Questões de Concursos Especialidade Serviço Social

Resolva questões de Especialidade Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q962481 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A “questão social”, ao se colocar na ordem política e econômica como consequência da sociedade capitalista, exige uma modalidade de intervenção que se traduziu em um conjunto de atos e instituições que deram origem aos sistemas de proteção social.
Para Almeida e Alencar (2011), esses sitemas de proteção social são caracterizados por ações compensatórias voltadas para o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q962502 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

No Brasil, a implementação da guarda compartilhada de filhos é relativamente recente – cerca de 15 anos – e vem mobilizando vários estudos na área sociojurídica.
Na análise de Montaño (2016), a guarda compartilhada garante o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q962505 | Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de um determinado território foi acionada pelos moradores em função da situação de Helena, uma mulher jovem, sem filhos, solteira, que mora sozinha e faz tratamento psiquiátrico. Segundo os moradores, nos últimos dias ela vinha apresentando comportamento agressivo e descontrolado, sendo atendida pela equipe do SAMU. Entretanto, após retorno do atendimento, passados alguns dias, Helena apresentou o mesmo comportamento de antes, colocando a si e a outros em risco. Diante disso, a intenção dos moradores ao recorrer ao CREAS foi buscar formas que viabilizassem uma internação involuntária de Helena.
De acordo com Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a internação psiquiátrica involuntária se dá sem o consentimento do usuário e deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1016346 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

São possíveis espaços sócio-ocupacionais do profissional do serviço social: o Estado, nas esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; empresas privadas capitalistas; organizações da sociedade civil sem fins lucrativos; movimentos sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1016349 | Serviço Social, Instrumentalidade do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à análise crítica das influências teórico-metodológicas no serviço social e às formas de intervenção em distintos contextos.

Diante das exigências do desenvolvimento capitalista, a perspectiva modernizadora caracteriza-se por instrumentalizar o serviço social para uma intervenção mais eficaz, mediante um arsenal de técnicas sociais fundamentadas pela teoria social crítica.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q1016367 | Direito da Criança e do Adolescente, Adoção, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

Nos casos de crianças e adolescentes entregues para adoção, na hipótese de não haver a indicação do genitor e de não existir outro representante da família extensa apto a receber a guarda, a autoridade judiciária competente determinará a colocação da criança sob a guarda provisória de vizinhos e(ou) conhecidos, observado o direito à convivência comunitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1043582 | Serviço Social, Políticas Sociais, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As comunidades quilombolas são coletivos caracterizados por aspectos como: uso comum dos recursos naturais, vínculos ampliados de parentesco nas comunidades, capacidade organizativa para luta pela demarcação e titulação coletiva dos territórios. Apesar da grandiosa contribuição na formação sócio-histórica, cultural e econômica do Brasil, as comunidades quilombolas são segmentos sociais vulneráveis com desvantagem em várias esferas da vida e maior dificuldade de acesso a direitos sociais, inclusive à política de saúde.

A garantia de atenção à saúde de qualidade para as populações quilombolas com ações de promoção, prevenção, recuperação e tratamento exige, entre outras estratégias, o fortalecimento do SUS; a mudança nas práticas institucionais; a formação continuada dos profissionais de saúde, a implementação de políticas específicas e programas para efetivar a equidade no acesso e utilização dos serviços, possibilitando não só a garantia universal do direito à saúde como também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1043584 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

O Código de Processo Civil Brasileiro define prova pericial como “exame, vistoria ou avaliação” (art. 464).

O art. 5º/IV, da Lei n o 8.662/1993, que regulamenta nossa profissão, estabelece “realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.
Considerando que a perícia em serviço social, do ponto de vista jurídico, tem conotação de “prova pericial”, na emissão da opinião técnica em serviço social, quando o profissional realiza a perícia social, deve prevalecer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q962479 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Texto associado.
Texto 1


“A premissa é que o atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do Assistente Social, afetando as suas condições e as relações de trabalho, assim como as condições de vida da população usuária dos serviços sociais.” (Iamamoto, 2008, p.19)
À luz do cenário descrito no texto 1, Raichelis (2018), ao estudar a nova morfologia do trabalho no Serviço Social, afirma que a reestruturação da produção aporta transformações no mercado de trabalho do Serviço Social, “configurando-se o exercício profissional privado, autônomo, temporário, por tarefa”, em fenômeno que pode ser denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q962491 | Serviço Social, Transformações Societárias, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Entre os autores vinculados à teoria social crítica, há o consenso de que atualmente há uma nova investida do conservadorismo sobre a condução das políticas sociais.
As manifestações do conservadorismo no trabalho do assistente social com famílias expressam-se, para Duarte (2018):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q962501 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Flávio trabalha na área sociojurídica e recebeu a incumbência de ficar à frente do atendimento a uma criança vítima de violência. A fim de realizar um bom trabalho, Fábio estuda documentos e legislações referentes ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. Ao fazer isso, ele compreende que o fluxo geral da Lei nº 13.431/2017 tem início com o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q962508 | Serviço Social, Proteção Social às Pessoas com Deficiência, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Adelaide foi diagnosticada com transtorno mental grave quando criança. Aos 12 anos, ela perdeu os pais em um acidente e, como não tinha outros parentes, foi internada em instituição própria. Passados 15 anos de sua internação, a assistente social da instituição localizou primos distantes de Adelaide, que concordaram em abrigá-la em casa.
De acordo com a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1016343 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

A iniciativa privada tem sido, historicamente, a maior empregadora dos profissionais do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q1016345 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

A formação acadêmico-profissional no serviço social tem passado por um preocupante processo de mercantilização, o que ameaça o legado ético-político da profissão construído nas últimas décadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1016351 | Serviço Social, Pensamento Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo à análise crítica das influências teórico-metodológicas no serviço social e às formas de intervenção em distintos contextos.

O serviço social pautado pela fenomenologia aborda as relações sociais dos indivíduos como fatos que se apresentam em sua objetividade e seu imediatismo, de modo a aplicar conhecimentos para corrigir problemas ou desvios individuais.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q1016352 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item subsequente, com base na Lei n.º 8.662/1993, que dispõe sobre a profissão de assistente social e dá outras providências.

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de referência, após todos os trâmites cabíveis, é competente para a aplicação da penalidade de multa, no valor de uma a cinco vezes a anuidade vigente, a assistente social infrator de dispositivos da Lei n.º 8.662/1993.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q1016359 | Serviço Social, Planejamento, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito do planejamento como processo técnico-político, julgue o item subsequente.

A realidade, devido a seu atributo de unicidade, direciona a necessidade de planejamento e o estabelecimento de ações simplificadas para o atendimento das demandas, processo este permeado pela responsabilidade ético-política do assistente social.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1016361 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

O Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária prevê que se deve evitar o contato dos filhos menores de idade com pais que se encontram privados de liberdade, uma vez que as instituições de encarceramento são ambientes inadequados para a convivência de crianças e adolescentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q1016362 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Especialidade Serviço Social, MPECE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

Adolescente pode realizar trabalho educativo, definido como atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo, sendo a participação nas vendas fator que desfigura o caráter educativo do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1043583 | Serviço Social, Saúde, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As exigências do cotidiano profissional de assistentes sociais, na área da saúde, muitas vezes, impõem uma atuação emergencial e acrítica, descolada dos processos de luta pela ampliação dos direitos sociais que dificultam a efetivação dos princípios fundamentais do Código de Ética Profissional. O assistente social que atua nos serviços de saúde, para superar essa atuação acrítica, alinhando-se ao projeto ético político profissional deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.