Questões de Concursos Especialidade Administração

Resolva questões de Especialidade Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

121Q1041360 | Administração Financeira e Orçamentária, Despesa Pública, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito das classificações orçamentárias vigentes no Brasil, julgue o próximo item.

O subtítulo, na estrutura da ação orçamentária, é o menor nível de discriminação da despesa e identifica a localização física da ação.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q1041361 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à programação financeira e às alterações orçamentárias no setor público, julgue o item a seguir.

As alterações orçamentárias só podem ser realizadas até o segundo quadrimestre do respectivo exercício financeiro.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q1041362 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à programação financeira e às alterações orçamentárias no setor público, julgue o item a seguir.

A limitação de empenho e de movimentação financeira, prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal, deve ser adotada de forma proporcional por todos os Poderes e órgãos autônomos, exceto os tribunais, que possuem autonomia financeira constitucional.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q1041363 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação e Execução Financeira e Orçamentária, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à programação financeira e às alterações orçamentárias no setor público, julgue o item a seguir.

A programação financeira estabelece a compatibilização entre a realização da receita e a execução da despesa, considerando os limites de empenho, e não necessariamente os limites de pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q1041364 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação e Execução Financeira e Orçamentária, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à programação financeira e às alterações orçamentárias no setor público, julgue o item a seguir.

A programação financeira é um instrumento que permite alterar a dotação orçamentária aprovada, de acordo com a arrecadação realizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

126Q1041365 | Administração Financeira e Orçamentária, Créditos Adicionais, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito à programação financeira e às alterações orçamentárias no setor público, julgue o item a seguir.

A abertura de crédito extraordinário pode ocorrer sem autorização legislativa prévia, mas depende de posterior comunicação ao Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q1041366 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando o disposto na Lei n.º 4.320/1964 e as alterações nela feitas, julgue o item seguinte.

É vedada a reavaliação de bens móveis e imóveis registrados no ativo dos balanços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q1041367 | Administração Financeira e Orçamentária, Programação Orçamentária e Financeira, Especialidade Administração, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando o disposto na Lei n.º 4.320/1964 e as alterações nela feitas, julgue o item seguinte.

Os recursos transferidos de uma entidade pública para outra são considerados como despesas orçamentárias da entidade obrigada a fazer a transferência e como receitas orçamentárias da unidade destinatária dos recursos.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q1048149 | Direito Administrativo, Licitações e Lei N 14 133 de 2021, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, conhecida como a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos no âmbito da Administração Pública no Brasil. Ela substitui as legislações anteriores, como a Lei nº 8.666/1993, a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações (Lei nº 12.462/2011), unificando e modernizando as regras para a contratação de bens e serviços pelo setor público.
Assinale a alternativa que apresenta uma inovação trazida pela nova legislação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1048150 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Administração Pública evoluiu do modelo racional-legal, caracterizado por regras e procedimentos rígidos, para o paradigma pós-burocrático, que enfatiza a flexibilidade, a inovação e o foco nos resultados e na participação cidadã. A
ssinale a opção que indica uma característica da nova gestão pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1048151 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A construção de agenda é o processo pelo qual determinados problemas e questões ganham prioridade e visibilidade no debate público e político, influenciando as decisões e ações governamentais para a formulação de políticas específicas.
O tipo de agenda que abrange problemas de curto e médio prazo, com potencial de impactar o governo e os poderes constituídos e que prioriza a conclusão de processos em andamento ou a correção de políticas já estabelecidas, sem necessariamente resultar na criação de novas políticas públicas, como em situações de riscos de epidemias ou conflitos externos é a Agenda
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q1048152 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O planejamento nas organizações públicas é essencial para definir objetivos claros, otimizar recursos e garantir a eficiência na execução de políticas e serviços, alinhando as ações governamentais às necessidades da sociedade.
Com relação ao planejamento nas organizações públicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Objetivos e metas são os resultados desejados que direcionam e orientam as ações a serem tomadas. II. Key performance indicators (KPIs) são as informações que avaliam se os objetivos estão sendo atingidos. III. Meios de controle são métricas para quantificar os objetivos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q1043289 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os níveis hierárquicos referem-se às diferentes camadas de autoridade e responsabilidade, que variam de acordo com a complexidade e o tamanho da instituição. Cada nível hierárquico requer competências gerenciais específicas, necessárias para o cumprimento das funções e responsabilidades associadas.
Assinale a opção que apresenta uma competência essencial para gestores de nível institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q1048153 | Administração Pública, Governabilidade, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Accountability é o princípio que exige transparência e responsabilidade por parte dos gestores públicos, assegurando que suas ações e decisões possam ser monitoradas, avaliadas e, se necessário, corrigidas para garantir o cumprimento dos objetivos e o atendimento ao interesse público.
Assinale a opção que indica o tipo de accountability que envolve a ação entre desiguais, ou seja, o controle exercido pelos cidadãos sobre políticos e governos, por meio de instrumentos como o plebiscito, o referendo e o voto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q1043290 | Administração Geral, Organizações, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O processo administrativo é composto por um conjunto de funções que guiam a atuação dos gestores e das organizações para alcançar objetivos de maneira eficiente.
Assinale a opção que apresenta um processo de organização no nível institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1048154 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Gestão de Pessoas por Competências no setor público é uma abordagem estratégica que alinha as habilidades e os conhecimentos dos servidores às necessidades organizacionais, visando aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.
Assinale a opção que apresenta o tipo de competência que envolve o espírito de equipe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1043291 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O processo administrativo é fundamental para integrar as diversas atividades necessárias à execução da estratégia empresarial.
Assinale a afirmativa correta acerca do papel da direção na administração de pessoas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1048155 | Administração Pública, Governabilidade, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os fatores que influenciam a incidência de corrupção e os que promovem a qualidade das políticas públicas estão interligados, sendo que a transparência, a accountability e a participação cidadã atuam como elementos-chave para reduzir a corrupção e elevar a eficácia das políticas públicas.
O efeito esperado da Análise de Impacto Regulatório é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q1043292 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A gestão estratégica é o processo de planejamento, execução e monitoramento das ações de uma organização para alcançar seus objetivos de longo prazo.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da estratégia em uma organização.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q1048156 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Especialidade Administração, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Indicadores de desempenho são métricas essenciais para avaliar a eficácia e eficiência de processos, serviços ou políticas, permitindo o monitoramento contínuo e a tomada de decisões informadas para alcançar os objetivos organizacionais.
Com relação aos indicadores de desempenho, analise as afirmativas a seguir.

I. Stakeholders, gestão estratégica e processos da cadeia de valor são fontes de informações para criar indicadores. II. A cadeia de valor é uma fonte de informação para o indicador de qualidade dos processos. III. A gestão estratégica é uma fonte de informação para criar metas de market share.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.