Frustrar a licitude de processo licitatório ou dispensá-lo
indevidamente constitui ato de improbidade administrativa
e, por consequência, impõe a aplicação da lei de
improbidade e a sujeição do responsável unicamente às
sanções nela previstas.
  1. ✂️
  2. ✂️

223Q4094 | Conhecimentos Específicos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil PR, MOVENS Instituto

Em relação à prisão preventiva, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q41822 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Texto associado.
Eficiência militar
(Historieta Chinesa)

LI-HU ANG-PÔ, vice-rei de Cantão, Império da China, Celeste Império, Império do Meio, nome que lhe vai a calhar, notava que o seu exército provincial não apresentava nem garbo marcial, nem tampouco, nas últimas manobras, tinha demonstrado grandes aptidões guerreiras. 

Como toda a gente sabe, o vice-rei da província de Cantão, na China, tem atribuições quase soberanas. Ele governa a província como reino seu que houvesse herdado de seus pais, tendo unicamente por lei a sua vontade. 

Convém não esquecer que isto se passou, durante o antigo regime chinês, na vigência do qual, esse vice-rei tinha todos os poderes de monarca absoluto, obrigando-se unicamente a contribuir com um avultado tributo anual, para o Erário do Filho do Céu, que vivia refestelado em Pequim, na misteriosa cidade imperial, invisível para o grosso do seu povo e cercado por dezenas de mulheres e centenas de concubinas. Bem.

Verificado esse estado miserável do seu exército, o vice- rei Li-Huang-Pô começou a meditar nos remédios que devia aplicar para levantar-lhe o moral e tirar de sua força armada maior rendimento militar. Mandou dobrar a ração de arroz e carne de cachorro, que os soldados venciam. Isto, entretanto, aumentou em muito a despesa feita com a força militar do vice-reinado; e, no intuito de fazer face a esse aumento, ele se lembrou, ou alguém lhe lembrou, o simples alvitre de duplicar os impostos que pagavam os pescadores, os fabricantes de porcelana e os carregadores de adubo humano - tipo dos mais característicos daquela babilônica cidade de Cantão. 

Ao fim de alguns meses, ele tratou de verificar os resultados do remédio que havia aplicado nos seus fiéis soldados, a fim de dar-lhes garbo, entusiasmo e vigor marcial. 

Determinou que se realizassem manobras gerais, na próxima primavera, por ocasião de florirem as cerejeiras, e elas tivessem lugar na planície de Chu-Wei-Hu - o que quer dizer na nossa língua: “planície dos dias felizes”. As suas ordens foram obedecidas e cerca de cinqüenta mil chineses, soldados das três armas, acamparam em Chu-Wei-Hu, debaixo de barracas de seda. Na China, seda é como metim aqui. 

Comandava em chefe esse portentoso exército, o general Fu-Shi-Tô que tinha começado a sua carreira militar como puxador de tílburi* em Hong-Kong. Fizera-se tão destro nesse mister que o governador inglês o tomara para o seu serviço exclusivo. 

Este fato deu-lhe um excepcional prestígio entre os seus patrícios, porque, embora os chineses detestem os estrangeiros, em geral, sobretudo os ingleses, não deixam, entretanto, de ter um respeito temeroso por eles, de sentir o prestígio sobre­ humano dos “diabos vermelhos”, como os chinas chamam os europeus e os de raça europeia.

Deixando a famulagem do governador britânico de Hong- Kong,Fu-Shi-Tô não podia ter outro cargo, na sua própria pátria, senão o de general no exército do vice-rei de Cantão. E assim foi ele feito, mostrando-se desde logo um inovador, introduzindo melhoramentos na tropa e no material bélico, merecendo por isso ser condecorado, com o dragão imperial de ouro maciço. Foi ele quem substituiu, na força armada cantonesa, os canhões de papelão, pelos do Krupp; e, com isto, ganhou de comissão alguns bilhões de taels* que repartiu com o vice-rei. Os franceses do Canet queriam lhe dar um pouco menos, por isso ele julgou mais perfeitos os canhões do Krupp, em comparação com os do Canet. Entendia, a fundo, de artilharia, o ex-fâmulo do governador de Hong-Kong. 

