Questões de Concursos Escrivão de Polícia Civil

Resolva questões de Escrivão de Polícia Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

461Q201594 | Direito Penal, Teoria Geral do Delito, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

A respeito da teoria jurídica do delito, em especial da tipicidade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


( ) Pela adequação típica mediata ou indireta, haverá subsunção da conduta ao tipo penal por meio de uma outra norma, de caráter extensivo.

( ) A tipicidade, como elemento integrador do conceito de delito, expressa a contrariedade do fato com todo o ordenamento jurídico.

( ) De acordo com a teoria indiciária da tipicidade, também chamada de ratio cognoscendi, a tipicidade possui uma finalidade unicamente descritiva, nada indicando a respeito da ilicitude.

( ) Pelo caráter excepcional do delito culposo, salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente.

( ) No chamado dolo eventual, o agente prevê o resultado danoso como possível, mas não o deseja diretamente e ainda tem a convicção de que não ocorrerá.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q200748 | Direito Processual Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PE, IPAD

Sobre as provas em espécie, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q202545 | Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos crimes contra a vida previstos no Código Penal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q202311 | Direito Constitucional, Direitos Individuais e Garantias, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Assinale a alternativa que contempla hipótese de exceção à regra de que a Constituição Federal não admite a prisão civil por dívidas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q734547 | Direito Processual Penal, Prova, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil AC, 2017

São inadmissíveis, por serem ilícitas, as provas que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q204313 | Informática, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP

Supondo o MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, para que novas macros possam ser criadas, deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q460579 | Direito Penal, Do Crime, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

São causas excludentes de culpabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q203352 | Direito Penal, Periclitação da vida e da saúde, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O funcionário público que submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei responderá criminalmente por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q205681 | Direito Penal, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Na data de 03 de outubro de 2014, na cidade de Aquiraz – CE, o indivíduo B efetuou dois disparos de arma de fogo contra a pessoa C, que foi socorrida no Hospital mais próximo. A pessoa C foi posteriormente transferida para um Hospital na cidade de Fortaleza – CE, local em que faleceu na data de 09 de outubro de 2014, em decorrência dos disparos de arma de fogo efetuados pelo indivíduo B na cidade de Aquiraz – CE. Assinale a alternativa correta em relação ao lugar e tempo do crime praticado pelo indivíduo B, segundo o previsto no Código Penal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q202950 | Informática, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PI, UESPI

Para abrir uma nova aba no navegador Microsoft Internet Explorer 8, devemos usar as seguintes teclas de atalho
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q202850 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

Sobre as prisões cautelares – prisão em flagrante, prisão preventiva e prisão temporária –, considere as afirmativas a seguir.

 

I. A prisão temporária constitui uma espécie de prisão cautelar que pode ser decretada de ofício pela autoridade judiciária, por representação da autoridade policial ou por requerimento do membro do Ministério Público.

II. O flagrante delito caracterizado pela situação em que o agente acabou de cometer a infração penal é chamado pela doutrina de flagrante impróprio ou quase flagrante, uma vez que o agente já não está mais praticando o fato delituoso.

III. Será admitida a decretação da prisão preventiva se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, a criança, o adolescente, o idoso, o enfermo ou a pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.

IV. Em qualquer fase da investigação policial ou do processo penal, caberá a prisão preventiva decretada pelo juiz, de ofício, se no curso da ação penal, ou a requerimento do Ministério Público, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.

 

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q437866 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

Nos termos da Constituição Federal vigente, o processo legislativo engloba a elaboração de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

473Q205020 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil PR, COPS UEL, 2018

Leia o texto a seguir.

Se o sol se põe, então eu me sento no velho e arruinado cais do rio e sinto toda aquela terra crua e rude.

(Adaptado de: K. J. On the road – Pé na estrada. Tradução de Eduardo Bueno. Porto Alegre: L&PM, 2004.)

Considerando as ações da personagem implicadas pelo anoitecer, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma equivalência lógica com o descrito pelo texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

474Q201741 | Direito Processual Penal, Recursos Criminais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Em se tratando de decisão impugnável por meio de apelação e de recurso em sentido estrito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q399129 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MT

As sociedades de economia mista são formadas por capitais de origem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q204580 | Direito Penal, Penas privativas de liberdade, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

Para efeitos de reincidência em conformidade com o disposto no Código Penal, considera-se reincidente o sujeito que tenha cometido novo crime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q203629 | Direito Penal, Crimes contra a dignidade sexual, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil RN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos crimes contra os costumes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q205945 | Direitos Humanos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil TO, Aroeira

A Declaração Universal dos Diretos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, assevera que toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possí– vel. Com base nesse princípio, nos termos da Declaração Universal,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

479Q204952 | Direito Penal, Noções Fundamentais, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil ES, AOCP, 2018

O Direito Penal brasileiro considera como momento do cometimento do crime
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q205587 | Português, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil CE, VUNESP

Texto associado.
Ficção universitária

Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que tentemos desfazer o mito, que consta da Constituição, de que pesquisa e ensino são indissociáveis. É claro que universidades que fazem pesquisa tendem a reunir a nata dos especialistas, produzir mais inovação e atrair os alunos mais qualificados, tornando-se assim instituições que se destacam também no ensino.

O Ranking Universitário mostra essa correlação de forma cristalina: das 20 universidades mais bem avaliadas em termos de ensino, 15 lideram no quesito pesquisa (e as demais estão relativamente bem posicionadas). Das 20 que saem à frente em inovação, 15 encabeçam também a pesquisa. Daí não decorre que só quem pesquisa, atividade estupidamente cara, seja capaz de ensinar.

O gasto médio anual por aluno numa das três universidades estaduais paulistas, aí embutidas todas as despesas que contribuem direta e indiretamente para a boa pesquisa, incluindo inativos e aportes de Fapesp, CNPq e Capes, é de R$ 46 mil (dados de 2008). Ora, um aluno do ProUni custa ao governo algo em torno de R$ 1.000 por ano em renúncias fiscais.

Não é preciso ser um gênio da aritmética para perceber que o país não dispõe de recursos para colocar os quase sete milhões de universitários em instituições com o padrão de investimento das estaduais paulistas. E o Brasil precisa aumentar rapidamente sua população universitária. Nossa taxa bruta de escolarização no nível superior beira os 30%, contra 59% do Chile e 63% do Uruguai.

Isso para não mencionar países desenvolvidos como EUA (89%) e Finlândia (92%). Em vez de insistir na ficção constitucional de que todas as universidades do país precisam dedicar-se à pesquisa, faria mais sentido aceitar o mundo como ele é e distinguir entre instituições de elite voltadas para a produção de conhecimento e as que se destinam a difundi-lo. O Brasil tem necessidade de ambas.

(Hélio Schwartsman. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br, 10.09.2013. Adaptado)

Releia os seguintes trechos do primeiro e do último parágrafos do texto.

• Os dados do Ranking Universitário publicados em setembro de 2013 trazem elementos para que tentemos desfazer o mito, que consta da Constituição, de que pesquisa e ensino são indissociáveis.

• Em vez de insistir na ficção constitucional de que todas as universidades do país precisam dedicar-se à pesquisa, faria mais sentido aceitar o mundo como ele é...

Os termos mito e ficção, em destaque nos trechos, foram utilizados pelo autor para enfatizar sua opinião, conforme argumentos apresentados no texto, de que o princípio constitucional que determina que todas as universidades brasileiras devem se dedicar à pesquisa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.