Questões de Concursos: Especialidade Medicina Clínica Geral

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialidade Medicina Clínica Geral. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q962333 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Paciente é atendido na unidade básica de saúde com queixas de febre, calafrios, cefaleia, náusea, vômitos, dor abdominal e mialgia. Foi tratado com sintomáticos e retornou para novo atendimento após 3 dias com piora do estado geral, confusão mental e sufusão de conjuntivas, apresentando-se anictérico, hipocorado 1+/4+, com hepatomegalia e esplenomegalia, dispneia, dor torácica, congestão pulmonar, tosse e hemoptise.
Exames complementares revelaram: leucocitose com tromocitopenia, aumento da velocidade de hemossedimentação, azotemia, hipopotassemia; radiografia de tórax com padrão alveolar bilateral esparso e áreas de hemorragia pleural.

O provável diagnóstico é:

12 Q962335 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O tratamento de pacientes adultos com Síndrome Nefrótica (SN) é amplo e inclui o tratamento do edema nefrótico, o controle da pressão arterial e da dislipidemia, a profilaxia de infecções e a prevenção dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas medicamentosas e não medicamentosas.

O diurético de primeira escolha para o tratamento do edema nefrótico é:

13 Q962338 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A morbidade e a mortalidade por obstrução intestinal aguda têm diminuído nas últimas décadas. Contudo, o diagnóstico ainda é difícil e os tipos de complicações que o paciente sofre não mudaram muito.
A maior incidência nas obstruções agudas do intestino delgado e cólon se dá em casos de:

14 Q962340 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A asma é a doença crônica mais comumente associada a morbidade e mortalidade significativas, havendo cerca de 241 milhões de pessoas acometidas globalmente. Nas crianças, a prevalência é maior em meninos (razão homem-mulher de 2:1), com uma tendência para maior prevalência em mulheres na vida adulta. Em alguns pacientes, a asma melhora quando o paciente chega à vida adulta, podendo reaparecer mais tarde.
Dentre as opções de tratamento medicamentoso, deve-se considerar a terapia anti-IgE, que atua contra a porção Fc da molécula de IgE impedindo sua ligação aos mastócitos e basófilos, e causa redução na produção de IgE, por meio de mecanismos de retroalimentação.
A alternativa que representa medicação do tipo Anti-IgE é:

15 Q962341 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O carcinoma de local primário desconhecido (CLPD) é definido como o tumor sólido metastático cujo local de origem não é sugerido por uma anamnese e exame físico completos, exames radiológicos, exames rotineiros de sangue e urina e avaliação meticulosa de amostras de biópsia. Pacientes com esse quadro são muito heterogêneos, com uma ampla variedade de quadros clínicos e achados histopatológicos.

Na investigação de um paciente com CLPD, o exame de microscopia eletrônica demonstra corpúsculos surfactantes lamelares.

O tumor com tal achado microscópico é:

16 Q962346 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um fator de risco aumentado para nefrolitíase, ou doença calculosa renal, é:

17 Q962321 | Medicina, Queimaduras, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Lesões térmicas são uma das principais causas de morbidade e mortalidade, mas a adesão aos princípios básicos da reanimação do trauma inicial e a oportuna aplicação de medidas simples de emergência podem ajudar a minimizar seu impacto. Os maiores princípios da abordagem da lesão térmica incluem manter um alto índice de suspeita da presença de comprometimento da via aérea após inalação de fumaça e o consequente edema causado pela queimadura; identificar e abordar as lesões mecânicas associadas; manter a normalidade hemodinâmica com reposição de volume; controlar a temperatura; e remover o doente do ambiente hostil.
A conduta que pertence ao grupo de avaliação e medidas secundárias no doente grande queimado é:

18 Q962326 | Medicina, Gastroenterologia, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O tratamento da dislipidemia tem por objetivo final a redução de eventos cardiovasculares, incluindo mortalidade, bem como a prevenção de pancreatite aguda associada a hipertrigliceridemia grave. Tradicionalmente, o tratamento busca atingir níveis de LDL abaixo de 100 mg/dL ou de triglicerídeos abaixo de 150 mg/dL.
Um critério de inclusão para tratamento da dislipidemia como prevenção de eventos cardiovasculares e pancreatites é:

19 Q962329 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Paciente masculino, de 65 anos, hipertenso e diabético tipo I, em tratamento ambulatorial por pneumonia há 3 dias, nas últimas 12 horas passou por quadro de desconforto respiratório, sudorese, palpitação e astenia. Teve episódio de pré-síncope há 20 minutos e foi levado ao hospital. Na entrada apresentava-se confuso, febril, FC = 136 bpm, SPO2 86%, PA 85 x 50 mmHg e glicemia capilar 186 mg/dl.
A alternativa que representa o valor da pressão arterial média (PAM) do paciente é:

20 Q962334 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um fator de risco, com base na população, para morte súbita cardíaca é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.