O exército de Li-Huang-Pô estava acampado havia um mês, nas “planícies dos dias felizes”, quando ele se resolveu a ir assistir-lhe as manobras, antes de passar-lhe a revista final. 

O vice-rei, acompanhado do seu séquito, do qual fazia parte o seu exímio cabeleireiro Pi-Nu, lá foi para a linda planície, esperando assistir a manobras de um verdadeiro exército germânico. Antegozava isso como uma vítima sua e, também, como constituindo o penhor de sua eternidade no lugar rendoso de quase rei da rica província de Cantão. Com um forte exército à mão, ninguém se atreveria a demiti-lo dele. Foi. 

Assistiu às evoluções com curiosidade e atenção. A seu lado, Fu-Shi-Pô explicava os temas e os detalhes do respectivo desenvolvimento, com a abundância e o saber de quem havia estudado Arte da Guerra entre os varais de um cabriolet*.

O vice-rei, porém, não parecia satisfeito. Notava hesitações, falta de élan na tropa, rapidez e exatidão nas evoluções e pouca obediência ao comando em chefe e aos comandados particulares; enfim, pouca eficiência militar naquele exército que devia ser uma ameaça à China inteira, caso quisessem retirá-lo do cômodo e rendoso lugar de vice-rei de Cantão. Comunicou isto ao general, que lhe respondeu: 

- É verdade o que Vossa Excelência Reverendíssima, Poderosíssima, Graciosíssima, Altíssima e Celestial diz; mas os defeitos são fáceis de remediar. 
- Como? perguntou o vice-rei.
- É simples. O uniforme atual muito se parece com o alemão: mudemo-lo para uma imitação do francês e tudo estará sanado. 

Li-Huang-Pô pôs-se a pensar, recordando a sua estadia em Berlim, as festas que os grandes dignatários da corte de Potsdam lhe fizeram, o acolhimento do Kaiser e, sobretudo, os taels que recebeu de sociedade com o seu general Fu-ShiPô... Seria uma ingratidão; mas... Pensou ainda um pouco; e, por fim, num repente, disse peremptoriamente: 
- Mudemos o uniforme; e já!

(Lima Barreto)

*tael:unidade monetária e de peso da China; 
*cabriolet:tipo de carruagem; 
*tílburi: carro de duas rodas e dois assentos comandados por um animal. 
*famulagem:grupo de criados
No conto de Lima Barreto, o vice-rei LI-HU ANG-PÔ exerce, na fictícia província de Cantão, um governo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

225Q5313 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Pode-se afirmar que, segundo o autor do Texto 01, os “valores” devem ser trabalhados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q41846 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

A extensão de arquivo padronizado pelo BrOffice para os documentos de texto, que segue o formato OpenDocument, é reconhecido pela sigla:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

227Q41871 | Direito Constitucional, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

Segundo a Constituição Federal, no capítulo “Do Poder Executivo”, compete ao Presidente da República, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

228Q4036 | Conhecimentos Específicos, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes quanto a prisão em flagrante, prova e inquérito policial.

Não se admite a acareação entre o acusado e a pessoa ofendida, considerando-se que o acusado tem o direito constitucional ao silêncio, e o ofendido não será compromissado.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q202184 | Direito Processual Penal, Da Ação Penal, Escrivão de Polícia, Polícia Civil ES, FUNCAB

É INCORRETO afirmar que é característica do sistema processual brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q40971 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Alagoas, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Em relação ao Estatuto da Polícia Civil do Estado de Alagoas e ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado de Alagoas, julgue os itens que se seguem.

Para exercer os cargos previstos no Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, a pessoa deve, entre outros requisitos, ter, no máximo, trinta anos de idade, se não for funcionário público ou não se tratar de cargo em comissão.
  1. ✂️
  2. ✂️

231Q4024 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q649991 | Ciência Forense, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relacionados a perícias e a laudos médico-legais.

