Início

Questões de Concursos Especialidade Medicina Clínica Geral

Resolva questões de Especialidade Medicina Clínica Geral comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q962330 | Medicina, Neurologia, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A ataxia refere-se à perda de controle muscular e coordenação, causando instabilidade do tronco, marcha instável, movimentos oculares anormais ou dificuldade com a precisão dos movimentos dos membros, como movimentos para encontrar uma distância ou movimentos alternados rápidos. Isso pode ser devido a uma disfunção cerebral, frequentemente do cerebelo, a alguma patologia da medula espinal, dos nervos periféricos ou da orelha interna, ou a fraqueza muscular.
A patologia que cursa com marcha em estepagem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q962329 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Paciente masculino, de 65 anos, hipertenso e diabético tipo I, em tratamento ambulatorial por pneumonia há 3 dias, nas últimas 12 horas passou por quadro de desconforto respiratório, sudorese, palpitação e astenia. Teve episódio de pré-síncope há 20 minutos e foi levado ao hospital. Na entrada apresentava-se confuso, febril, FC = 136 bpm, SPO2 86%, PA 85 x 50 mmHg e glicemia capilar 186 mg/dl.
A alternativa que representa o valor da pressão arterial média (PAM) do paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q962344 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Paciente de 40 anos deu entrada no serviço de pronto atendimento com quadro de dor e distensão abdominal, parada de eliminação de gases e fezes há 48 horas e dor. Tem histórico de colelitíase com diversos episódios de cólicas biliares nos últimos 12 meses.
Foi avaliado pelo plantonista, que solicitou exames e fez diagnóstico de íleo biliar baseado na história, exame físico e exames complementares, com a constatação da tríade de Rigler.
A alternativa que descreve os elementos da tríade de Rigler é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q962340 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A asma é a doença crônica mais comumente associada a morbidade e mortalidade significativas, havendo cerca de 241 milhões de pessoas acometidas globalmente. Nas crianças, a prevalência é maior em meninos (razão homem-mulher de 2:1), com uma tendência para maior prevalência em mulheres na vida adulta. Em alguns pacientes, a asma melhora quando o paciente chega à vida adulta, podendo reaparecer mais tarde.
Dentre as opções de tratamento medicamentoso, deve-se considerar a terapia anti-IgE, que atua contra a porção Fc da molécula de IgE impedindo sua ligação aos mastócitos e basófilos, e causa redução na produção de IgE, por meio de mecanismos de retroalimentação.
A alternativa que representa medicação do tipo Anti-IgE é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q962342 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

As doenças exantemáticas são um conjunto de doenças infecciosas que têm como característica dominante a erupção cutânea eritematosa, mas que geralmente também apresentam manifestações sistêmicas. Trata-se de doenças comuns na infância, e seu diagnóstico, na maioria das vezes, é apenas clínico. A análise do tipo de lesão, dos sinais e sintomas concomitantes e a epidemiologia permitem inferir o diagnóstico etiológico sem a necessidade de exames laboratoriais.

Paciente de 10 anos, apresentando quadro de febre, cefaleia e faringite, com eritema difuso, que desaparece à digitopressão, iniciado na face e se espalhando pelo tronco e membros, palidez perioral, pele com textura de “lixa”, acentuação do eritema linear nas dobras cutâneas, enantema da língua saburrosa que evolui para língua “em morango”. Fez teste laboratorial, com ASLO (antiestreptolisina O) aumentada.

O diagnóstico desse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q962346 | Medicina, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um fator de risco aumentado para nefrolitíase, ou doença calculosa renal, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q962336 | Medicina, Lúpus Eritematoso Disseminado LED, Especialidade Medicina Clínica Geral, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune multissistêmica caracterizada pela produção de autoanticorpos e formação e deposição de imunocomplexos, com consequente inflamação em diversos órgãos, o que pode resultar em dano tecidual e disfunção de órgãos. As manifestações clínicas são polimórficas e a evolução costuma ser crônica, com períodos de exacerbação e remissão.
A alternativa que identifica um critério diagnóstico para LES é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.