Início

Questões de Concursos Especialidade Engenheiro Ambiental

Resolva questões de Especialidade Engenheiro Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q983380 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que diz respeito ao tratamento de água para abastecimento é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q983379 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à qualidade da água, poluição hídrica e ao controle da poluição da água, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q983398 | Direito Ambiental, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com o Artigo 225, § 4.º, da Constituição Federal de 1988, é classificado(a) como patrimônio nacional
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q983407 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da meteorologia e da climatologia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q983410 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No âmbito do Sistema de Gestão Ambiental, segundo a NBR‐ ISO 14001/2004, os princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental estão relacionados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q983381 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que os processos biológicos de tratamento de águas residuárias dependem da ação de microrganismos aeróbios ou anaeróbios, julgue os itens a seguir.

I No processo de lodos ativados, a massa biológica que cresce e flocula é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica do despejo líquido afluente ao sistema, na ausência de oxigênio.
II As lagoas de estabilização, facultativas ou anaeróbias, são grandes tanques escavados no solo, nos quais as águas residuárias são tratadas por processos naturais controlados pela vazão dos efluentes.
III Nos filtros biológicos aeróbios a água residuária tem sua matéria orgânica absorvida pela massa biológica, sendo estabilizada pelos microrganismos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q983402 | Direito Ambiental, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A supressão de vegetação nativa em área de preservação permanente (APP) protetora de nascentes pode ser autorizada na hipótese de

I utilidade pública.
II interesse social.
III baixo impacto ambiental.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q983412 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Assinale a opção em que é corretamente apresentado um princípio orientador do planejamento e da gestão dos recursos hídricos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q983413 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

As regras para projetos de mecanismos de desenvolvimento limpo (MDL), criadas no âmbito do compromisso dos países desenvolvidos com a redução das suas emissões domésticas de gases de efeito estufa, foram estabelecidas no
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q983385 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca dos tipos de sistemas coletivos de esgotamento sanitário, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q983388 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A interpretação da relação entre a demanda química de oxigênio (DQO) e a demanda bioquímica de oxigênio (DBO) de um esgoto doméstico bruto fornece um bom indicativo para o tipo de tratamento a ser utilizado no esgoto. Nesse sentido, é correto afirmar que uma relação DQO/DBO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q983401 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Uma vez criada uma unidade de conservação federal, através de ato do poder público, a desafetação ou redução de seus limites é competência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q983403 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Os corpos de água doce no Brasil são classificados segundo a qualidade requerida para os seus usos preponderantes. Nesse contexto, a classe que pode ser destinada ao abastecimento para consumo humano, com desinfecção, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q983405 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando que o ecossistema é definido como um sistema de vínculos existentes entre fatores bióticos e abióticos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q983400 | Direito Ambiental, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

De acordo com a Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), é circunstância que atenua a pena do agente que pratica conduta ou atividade lesiva ao meio ambiente

I o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente.
II a comunicação prévia pelo agente do perigo iminente de degradação ambiental.
III a colaboração com os agentes encarregados da vigilância e do controle ambiental.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q983397 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base na Lei da Política Nacional de Saneamento Básico (Lei n.º 11.445/2007) e na Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei n.º 9.433/1997), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q983376 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação à hidrologia, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q983394 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Aterros de resíduos sólidos não perigosos e aterros de resíduos perigosos apresentam semelhanças e diferenças quanto aos critérios de projeto, construção e operação. Assinale a opção em que é corretamente apresentado um critério normativo exclusivo dos aterros de resíduos sólidos não perigosos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q983386 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao consumo per capita de água, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.