Questões de Concursos Especialidade Comunicação Social

Resolva questões de Especialidade Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q996515 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma agência de publicidade e propaganda, segundo os principais autores, existem seis áreas básicas, que se conectam, interagem para responder e satisfazer as necessidades dos clientes. São elas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q1041370 | Comunicação Social, Comunicação Pública Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, referente à comunicação pública.


A área da comunicação pública inclui o que está relacionado ao aparato estatal, às ações governamentais, aos partidos políticos, aos Poderes Legislativo e Judiciário, ao terceiro setor, às instituições representativas, ao cidadão individualmente, mas jamais às ações privadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q1000465 | Comunicação Social, Comunicação Institucional, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No contexto das organizações, a comunicação institucional propõe a valorização do discurso da empresa por meio de sua história, valores, de como se relaciona com seus públicos e de sua responsabilidade social. Para tanto, cria publicações impressas específicas que destacam esses aspectos.
Assinale a alternativa que apresenta as quatro principais publicações da comunicação institucional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1000466 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A comunicação organizacional é um fenômeno inerente à natureza das organizações e se manifesta em diferentes dimensões humana, instrumental e estratégica e se subdivide em quatro grandes modalidades.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas quatro grandes modalidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1018010 | Jornalismo, Linguagem Jornalística, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, em relação aos impactos da comunicação na Internet e ao link como elemento do jornalismo digital.

Os links proporcionam acesso a bases de dados cujas informações podem ser acionadas por qualquer usuário.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q1061565 | Comunicação Social, Comunicação Organizacional Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

A comunicação organizacional, entendida de forma integral, é elemento que atravessa todas as ações de uma organização e configura a construção de sua cultura e identidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q1061574 | Comunicação Social, Assessoria de Comunicação Na Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos produtos de uma assessoria de comunicação, julgue o item a seguir.

Artigos são produtos de conteúdo jornalístico essencialmente informativo que fazem parte da rotina das assessorias de comunicação, mas não têm aceitação na mídia escrita atualmente.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1000459 | Comunicação Social, Texto jornalístico, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Cinema, Rádio e TV têm duração mínima exigida por lei para a obtenção do diploma, que deve ser cumprida pelas Universidades. O tempo para isso deve ser definido em semestres.
Assinale a alternativa correta em relação à direção mínima para obtenção do diploma em relação às profissões mencionadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q1000468 | Comunicação Social, Redação Publicitária, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O texto publicitário, manifestado nos meios de comunicação impresso, tem três estruturas textuais básicas: uma que destaca o objeto do anúncio, o segundo que explica, dá informações a respeito do objeto e o terceiro que complementa e finaliza.
Assinale a alternativa que apresenta as três estruturas textuais básicas citadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q996508 | Comunicação Social, Código de Ética dos Profissionais da Propaganda, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“O jornalista deve ir além da busca do fato, mas ouvir todos os lados da notícia, ou seja, é preciso investigar, apurar e ter convicção acerca do fato relatado, pois apenas ouvir um dos lados, e publicá-lo, é uma forma preguiçosa de fazer jornalismo” (Barbiero, 2013). A citação proposta refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q996512 | Comunicação Social, Nota e Notícia, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

São três os principais periódicos impressos definidos caracteristicamente pelo formato, pelo objetivo e pela periodicidade distintas. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q996513 | Comunicação Social, Avaliação de Campanha, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Dentro de uma agência de publicidade de propaganda, todo processo de atendimento às demandas dos clientes passa pelo funcionamento conectado de todas as áreas, que agem em conjunto para criar um plano efetivo e eficaz. Para tanto, um dos profissionais tem o papel de elaborar um plano que atenda aos objetivos e estratégias de marketing estabelecidos pelo cliente, bem como os objetivos de comunicação posicionados para a campanha pelo planejamento de comunicação e permita a adequação dos veículos de comunicação com o objetivo de levar a mensagem adequada ao público-alvo na intensidade certa e no momento mais apropriado. Esse papel pertence a que profissional específico dentro da agência.

Assinale a alternativa que apresenta este profissional.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q996509 | Direito Digital, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Quando de sua criação, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi norteada por vários princípios - regras mestras que devem ser observadas e auxiliam o desenvolvimento de um processo e sua resolução ou vista, ainda como uma verdade fundante de um sistema de conhecimento.
Um destes princípios se traduz em garantir, aos titulares, informações claras, precisas e facilmente acessíveis sobre a realização do tratamento e os respectivos agentes de tratamento, observados os segredos comercial e industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a identificação deste princípio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q996511 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

De acordo com o conceito e o objetivo, o release produzido pela assessoria de imprensa, com formato específico, é um texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q996514 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

“O sociólogo Herbert Blumer separa quatro componentes: Primeiro: seus membros podem vir de qualquer profissão e de todas as camadas sociais e pode incluir pessoas de diversas posições sociais, de diferentes vocações, de variados níveis culturais e de riqueza. Segundo: é um grupo anônimo ou, mais exatamente, composto de indivíduos anônimos. Terceiro: existe pouca interação ou troca de experiências entre seus membros. Por fim, o quarto componente sociológico: ela é frouxamente organizada e não é capaz de agir em comum acordo e com a unidade”. A proposição acima é o arcabouço que define um importante elemento da comunicação, assinale a alternativa que apresenta este elemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q996517 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Conjunto de percepções, crenças, ideias, impressões que uma pessoa ou público determinado mantém em relação a uma marca, produto, serviço ou pessoa. Essa proposição constitui um importante conceito da publicidade e propaganda.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta este conceito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q996518 | Comunicação Social, Especialidade Comunicação Social, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

O planejamento em publicidade e propaganda se divide em dois grandes níveis, sendo que cada um tem uma definição e reconhecimento próprios de sua importância, assim determinados: o ______ é um processo de definição e elaboração de estratégias e objetivos de longo prazo para uma campanha publicitária. O ______ é mais detalhado e focado no curto prazo. Ele transforma estratégias em ações concretas e diárias.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.