Início

Questões de Concursos Especialidade Engenharia Elétrica

Resolva questões de Especialidade Engenharia Elétrica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q996681 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em relação aos motores de indução, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O conjunto estator-rotor constitui um circuito elétrico com impedância capacitiva que possibilita um caminho fechado de alta relutância.
( ) O vão livre entre o estator e o rotor é chamado de entreferro, sendo o mesmo necessário para o desenvolvimento da rotação.
( ) As bobinas localizadas nas ranhuras do estator recebem potência elétrica diretamente de uma rede, à semelhança do primário de um transformador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q996686 | Engenharia Elétrica, Equipamentos em Baixa Tensão, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Em projetos de ar-condicionado, o(a) ______ é o enchimento em torno de um eixo para evitar o vazamento de fluido entre o eixo e as peças em torno deste. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q962160 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um parque industrial possui um setor onde o esquema de aterramento é o IT, que é dotado de um equipamento supervisor de isolamento elétrico (DSI).
Considere as afirmativas a seguir a respeito do emprego do DSI para a manutenção.

I. Levanta informações que permitem a realização da manutenção preditiva.
II. Diminui a possibilidade de realização da manutenção corretiva.
III. Torna dispensável a realização de manutenção preventiva.


Está correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q962169 | Engenharia Elétrica, Transformador de Corrente, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A respeito das tensões primárias e secundárias de um transformador do tipo delta-estrela, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q996682 | Engenharia Elétrica, Máquina de Indução, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Motores elétricos, como os de indução recebem uma indicação quanto à forma de acionamento, frequência, voltagem e corrente elétrica. Uma característica também importante, que define seu uso é o índice de proteção nas aplicações. Essa normatização é usada pelos fabricantes, indústrias de uma maneira geral, e utiliza-se a sigla IPXY. Sendo o primeiro algarismo (X) indica o grau de ______. O segundo algarismo (Y) indica o grau de ______. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q996685 | Engenharia Elétrica, Materiais Elétricos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Num projeto de engenharia que envolve o condicionamento do ar em áreas dos mais variados tipos, alguns fundamentos são observados. Por exemplo, o(a) ______ é a razão entre o calor adicionado a uma substância e a temperatura absoluta na qual ele é adicionado. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q962166 | Engenharia Elétrica, NBR 5410, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A Norma 5410 estabelece os tipos de esquemas de aterramentos que podem ser utilizados em uma instalação elétrica em baixa tensão.
O esquema que, diante de uma primeira falta (curto-circuito), entre a fase e a estrutura do equipamento (carcaça), mantém as instalações funcionando sem expor o usuário a uma situação perigosa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q996679 | Engenharia Elétrica, Partida de Motores, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Num acionamento de motor com a utilização de uma chave tambor, a qual consiste em um conjunto de contatos que se movem e um conjunto de contatos estacionários, os quais abrem e fecham conforme o eixo da chave é girado. As chaves tambor de reversão são projetadas para a partida e para a reversão de motores por meio da conexão destes motores de alimentação. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) acerca das possibilidades de utilização desta chave em:
( ) Motores gaiola de esquilo.
( ) Motores monofásicos projetados para reversão de operação.
( ) Motores CC compostos dos tipos série e shunt.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q996680 | Engenharia Elétrica, Partida de Motores, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre o processo que ocorre durante a partida de motores elétricos de corrente contínua, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) O torque de partida no motor deve ser o menor possível para que não haja ruptura de eixo.
( ) Tanto o motor quanto as linhas de alimentação devem ser protegidos contra um fluxo excessivo de corrente durante o período de partida.
( ) Em muitos casos coloca-se uma resistência externa em paralelo com o circuito da armadura do motor, que resolve a questão de sobrecorrente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q962171 | Engenharia Elétrica, Geração de Energia, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A respeito da geração distribuída, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q962174 | Engenharia Elétrica, Energia Solar, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um técnico possui à sua disposição oito placas fotovoltaicas, cada uma delas com tensão máxima de 10 volts e corrente máxima de 2 A.

