Questões de Concursos Especialidade Economia

Resolva questões de Especialidade Economia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q1068528 | Matemática, Física Matemática, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Considere a equação diferencial y’’ + y’ + 2y = 0 cujas condições iniciais são y(0) = –1 e y’(0) = –2.

Assinale a alternativa que determina, corretamente, y’’(0)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1068531 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

O II PND, implementado no governo Geisel, tinha como um de seus objetivos centrais reduzir a vulnerabilidade externa do Brasil após o choque do petróleo de 1973. Sobre o II PND, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1068519 | Português, Morfologia, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto, para responder à questão.


“Depósito”: o modo como uma casa de repouso para idosos é chamada em um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências de nossa relação com a velhice e com os idosos ao nosso redor. Em Jasmins, publicado pela editora Maralto, Claudia Nina retrata a dura relação entre a cuidadora Yasmin e a idosa Wanda, num momento da história em que o fenômeno da longevidade interpela a nossa atenção à população idosa.

“Embora não seja regra, alguns fatores tornam os idosos mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas, seja para a realização de atividades básicas da vida diária e econômica ou emocionalmente, principalmente aqueles com déficits cognitivos ou limitações naturais do próprio envelhecimento”, explica a psicóloga Allana Moraes. “Por essas razões, lamentavelmente, o idoso também se encontra mais suscetível a ser vítima de violências nos mais variados âmbitos, seja familiar, institucional ou social”.

De acordo com Allana, é o próprio ambiente familiar que tem se apresentado como o espaço de maior incidência de abandono e maus-tratos acometidos contra o idoso, com episódios de violência psicológica, física, moral e patrimonial perpetrados por filhos ou cônjuges. Diversos fatores desempenham um papel nesse tipo de cenário, entre os quais o que pode ser chamado de transmissão transgeracional da violência e do abandono.

“O fato de os idosos se transformarem em vítimas igualmente se relaciona às raízes familiares, à violência ou abandono por eles perpetrados no passado, assim como terem apresentado comportamentos disruptivos, agressividade e atitudes provocativas em relação aos familiares”, explica a psicóloga. “Portanto, para analisar os motivos que levam um familiar a agir com violência em relação a um idoso, há que se levar em conta não só características dos idosos ou da família, já que se trata de um fenômeno multideterminado e que deve ser analisado em sua complexidade”.

Entre os fatores em jogo, há também aquilo que o gerontólogo Robert N. Butler chamou já em 1969 de “ageísmo” ou “idadismo”, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em sua idade, mais comumente direcionada a pessoas mais velhas. “Butler descreveu três aspectos deste tipo de preconceito: atitudes negativas em relação aos idosos, à velhice e ao processo de envelhecimento; práticas discriminatórias contra idosos; e práticas e políticas institucionais que perpetuam estereótipos e atitudes negativas sobre os idosos”, pontua Allana.

A saúde dos vínculos afetivos entre o idoso e os seus cuidadores é um fator de proteção contra a violência muito significativo. Com a atenção à saúde mental dos profissionais cuidadores e com a proximidade da família, casas de repouso deixariam de ser “depósitos” e se tornariam pontos de apoio fundamentais em uma sociedade cada vez mais idosa.


(Disponível em: https://www.semprefamilia.com.br. Acesso em: 08.04.2025. Adaptado)
Considere os enunciados:

Pessoas idosas ficam à mercê de interferências, e as interferências tornam as pessoas idosas mais vulneráveis e dependentes de outras pessoas. É comum que familiares agridam as pessoas idosas.
Há muitas incongruências em nossa relação com a velhice, e um novo livro de ficção pretende denunciar as incongruências.

A reescrita dos trechos neles destacados, com emprego de elementos de coesão, segue a norma-padrão, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1068529 | Economia, História Econômica e Economia Contemporânea, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Com relação à economia brasileira no período de 1930 a 1945, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1068533 | Economia, Microeconomia, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Um indivíduo consome apenas dois bens, A e B, cujas quantidades são dadas pelas variáveis x e y. A função utilidade desse consumidor é dada por U(x,y) = x + y. Se o preço do bem A for $2, enquanto o preço do bem B for $1, e a renda do consumidor for de $12, quais serão os valores de x e y no equilíbrio do consumidor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1068522 | Economia, Econometria, Especialidade Economia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Ao se estimar o modelo de regressão linear a seguir, verificou-se que este padecia de autocorrelação dos erros.

Yt = α + βxt + γYt–1 + εt

Onde εt é o termo aleatório.

Assim, pode-se afirmar, corretamente, que o estimador de mínimos quadrados ordinários é, nesse caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1043438 | Administração Financeira e Orçamentária, Receita Pública, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação à Dívida Ativa, analise as afirmativas a seguir, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A dívida ativa é uma base de dados que contém todos os créditos públicos que são devidos por pessoas físicas e jurídicas e que não foram pagos. ( ) A dívida ativa pode ser composta por créditos tributários, mas não inclui os créditos não tributários. ( ) A dívida ativa é considerada um passivo do poder público e consiste em um dever da administração pública.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1048223 | Economia, Microeconomia, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Em relação à Teoria dos Jogos, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em um jogo de estratégias mistas, cada jogador escolhe uma única estratégia com probabilidade 1, enquanto as outras estratégias têm probabilidade zero. ( ) Em um jogo em forma estratégica, o equilíbrio de Nash só pode ocorrer quando todos os jogadores escolhem suas estratégias puras. ( ) A dominância iterada é o processo de eliminar estratégias que são dominadas apenas em uma rodada do jogo, sem considerar as escolhas dos outros jogadores.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1043446 | Economia, Macroeconomia, Especialidade Economia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considere o modelo IS/LM, que representa o equilíbrio simultâneo no mercado de bens e no mercado monetário.

Assinale a opção que apresenta os efeitos de uma política fiscal expansionista no curto prazo, de acordo com esse modelo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.