Questões de Concursos: Especialidade Edificações

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Edificações. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q962211 | Direito Ambiental, Resoluções do CONAMA, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A Resolução CONAMA nº 01/1986 regulamenta o instrumento previsto na Lei nº 6.938/1981, definindo critérios básicos e diretrizes gerais para a avaliação de impacto ambiental. Diversos são os tipos de estudos ambientais que podem ser exigidos pelo órgão de controle, mas em alguns casos é necessária a elaboração de um estudo de impacto ambiental (EIA).

Segundo esse instrumento legal, dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental o licenciamento de algumas atividades modificadoras do meio ambiente, EXCETO:

2 Q962191 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na empresa Z, especializada em construção de edifícios, durante uma avaliação de segurança no trabalho, foi identificado o seguinte cenário:

• a empresa implementa programa de gerenciamento de riscos (PGR), cuja avaliação de riscos é revista a cada 5 anos, e realiza treinamentos frequentes sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).

• a empresa aproveita conteúdos de treinamento anterior ministrado na mesma empresa, quando validados pelo responsável técnico do treinamento.

• a empresa realiza monitoramento contínuo da exposição dos trabalhadores a agentes químicos e físicos, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.

• a empresa fiscaliza os trabalhadores para que operem máquinas pesadas com a devida proteção e realiza inspeções regulares nos equipamentos de segurança.

A situação apresentada configura-se como:

3 Q962201 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Em uma edificação multifamiliar, a infiltração de água na laje de um terraço provocou a corrosão das armaduras e comprometeu o uso do cômodo situado abaixo dessa laje. Estando a edificação ainda coberta pelo prazo de garantia concedido pelo construtor, avalie as afirmativas a seguir.

I. Caso a origem do defeito seja identificada como falta de manutenção no sistema de impermeabilização, e tendo o construtor indicado, no manual de uso, operação e manutenção da edificação, a substituição do sistema no ano anterior ao surgimento da anomalia, a responsabilidade do dano é do usuário (ou condomínio).

II. Caso a origem do defeito seja identificada como falta de manutenção no sistema de impermeabilização, e não tendo o construtor indicado, no manual de uso, operação e manutenção da edificação, qualquer procedimento de substituição ou reabilitação do sistema, a responsabilidade do dano é do construtor.

III. Caso o sistema de impermeabilização original tenha sido executado erroneamente, a responsabilidade do dano é do construtor.


Está correto o que se afirma em:

4 Q962190 | Engenharia Civil, Materiais de Construção na Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um trabalhador da construção civil foi designado para transportar sacos de cimento de 50 kg cada um. Para reduzir o número de deslocamentos, ele decidiu carregar dois sacos ao mesmo tempo, um em cada ombro.

Considerando a legislação trabalhista e as Normas Regulamentadoras (NRs) aplicadas à construção civil sobre ergonomia, a situação apresentada afigura-se como:

5 Q962196 | Engenharia Civil, Planejamento e Gerenciamento de Obras, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a fase de planejamento de um projeto de construção civil, o responsável utilizou histogramas para visualizar a distribuição de mão de obra e materiais ao longo do tempo. As informações do projeto são as seguintes:
• o projeto terá uma duração de 6 meses;
• a demanda de mão de obra (em horas) varia mensalmente conforme o disposto:
omês 1: 50 horas omês 2: 100 horas omês 3: 150 horas omês 4: 120 horas omês 5: 230 horas omês 6: 350 horas;
• a entrega de materiais (em unidades) ocorre em dois grandes lotes, conforme apresentado:
o mês 1: 450 unidades o mês 4: 1.050 unidades.

Considerando que o uso de materiais é proporcional à demanda de mão de obra, a quantidade de materiais utilizados no mês 4 será de:

6 Q962200 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O dispositivo mais indicado para fechar e regular o fluxo de água próximo ao ponto de utilização, podendo trabalhar em qualquer posição de fechamento, bastante utilizado para a abertura e fechamento de chuveiros, é o (a):

7 Q962203 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para a execução de quatro sapatas com volume total de 3 m³, será utilizado concreto de traço 1:2:2,5 em massa seca de cimento e agregados, e com consumo de cimento de 350 kg/m³. Será utilizado na concretagem um agregado miúdo de massa unitária seca de 1400 kg/m³, disponibilizado úmido no canteiro, com inchamento de 20%.

Dessa forma, para a concretagem das sapatas serão necessários:

8 Q962204 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As manifestações patológicas observadas nos acabamentos executados sobre os revestimentos podem ser efeitos de causas presentes no próprio revestimento de argamassa. Tais efeitos no acabamento, em geral, podem ser observadas em breve período após sua aplicação.

A alternativa que descreve corretamente uma possível causa de um fenômeno patológico típico de revestimentos de paredes de argamassas inorgânicas que gera efeitos no acabamento externo é:

9 Q962206 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um topógrafo, ao executar a locação do canteiro de uma obra de edificação, precisou determinar a distância entre os pontos de localização de marcos que ele havia materializado no terreno plano. Ele tinha anotado as coordenadas locais, em metros, a partir de um ponto de referência (0;0): para o marco 1, o ponto (5160;1220) e para o marco 2, o ponto B (2760;2220).

A distância, em metros, obtida entre esses dois marcos é de:

10 Q962208 | Engenharia Civil, Especialidade Edificações, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A declinação magnética (DM) é a diferença existente entre o norte encontrado com a utilização de uma bússola e o norte verdadeiro. Essa grandeza, que é importante em levantamentos realizados com bússola, depende do tempo, e no Brasil todas as declinações são negativas. Por exemplo, em um determinado local, na data de 01/04/2015, a declinação magnética era de 21,61o e o azimute de partida, obtido com a bússola, foi de 130o 10’ 40”.

O azimute geométrico desse alinhamento é de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.