Questões de Concursos: Especialidade Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Enfermagem. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q962232 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O transtorno cognitivo leve faz parte dos transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho. Esse transtorno é caracterizado por:

22 Q962045 | Enfermagem, Segurança do Paciente, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na admissão de um paciente idoso na clínica médica de um hospital, foi identificado risco moderado de desenvolver lesão por pressão, com base na aplicação da escala de Braden.
Uma medida preventiva específica para esse grau de risco, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, é o(a):

23 Q962046 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Na assistência a um paciente internado na clínica médica de um hospital, foi identificada lesão por pressão estágio 3. São características desse tipo de lesão:

24 Q962048 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente em estado crítico apresenta abertura ocular ao estímulo verbal, resposta verbal com palavras confusas, movimento de retirada ao estímulo doloroso e reatividade pupilar bilateral.
Com base na escala de coma de Glasgow, a pontuação alcançada pelo paciente corresponde ao seguinte grau de lesão:

25 Q962049 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No atendimento a um paciente adulto com pneumotórax hipertensivo, recomenda-se que punção para descompressão imediata seja realizada com a inserção de agulha de grosso calibre no:

26 Q962229 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Após a realização de um procedimento, foi necessário processar endoscópios flexíveis e produtos utilizados na assistência ventilatória como lâminas de laringoscópio, ambu e máscaras.
Acerca do processamento desses produtos, é correto afirmar que:

27 Q962230 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Durante a realização do curativo em um paciente com pé diabético, o profissional de enfermagem identificou sinais de infecção leve.
Esse tipo de infecção é caracterizado pela presença de exsudato purulento, além de outras manifestações clínicas, entre as quais está:

28 Q962234 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente adulto, 55 anos, hipertenso e diabético, internado na clínica médica de um hospital para tratamento de uma infecção urinária, encontra-se lúcido e orientado no tempo e no espaço, tem histórico de queda há mais ou menos 4 meses após um mal-estar inesperado, caminha com apoio de terceiros, porta dispositivo endovenoso heparinizado e apresenta marcha normal, apesar de ficar a maior parte do tempo na cama.
Com base nos parâmetros da escala de Morse, esse paciente apresenta um risco de queda:

29 Q962034 | Enfermagem, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Queimados, no tratamento de um paciente de 20 anos de idade com queimaduras de 2º grau nos braços e pernas causadas por escaldadura, a reposição volêmica realizada deve objetivar a seguinte meta de débito urinário:

30 Q962035 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Com a tragédia climática recente no Rio Grande do Sul, os casos suspeitos de leptospirose tiveram um aumento de mais de 1000%.
Com base nos protocolos do Ministério da Saúde, são critérios que fazem parte da definição de caso suspeito de leptospirose em casos de desastre climático:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.