Início

Questões de Concursos Escrivão de Polícia Civil

Resolva questões de Escrivão de Polícia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q459408 | Direito Penal, Crimes Contra o Patrimônio, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil AC

Desejando roubar um estabelecimento comercial, Celidônio rouba primeiramente um carro, deixando-o ligado em frente ao estabelecimento para a facilitação de sua fuga. Quando Celidônio se afasta, Arlindo casualmente passa pelo local e, vendo o veículo ligado, opta por subtraí-lo, dirigindo ininterruptamente até ingressar em outro Estado da Federação. Nesse contexto, é correto falar que Arlindo cometeu crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q202469 | Direito Processual Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil TO, Aroeira

Segundo o Código de Processo Penal, do despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito caberá recurso para o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q448013 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE

De acordo com a Constituição Federal de 1988, ao tratar dos princípios constitucionais do Estado Brasileiro, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

1. solução pacífica dos conflitos.

2. não-intervenção.

3. não concessão de asilo político.

4. autodeterminação dos povos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q204332 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, ACAFE

Texto associado.

Texto 1

Falta cuidado com a psique dos policiais brasileiros


Ele cumpre uma rotina de treinamentos puxados e regras rígidas, arrisca a própria pele por um salário que não cobre as suas contas e ainda sofre preconceitos da sociedade. É duro ser policial no Brasil. Um dia o autocontrole escapole e o dedo puxa o gatilho. Nada justifica a violência, mas é sábio evitar o estresse em quem tem por missão garantir a segurança da população.

A qualidade de vida dos policiais brasileiros e a sua saúde mental, além da física, preocupam a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que realizou, no fim de 2008, uma pesquisa sobre os programas de atenção à saúde e qualidade de vida dos profissionais de segurança pública do Brasil. A pesquisa constatou que a maior parte das instituições estaduais possui estruturas de atenção à saúde física e mental dos seus servidores, mas elas são incipientes, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a responsável pela pesquisa, Tatiana Vasconcelos, há carência de profissionais capacitados ao atendimento e de materiais, equipamentos e estrutura física. "Grande parte dos recursos humanos e materiais é destinada ao atendimento exclusivo da saúde física. Ou seja, é dada maior importância ao fato de o profissional estar bem fisicamente para exercer suas funções, em detrimento dos seus aspectos psíquicos e emocionais", afirma a especialista em políticas públicas e gestão governamental da Senasp.

Segundo Tatiana, o que mais faz falta é o apoio dos níveis estratégicos das instituições para implementação, fomento e sustentabilidade de programas de qualidade de vida para os profissionais de segurança pública. "São necessárias a regulamentação e a institucionalização dos programas e a destinação de recursos para seu pleno funcionamento", diagnostica.

Para a realização do estudo, foram contratados seis consultores, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que visitaram 19 estados. Eles levantaram dados sobre os tipos de programas existentes, sua estrutura, funcionamento e necessidades.

Em cada estado, os pesquisadores passaram três dias coletando informações nos comandos gerais da Polícia Civil, da Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Um questionário com perguntas sobre os atendimentos já realizados, as carências e a estrutura dos serviços e programas de saúde foi respondido pelos responsáveis em cada força.

Os pesquisadores identificaram que quase a totalidade das instituições visitadas - 96,2% - possuem algum tipo de Programa de Atenção à Saúde do Servidor. Os mais frequentes são de acompanhamento e apoio ao policial e de assistência à família do policial vitimado e os menos frequentes são de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e de assistência religiosa e espiritual.

Na maioria dos estados, o atendimento psicológico existe, mas configura-se basicamente em atendimento clínico individual. Apenas 58% das instituições visitadas possuem programas de qualidade de vida que envolvam a promoção do atendimento às necessidades dos profissionais, sua saúde, segurança, autoestima, capacitação pessoal, oportunidades de lazer, esportes e cultura e a valorização do relacionamento da organização com os seus servidores.

Apesar da existência de iniciativas em prol da qualidade de vida em muitos estados, os relatos indicam inúmeras necessidades de aprimoramento e de apoio para que esses programas possam ser efetivos. As maiores dificuldades relatadas referem-se à necessidade de recursos humanos e infraestrutura.

De acordo com Tatiana, as condições de trabalho nas instituições de segurança pública acarretam sobrecarga física e emocional nos policiais e as pressões da sociedade por eficiência afetam sua saúde, geram desgaste, insatisfação e provocam estresse e sofrimento psíquico, prejudicando o seu desempenho profissional. "Urge a necessidade de um trabalho específico de qualidade de vida para os profissionais da segurança", defende.
LEMLE, Marina.
Disponível em: http://www.comunidadesegura.org.br/ptbr/ MATERIA-falta-cuidado-com-a-psique-dos-policiais.
Acesso em: 29/09/2010. Fragmento adaptado.

Sobre o texto 1, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

445Q447292 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE

A respeito do Princípio da Separação de Poderes (princípio do Direito Constitucional), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q203241 | Direito Constitucional, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil TO, Aroeira

Ao tratar da previdência social, a Constituição de 1988 determina que a gratificação natalina dos aposentados e pensionistas terá por base o valor dos proventos referentes ao mês de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

447Q735830 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE

Assinale a alternativa que indica corretamente o prazo da prisão temporária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q447676 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil AC

Sobre o processo legislativo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q204385 | Direitos Humanos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil TO, Aroeira

A edição da Emenda Constitucional n. 45, de 2004, inaugurou um novo panorama nos acordos internacionais relativos a direitos humanos na República Federativa do Brasil. Quanto às formalidades exigidas para a incorporação de normas internacionais em geral e tratados de direitos humanos, essa Emenda determina que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q205192 | Direito Penal, Tipicidade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Considera-se crime culposo quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q201359 | Raciocínio Lógico, Implicação Lógica, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

A implicação é um tipo de relação condicional que pode ocorrer entre duas proposições e desempenha um importante papel nas inferências em geral. Esta relação é adequadamente descrita por meio da expressão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q201315 | Informática, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil TO, Aroeira

Os navegadores (browsers) da internet usam botões com ícones para disponibilizar operações que são frequentemente utilizadas pelos usuários. Um desses botões típicos dos navegadores está associado a um ícone em forma de "X". O que acontece quando esse botão é selecionado?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

455Q437866 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

Nos termos da Constituição Federal vigente, o processo legislativo engloba a elaboração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q463257 | Direito Penal, Lei de Execução Penal LEP, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT, FUNCAB

Na abolitio criminis temporária ou na vacatio legis indireta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q559271 | Informática, Excel, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SC, FEPESE

No Microsoft Excel o conteúdo da célula A1=2 e da célula B1=3.

Na célula C1 é inserida a fórmula =A$1+B$1. No próximo passo o usuário copiou a fórmula =A$1+B$1 da célula C1 em C2. Finalmente o usuário copiou a fórmula existente em C2 para a célula D2.

Assinale a alternativa que apresenta a fórmula que você deve encontrar na célula D2, o valor desta operação e o tipo de referência utilizado neste caso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q205819 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O funcionário público que retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal, incorrerá no delito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q449378 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Escrivão de Polícia Civil, Tribunal de Justiça nbsp SP, VUNESP, 2018

Tendo em vista o disposto na Constituição Federal a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q205710 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a denominação do crime decorrente de constrangimento a alguém, com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, em razão de discriminação racial e apenado com reclusão de 2 a 8 anos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.