Questões de Concursos Especialidade Arquitetura

Resolva questões de Especialidade Arquitetura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q961983 | Arquitetura, Conforto Lumínico, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Considerando-se que o vidro é um material com capacidade para controlar de forma racional a radiação solar – luz e calor –, o arquiteto analisou diferentes tipos de vidro para balizar sua decisão na escolha do tipo de vidro a ser utilizado em seu projeto.
Com vistas à eficiência energética na arquitetura, correlacione o tipo de vidro analisado pelo arquiteto com sua respectiva característica:
1.vidro simples transparente. 2.vidro verde. 3.vidro absorvente fumê. 4.vidro reflexivo.
( ) Diminuição da transmissão da onda curta com somente um pequeno aumento na absorção da parte visível.
( ) Aumento da absorção no comprimento da onda curta, implicando gastos desnecessários de energia para iluminação artificial.
( ) Alta transmissividade da radiação solar para o interior, propiciando o fenômeno do efeito estufa.
( ) Redução do ingresso de calor ao interior se à onda curta e diminuição das perdas de calor para o exterior, se à onda longa.

A sequência correta é:


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q961978 | Arquitetura, Estruturas Metálicas, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No projeto de acréscimo para o setor administrativo de um tribunal, o arquiteto adotou o sistema estrutural de aço, utilizando vigas de almas cheias biapoiadas com balanço em um dos lados. A situação em que se tem o menor esforço de flexão na viga ocorre quando o momento negativo é igual ao positivo.
Nesse caso, as proporções aproximadas entre comprimento total da viga e os vãos central e do balanço correspondem, respectivamente, a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q961988 | Arquitetura, Projetos Sustentáveis, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Com o objetivo de identificar o tipo de comunidade urbana em que desenvolveria determinado trabalho, no contexto do modelo DOTS – Desenvolvimento Urbano Orientado ao Transporte Sustentável, o arquiteto concluiu que se trata de uma comunidade suburbana, por estar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q961980 | Arquitetura, Estudos Ambientais, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Por questões ecológicas, um arquiteto deverá empregar tijolos de solo-cimento na execução de um depósito, uma vez que seu processo de fabricação não emite CO2 e que ele permite a utilização da terra do local da obra, propiciando, portanto, baixo impacto.
Uma das características desse tipo de tijolo é que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q961982 | Arquitetura, Conforto Acústico, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O arquiteto adotou a forma retangular na planta de um auditório, por esta propiciar certa homogeneidade na recepção sonora pela plateia. Entretanto, o paralelismo das paredes pode ser acusticamente prejudicial, gerando defeitos acústicos. Analise as afirmativas a seguir, referentes a recursos acústicos que podem evitar ou minimizar esses defeitos.

I. Os espelhos sonoros colaboram na intensificação do nível sonoro, de maneira que quanto maior o número de reflexões sofridas por um raio, maior será sua intensidade.

II. Os materiais e os mobiliários, ao contrário das pessoas da plateia, agem como absorvedores sonoros por serem estáticos, de modo que quanto mais poroso o material, maior a absorção.

