Questões de Concursos Escrivão de Polícia Civil

Resolva questões de Escrivão de Polícia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

321Q820848 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

Acrásio encontrava-se detido em uma delegacia da polícia civil por ter ameaçado a vida de um terceiro. Lá, apresentou comportamento violento e incontido: debatia-se contra as grades, agredia outros detentos e dirigia impropérios contra os policiais. Após os outros detentos serem retirados da cela. Acrásio foi algemado. momento em que passou a provocar e a ofender Sinfrónio,policial que o guardava. que. em seguida. adentrou a cela e lhe desferiu vários golpes de cassetete, causando em Acrasio graves lesões (constatadas por laudo pericial), agressão que somente cessou após a intervenção de outro policial. Logo, a conduta do policial Sinfrónio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q205682 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

O crime de tortura (Lei no 9.455/97) tem pena aumentada de um sexto até um terço se for praticado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q203224 | Português, Ortografia, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

Por isso, há grupos especializados que promovem reuniões semanais com devedores com a finalidade de trocar experiências sobre consumo impulsivo e propensão a viver no vermelho.

 

É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida em lugar de cortar gastos para se encaixar na nova realidade.

Assinale a alternativa que substitui, correta e respectivamente, as expressões destacadas, sem alterar o sentido original.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q200974 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, IPAD

Sabe-se que alguns artistas não são pessoas geniais e que alguns atletas são pessoas geniais. Tomando por base apenas essas informações, podemos, com certeza, concluir que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q202524 | Raciocínio Lógico, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, IPAD

Sabe-se que Louise não gosta de livros ou Milena não gosta de música, mas não ocorrem as duas possibilidades simultaneamente. Também é conhecido que, se Vinícius não é dinamarquês, então Louise gosta de livros. Como Milena gosta de Música, podemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q462440 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil AC, 2017

Abigail, depois de iniciado parto caseiro, mas antes de completá-lo, sob influência do estado puerperal, mata o próprio filho. Abigail praticou crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q200559 | Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Imagine que Pedro, ilicitamente, guarda consigo tintas, papéis e um aparelho capaz de fabricar moeda falsa. Tal conduta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q440191 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, disciplina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q203717 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de números 18 a 30.

Sob ordens da chefia


Ah, os chefes! Chefões, chefinhos, mestres, gerentes, diretores, quantos ao longo da vida, não? Muitos passam em brancas nuvens, perdem-se em suas próprias e pequenas histórias. Mas há outros cujas marcas acabam ficando bem nítidas na memória: são aqueles donos de qualidades incomuns. Por exemplo, o meu primeiro chefe, lá no finalzinho dos anos 50: cinco para as oito da noite, e eu começava a ficar aflito, pois o locutor do horário ainda não havia aparecido. A rádio da pequena cidade do interior, que funcionava em três horários, precisava abrir às oito e como fazer? Bem, o fato é que eu era o técnico de som do horário, precisava "passar" a transmissão lá para a câmara, e o locutor não chegava para os textos de abertura, publicidade, chamadas. Meu chefe, de lá, tomou a iniciativa: – Ei rapaz, deixe ligado o microfone, largue isso aí, vá pro estúdio e ponha a rádio no ar. Vamos lá, firme, coragem! – foi a minha primeira experiência: fiz tudo como mandava e ele pôde, assim, transmitir tudo sem problemas. No dia seguinte, muita apreensão logo de manhã, aguardando o homem. Será que tinha alguma crítica? Mas eis que ele chega, simpático e sorridente como sempre, e me abraça. – Muito bem! Você está aprovado. Quer começar amanhã na locução? Alguns meses antes do seu falecimento, reencontrei-o num lançamento de livro: era o mesmo de cinquenta e tantos anos atrás: magrinho, calva luzidia, falante, sempre cheio de planos para o futuro. E o chefe das pestanas brancas, anos depois: estremecíamos quando ele nos chamava para qualquer coisa, fazendo-nos entrar na sua sala imensa, já suando frio e atentos às suas finas e cortantes palavras. Olhar frio, imperturbável, postura ereta, ágil, sempre trajando ternos impecáveis. Suas atitudes? Dinâmicas, surpreendentes. Uma vez, precisando de algumas instruções, perguntei a sua secretária se poderia "entrar". – Não vai dar. – Respondeu-me ela. – Está ocupadíssimo, em reunião. Mas volte aqui um pouco mais tarde. Vamos ver! Voltei uns cinquenta minutos depois, cauteloso, e quase não acreditei no que ouvi: – Sinto muito, o chefe está viajando para a Alemanha. Era bem diferente daquele outro da mesma empresa, descontraído, amigão de todos: não era somente um chefe, era um líder, bem conhecido entre os revendedores. Todos sentíamos prazer em trabalhar com ele, e para ele. Até quando o serviço resultava numa sonora bronca – sempre justificada, é claro. Jeitão simples, de fino humor, tratava tudo com o tempero da sua criatividade nata. "Punha para frente" até quem precisava demitir: intercedia lá fora em seu favor, o que víamos com nossos próprios olhos. Não chamava ninguém do seu pessoal a toda hora, a não ser que o assunto fosse sério mesmo: se tinha algo a tratar no dia a dia, chegava pessoalmente, numa boa, às vezes até sentava numa de nossas mesas para expor o assunto. Aliás, era o único chefe que se lembrava de me dar um abraço e dizer "parabéns" no dia do meu aniversário.

(Gustavo Mazzola, Correio Popular, 04.09.2013, http://zip.net/brl0k3. Adaptado)

Para permanecer na memória, na opinião do autor, o chefe deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q204032 | Regimento Interno, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Não poderá ser promovido por merecimento o policial civil que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

331Q204193 | Direito Administrativo, Conceito e Classificação dos Serviços Públicos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito dos serviços públicos. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q204063 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Considerando as disposições constitucionais a respeito da nacionalidade, assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q554411 | Informática, Linux, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Analise as afirmativas abaixo sobre os comandos do sistema operacional Linux.

I. O comando cat pode ser utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo.

II. O comando cp pode ser utilizado para copiar um arquivo.

III. O comando more pode ser utilizado para exibir o conteúdo de um arquivo.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q449494 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

É correto afirmar sobre o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q554529 | Informática, Windows Explorer, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

São exemplos de atalhos padrão disponíveis na seção “Favoritos” do Windows Explorer do Microsoft Windows 7, versão português, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q204111 | Direito Penal, Concurso de crimes, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Sobre o concurso material de crimes, o Código Penal estabelece que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q342610 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Escrivão de Polícia Civil, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP, 2018

Considere falsa a afirmação “Cristiano é policial militar e Ana é policial civil” e verdadeira a afirmação “se Cristiano é policial militar, então Ana é policial civil”.

Nessas condições, é necessariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q201905 | Direito Processual Penal, Das Questões e Processos Incidentes, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O juiz estará impedido de exercer jurisdição no processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q373932 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE, 2017

Assinale a alternativa correta, quanto ao uso da norma culta da língua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.