Questões de Concursos Especialidade Engenharia Mecânica

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11 Q962260 | Engenharia Mecânica, Modelagem Estática e Dinâmica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um corpo de prova de seção transversal circular, feito de aço, com módulo de elasticidade 200 GPa, tensão de escoamento 250 MPa e coeficiente de Poisson igual a 0,3, está sendo submetido a um ensaio de tração. Num dado momento, a deformação lateral no corpo de prova foi estimada em -300 X 10-6 .
É correto afirmar, então, que nesse instante a tensão no corpo de prova é igual a:
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12 Q962267 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma máquina térmica recebe calor de uma fonte mantida a 227ºC e elimina para o meio ambiente resíduos não poluentes a uma temperatura de 27ºC.
Baseando-se no conceito de ciclo Carnot, a eficiência máxima que essa máquina pode ter é:
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13 Q962277 | Engenharia Mecânica, Análise de Licitações e Contratos, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um engenheiro mecânico é responsável pelo processo licitatório para contratação de serviços de fiscalização, supervisão e gerenciamento de uma obra. O custo desses serviços é estimado acima de R$ 400.000,00.
Desse modo, o julgamento das propostas para esse processo poderá ser feito pelo critério de:
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14 Q962266 | Engenharia Mecânica, Sistemas Termomecânicos, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um gás encontra-se inicialmente a 40 ºC, ocupando um volume de 10 m3 , a uma pressão de 100 Pa. O recipiente que contém o gás é projetado para manter sua pressão sempre constante. Com a adição de 5000 J de calor, a temperatura do gás aumenta para 60 ºC e seu volume passa a ser de 20 m3 .
Nesse caso, a variação de energia interna do gás é:
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15 Q962262 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um projetista está verificando se um dado conjunto parafuso/porca atende aos critérios de projeto em uma junta em que ele trabalhará tracionado. O parafuso é submetido a uma carga “P” de 30 kN. A pré-tração “Fi” no parafuso vale 120 kN. Consultando uma tabela de propriedades de parafusos, a área de tensão “At” do parafuso foi determinada como igual a 300 mm2 , e, calculando-se a constante de rigidez da junção “C”, foi obtido o valor 0,3.

Se a tensão na carga de serviço é dada pela fórmula

σb = C P/At + σi


onde σi representa a carga devida à pré-tração, então a tensão na carga de serviço é:
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16 Q962264 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Uma correia é usada para transmitir uma potência de 18 kW a partir de uma engrenagem motora que gira a 1800 rpm. Considerando fatores de serviço e de potência que totalizam 1,5, o torque na polia motora é, aproximadamente:
Dado: Considere π = 3.
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17 Q962263 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um par de engrenagens é formado por um pinhão de 16 dentes e uma coroa de 40 dentes. A distância entre os centros das engrenagens é de 10 polegadas.
Com esses dados, é correto concluir que o passo diametral “P” é igual a:
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18 Q962268 | Engenharia Mecânica, Propriedades e Comportamentos dos Materiais, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O Diagrama de Fases Fe-C pode ser considerado uma ferramenta importante para descrever as transformações que ligas Fe-C sofrem em função do aumento de temperatura e de percentual de carbono presente.
Sobre esse diagrama, considere as afirmações a seguir.

I. Na ferrita α, a solubilidade de carbono é muito baixa, em função da forma e do tamanho das posições intersticiais CCC.

II. A austenita, ou fase γ do ferro, é estável a uma temperatura de 500 ºC, mas apresenta solubilidade do carbono menor do que na ferrita α.

III. A cementita (Fe3C) forma-se quando o limite de solubilidade para o carbono na ferrita α é excedido abaixo de 727 ºC.


Está correto somente o que se afirmar em:
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19 Q962261 | Engenharia Mecânica, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O projetista de um componente mecânico submetido a um carregamento harmônico de amplitude e período constantes estimou, baseado em cálculos de fadiga, que o componente tem uma vida de 1600 horas de trabalho. Nesse cálculo, baseado nas condições de trabalho do componente, ele utilizou a curva SN dada por log(N) = log(A) − m × log(Δσ), onde m = 3 e log(A) = 12.
Porém, ao revisar os cálculos, ele observou que se esqueceu de considerar o fator de concentração de tensões, igual a 2. Nesse caso, a vida correta do componente passa a ser de:
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20 Q962274 | Engenharia Mecânica, Lubrificação e Desgaste, Especialidade Engenharia Mecânica, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As máquinas, por frequentemente possuírem componentes que deslizam relativamente entre si, devem ser lubrificadas. Para tanto, podem-se utilizar graxas ou óleos.
De modo geral, uma das vantagens das graxas sobre os óleos é a melhor:
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