Sabendo-se que a potência necessária ao atendimento de uma carga é de 100 W com tensão de 20 V, a quantidade mínima de placas necessárias é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1000603 | Engenharia Elétrica, Materiais Elétricos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Considerando a estrutura dos materiais usados na área de eletricidade, analise as afirmativas abaixo sobre os materiais semi-condutores no âmbito da influência elétrica e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os elétrons que se encontram na camada mais externa são chamados de elétrons de valência; por isso, essa última órbita também recebe o nome de órbita de valência ou banda de valência.
( ) Os elétrons de valência são os elétrons que podem se liberar dos átomos por força de alguma energia externa, como calor e luz, por exemplo.
( ) Os elétrons de valência podem se ligar a outro átomo por meio de ligações covalentes, que são o compartilhamento de elétrons da última camada de um átomo com os elétrons da última camada de outro átomo. Quando um átomo recebe energia externa, isso faz com que os elétrons de valência se tornem elétrons livres, e que formam uma banda de condução que se pode movimentar pelo material.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q996688 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Sobre os sistemas de aterramento em baixa tensão, analise as afirmativas a seguir e dê Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) No esquema de aterramento IT não existe nenhum ponto da alimentação diretamente aterrado. O condutor neutro é isolado ou aterrado por uma impedância Z de valor elevado. As massas são ligadas à terra por meio de eletrodo ou eletrodos de aterramento próprios.
( ) Em locais com atmosferas explosivas, onde há o risco de incêndios e explosões, o esquema TN-C-X é tido como preferencial.
( ) No esquema de aterramento TT se tem um ponto de alimentação diretamente aterrado, estando as massas da instalação ligadas a eletrodos de aterramento especificamente distintos do eletrodo de aterramento da alimentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q996689 | Engenharia Elétrica, Aterramentos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Quando se projeta um sistema de aterramento, numa edificação, casa ou indústria, é de extrema importância conhecer o solo que fará parte do sistema. Sobre este tema analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Solos argilosos e arenosos possuem uma resistividade entre os valores 5000 e 50.000 Ω.m.
( ) Na faixa de 50 a 100 Ω.m, permite-se qualificar o solo como um bom condutor, como exemplo temos os solos alagadiços, lodos, húmus.
( ) Entre os métodos indiretos para determinação da resistividade do solo, temos o método Franklin próprio para estratificação média equivalente de uma área de solo (para estratificação de duas camadas).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1000602 | Engenharia Elétrica, Materiais Elétricos, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

A resistividade do alumínio, condutor preferido para a transmissão de energia em vias aéreas vale aproximadamente ______ Ω.mm²/km na temperatura de 20°C. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q996692 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

As lâmpadas disponíveis no mercado para elaboração de projetos de iluminação se diferenciam entre si não só pelos diferentes fluxos luminosos que elas irradiam, mas também pelas diferentes potências que consomem. Numa comparação entre as tecnologias oferecidas é necessário que se saiba quantos lúmens são gerados por watt absorvido. A esta medida se dá o nome de eficiência energética. Assinale a alternativa que apresenta corretamente na ordem correta crescente da menor para a maior eficiência energética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q996694 | Engenharia Elétrica, Luminotécnica, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Um sistema CFTV (Circuito Fechado de TV) no modelo tradicional, utiliza um DVR para gravar as imagens, e a conexão entre o DVR e as câmeras analógicas se dá por meio de um cabo coaxial. Como o cabo coaxial tem certa rigidez e sua bitola é razoável, em vista dos conduítes de passagem das edificações, pode-se utilizar um artifício para ligação dos dois dispositivos com cabo de par telefônico, e para tanto se utiliza ______ nas extremidades. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q996684 | Engenharia Elétrica, Energia Solar, Especialidade Engenharia Elétrica, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

No projeto de uma fazenda de geração de energia elétrica fotovoltaica alguns dados devem ser obtidos, como por exemplo o ______, que é medido no sentido horário entre o norte geográfico e a projeção do raio solar sobre o plano horizontal. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.