Questões de Concursos: Especialidade Engenharia Elétrica

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Engenharia Elétrica. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q962160 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um parque industrial possui um setor onde o esquema de aterramento é o IT, que é dotado de um equipamento supervisor de isolamento elétrico (DSI).
Considere as afirmativas a seguir a respeito do emprego do DSI para a manutenção.

I. Levanta informações que permitem a realização da manutenção preditiva.
II. Diminui a possibilidade de realização da manutenção corretiva.
III. Torna dispensável a realização de manutenção preventiva.


Está correto somente o que se afirma em:

12 Q962163 | Engenharia Elétrica, Proteção em Média Tensão, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Considere as afirmativas a seguir a respeito das medidas de proteção contra surtos e dos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) externa e interna.

I. O SPDA interno consiste exclusivamente no roteamento de linhas e coordenação de DPS.

II. A blindagem magnética configura-se como uma proteção contra surtos.

III. O SPDA externo consiste exclusivamente nos subsistemas de captação, descida e aterramento.


Está correto somente o que se afirma em:

13 Q962168 | Engenharia Elétrica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma planta fabril teve, durante o tempo de operação, 20 paradas com um tempo médio para os reparos de 3 unidades de tempo (ut).
Sabendo-se que o tempo médio entre as paradas é de 22 ut, o tempo de operação da indústria é de:

14 Q962170 | Engenharia Elétrica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Considere as afirmativas a seguir a respeito da conexão ao sistema interligado nacional para a maioria das localidades isoladas que compõem os sistemas isolados.

I. Ausência de infraestrutura logística e de serviços dificultam a manutenção.

II. Existência de obstáculos naturais põe em risco os índices de DEC e FEC, que afetam diretamente as concessionárias.

III. Facilita a utilização da infraestrutura do parque de geração térmica como reserva para as localidades que forem conectadas ao SIN.

Está correto somente o que se afirma em:

15 Q962181 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um aterramento é executado por meio da cravação de uma haste tipo copperweld, de 3 m de comprimento e 4,4 mm de diâmetro, em um solo com duas camadas: a primeira possui 1,75 metro de profundidade com resistividade de 350 Ω.m, e a segunda é a partir do limite da primeira, com resistividade de 50 Ω.m.
A resistência de aterramento é igual a:

16 Q962183 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o prontuário de instalações elétricas, que deve conter:

I. esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas;
II. projeto executivo atualizado;
III. certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas.


Está correto somente o que se afirma em:

17 Q962159 | Engenharia Elétrica, Circuitos Trifásicos em Engenharia Elétrica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma carga trifásica equilibrada na configuração estrela, com potência de 30 kW e fator e potência de 0,75, é alimentada por uma fonte de 400√3 V de tensão de linha.
A corrente elétrica dessa mesma carga, porém na configuração delta, é:

18 Q962171 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A respeito da geração distribuída, é correto afirmar que:

19 Q962175 | Engenharia Elétrica, Energia Solar, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Considere a afirmativas a seguir a respeito da geração elétrica fotovoltaica.

I. A temperatura influencia o nível de tensão do módulo fotovoltaico, aumentando-a para temperaturas elevadas.

II. A corrente elétrica que o módulo fotovoltaico pode fornecer depende diretamente da intensidade da radiação solar que incide sobre as células, até o limite de sua especificação de placa; a partir desse ponto, a relação entre a radiação e corrente elétrica é inversamente proporcional.

III. As células fotovoltaicas feitas de silício possuem outros materiais na sua composição, a fim de se conseguir níveis mais elevados de corrente elétrica.

Está correto o que se afirma em :

20 Q962176 | Engenharia Elétrica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma subestação de poste deverá atender três cargas com potências de 100 kVA, 125 kVA e 150 kVA, localizadas por meio de um sistema cartesiano (x;y), respectivamente nos pontos (2;4), (4;5) e (4;1).
A melhor localização da subestação é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.