Os instrumentos contundentes podem provocar lesões em áreas do corpo mais ou menos distantes da região atingida pelo impacto. As ações desses instrumentos, nesses casos, são denominadas indiretas. Alguns tipos de traumatismo craniano, nos quais se observa lesões por contragolpe no encéfalo, exemplificam essa situação.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q5304 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Em relação às fórmulas disponíveis no Microsoft Office Excel 2003, versão português, analise os itens a seguir,
marcando com (V) a assertiva Verdadeira e com (F) a assertiva Falsa.

( ) CONT.NÚM: calcula o número de células em um intervalo que contém números.
( ) SE: verifica se uma condição foi satisfeita e retorna V, se a condição for verdadeira, ou F, se a condição
for falsa.
( ) SOMASE: adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição.
( ) ARRED: arredonda um número eliminando as suas casas decimais.

Assinale a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q4086 | Conhecimentos Específicos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil PR, MOVENS Instituto

Ainda de acordo com a Lei Complementar n.º 22/1994, NÃO é atribuição do escrivão de polícia civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q41867 | Direito Constitucional, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SE, IBFC

A Constituição Federal, no capítulo “Dos Direitos e das garantias individuais”, veda alguns tipos de pena. Assinale a alternativa em que a pena descrita NÃO é vedada pelo texto constitucional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

237Q4018 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil SP

No Windows para formatarmos um CDRW e deixá-lo pronto para uso devemos utilizar o processo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q40905 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere a conceitos básicos relacionados à informática e modos de utilização das tecnologias, julgue os itens a seguir.

O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.
  1. ✂️
  2. ✂️

239Q40966 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Alagoas, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

De acordo com o que estabelece a Constituição Estadual de Alagoas, julgue os itens a seguir.

Decorrido o prazo de trinta dias contados da data da protocolização do pedido de aposentadoria voluntária, sem que a administração conceda ou motivadamente negue a sua transferência para a inatividade, ficará o servidor público civil automaticamente desobrigado da prestação de serviços, sem prejuízo de sua remuneração, até que seja publicada a decisão definitiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

240Q4077 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil PR, MOVENS Instituto

Texto associado.
   Conciliar desenvolvimento e conservação da natureza 1
é o dilema do mundo neste século. Para o Brasil, é mais
do que isso, é uma equação com variáveis muito mais
complexas do que a da média mundial. Para início de
conversa, o país abriga 60% da Amazônia, a maior floresta 5
tropical do planeta e o maior repositório de espécies
animais e vegetais ainda desconhecidas. Essa preciosidade
biológica insubstituível tem sido queimada, para abrir
espaço para a pata do gado, como lenha para carvão sem
valor algum. A incineração da floresta é ainda mais perversa 10
por jogar volumes gigantescos de gases que aumentam
o ritmo do temido aquecimento global. Sem uma única
chaminé de fábrica, só queimando seu tesouro vegetal, a
Amazônia brasileira coloca o Brasil na quarta posição na
lista dos maiores emissores de dióxido de carbono. Essa é a 15
Amazônia, insônia do mundo, que precisa ser conservada.
   Sobre o mesmíssimo território instala-se uma outra
Amazônia, que quer e precisa ser desenvolvida. Nela
vivem mais de 20 milhões de brasileiros. São pessoas com
carteira de identidade, família para alimentar, filhos na 20
escola, televisão na sala e uma vontade enorme de imitar
em tudo o estilo de vida de seus conterrâneos das grandes
cidades do Sul. Essa população, quase o dobro da existente
na cidade de São Paulo, vive da destruição indiscriminada
dos recursos naturais à sua volta. Árvores raras e animais 25
selvagens são diariamente mortos e trocados por bens de
consumo imediato, principalmente a fonte de energia mais
barata disponível, o óleo que vem do Sul, de navio, e é
usado para tocar o gerador que alimenta o televisor. Nesse
mundo, uma tartaruga vale dois capítulos da novela. 30
   Nesse contexto, o grande desafio da atual geração de
brasileiros com algum poder nas mãos será encontrar um
caminho para crescer preservando a natureza.

O desafio de crescer e preservar. In: Veja, n.º 2.118, 24/6/2009
(com adaptações).
Acerca da pontuação empregada no texto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.