III. As superfícies convexas tendem a difundir o espelhamento dos raios sonoros, de forma que a área de abrangência dos raios refletidos é maior que aquela promovida por uma superfície plana, evitando o efeito de eco.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q961969 | Arquitetura, Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Ao ser indagado pelo cliente sobre a etapa do projeto arquitetônico em que a planilhas orçamentárias deverão ser apresentadas, de acordo com a NBR16.636-2:2017, um arquiteto responde corretamente que se trata da seguinte etapa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q961971 | Arquitetura, Implantação e Situação, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Em um projeto complexo de grande escala, o arquiteto optou pelo uso de modulação espacial. Segundo a NBR6492:2021, a modulação espacial deve ser indicada pela marcação de coordenadas – pontos de encontro entre os eixos transversais e longitudinais – do projeto representadas, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q962000 | Arquitetura, AutoCAd, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No estacionamento destinado aos veículos oficiais de um Tribunal, o arquiteto utilizou o programa AutoCAD 2018 para desenhar, em planta, os veículos e suas respectivas vagas, que serão distribuídas em fileiras. Analise as funções dos comandos abaixo discriminados:
1. block; 2. mirror; 3. copy; 4. offset e 5. array.
sequência de comandos que deverá ser seguida no desenho dos veículos/vagas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q961970 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a revisão dos desenhos que compõem o conjunto de pranchas de um projeto arquitetônico, o arquiteto verificou que faltava a representação gráfica da inclinação do telhado na planta de cobertura. De acordo com a NBR6492:2021, que estabelece a documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos, essa inclinação deve ser apresentada na unidade de medida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q961986 | Arquitetura, Processos de Projeto, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No estacionamento da sede de uma seção judiciária, que fica perpendicular ao meio fio, há 10 vagas destinadas a veículos que conduzam ou sejam conduzidos por idosos ou por pessoas com deficiência.
Considerando-se que o espaço adicional de circulação estipulado pela NBR9050:2020 será compartilhado por duas vagas, que serão acessadas por ambos os lados, o somatório das larguras desses espaços corresponderá a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q961992 | Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para balizar seu trabalho de restauração de um bem arquitetônico e cultural, o arquiteto recorreu ao teor da Carta de Veneza, procedente do II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos, de 1964, acerca do assunto.
Assim, o arquiteto concluiu corretamente que a restauração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q961993 | Arquitetura, Estilos Arquitetônicos, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a visita realizada à praça principal de uma cidade, o arquiteto observou que sua conformação espacial se traduzia no traçado em cruz com estar central como ponto focal e passeio contornando o perímetro da praça, com canteiros de vegetação arbustiva e poda topiaria.
Essa descrição corresponde ao tipo de praça:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q961977 | Arquitetura, Conforto Ambiental, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Ao calcular, pelo método dos Lumens, o número necessário de luminárias com 4 lâmpadas fluorescentes de 40 watts para iluminar o salão de leitura de uma biblioteca com área de 128 m2 , o arquiteto deverá considerar os seguintes dados: nível de iluminamento = 750 luxes; fluxo luminoso de cada lâmpada = 2.000 luxes; fator de utilização = 0,50; e fator de depreciação da lâmpada = 0,80.
O número necessário de luminárias é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q961990 | Arquitetura, Cartas Patrimoniais, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na consulta à Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o arquiteto observou que a maioria das recomendações de ação referentes ao objetivo estratégico de “construir meios para compreender e avaliar, de forma contínua e sistêmica, os impactos de transformação digital nas cidades” contempla todos os segmentos de público-chave apresentado na Carta.
Uma recomendação, dentro do mesmo objetivo, que abrange apenas parte desses segmentos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q961994 | Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No retorno à sua cidade natal, após anos de ausência, o arquiteto se defrontou com a implantação de um parque urbano contemporâneo, figura urbana em consolidação e expansão nas cidades brasileiras, no século XXI.
No que se refere a seus aspectos morfológicos, esse tipo de parque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q961968 | Arquitetura, Normas Técnicas em Processos de Projetos na Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na apresentação do plano de projeto elaborado por um arquiteto, o empreendedor solicitou que fossem identificadas as etapas referentes às fases de preparação e de elaboração e desenvolvimento de projetos técnicos, estabelecidas pela NBR16.636-2:2017, que trata do assunto. Analise as etapas a seguir, identificando-as com as letras (P) e (E) para Preparação e Elaboração, respectivamente:

( ) programa de necessidades para arquitetura ( ) anteprojeto arquitetônico ( ) estudo de viabilidade do empreendimento ( ) levantamentos de dados para arquitetura ( ) estudo preliminar arquitetônico ( ) programa geral de necessidade ( ) estudo de viabilidade de arquitetura

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q961976 | Arquitetura, Instalação Hidrossanitária, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A cozinha industrial de um edifício público possui três pias (uma para lavagem de panelas e duas para a preparação dos alimentos) e duas máquinas de lavar louças. A NBR8160:1988, que trata do projeto e execução dos sistemas prediais de esgoto sanitário, estabelece que o diâmetro nominal (DN) mínimo do ramal de descarga, comum a cada aparelho sanitário acima apresentado, é de DN 50 e que o número de unidades Hunter de distribuição para cada tipo de aparelho é de 4, 3 e 2, respectivamente.
O diâmetro nominal (DN) mínimo do ramal de esgoto para atender a todos os equipamentos deverá ser de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q961981 | Arquitetura, Projetos, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na composição interior do hall de acesso de um edifício, o arquiteto projetou paredes curvas em chapas de gesso do tipo drywall com diferentes raios de curvaturas, com o intuito de dar destaque estético ao ambiente.
Para essa tipologia de parede, o projeto deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q961991 | Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No processo de tratamento para a conservação da cantaria de um edifício histórico a ser realizado por profissionais habilitados, o arquiteto diagnosticou que as patologias existentes exigiriam somente a execução da etapa de limpeza para se alcançar o nível adequado desejado.
Em relação às operações de limpeza da cantaria, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q961998 | Arquitetura, Instalações Elétricas em Arquitetura, Especialidade Arquitetura, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a inspeção predial realizada numa edificação, o arquiteto constatou irregularidades que podem ser classificadas como anomalias ou como falhas. Observe os problemas abaixo, encontrados pelo arquiteto no sistema de instalação elétrica da edificação¸ identificando aqueles que consistem em anomalia com (A) e como falha com (F).

( ) Deficiência nos cálculos da potência instalada e de demanda.
( ) Descarga elétrica provocada por defeitos no sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
( ) Modificações das instalações elétricas, alterando as características originais do projeto elétrico.
( ) Surto de tensão e corrente nas redes de distribuição de energia.
( ) Uso de proteções com disjuntores substituídos de forma inadequada, não obedecendo à capacidade de corrente dos condutores.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.