Início

Questões de Concursos Especialidade Serviço Social

Resolva questões de Especialidade Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1016357 | Serviço Social, Planejamento, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional e da concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos, julgue o item subsequente.

O pressuposto da transformação de um bem ou serviço norteia a proposição de um projeto de intervenção na área de serviço social.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q1016367 | Direito da Criança e do Adolescente, Adoção, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

Nos casos de crianças e adolescentes entregues para adoção, na hipótese de não haver a indicação do genitor e de não existir outro representante da família extensa apto a receber a guarda, a autoridade judiciária competente determinará a colocação da criança sob a guarda provisória de vizinhos e(ou) conhecidos, observado o direito à convivência comunitária.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q962481 | Serviço Social, Questão Social e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A “questão social”, ao se colocar na ordem política e econômica como consequência da sociedade capitalista, exige uma modalidade de intervenção que se traduziu em um conjunto de atos e instituições que deram origem aos sistemas de proteção social.
Para Almeida e Alencar (2011), esses sitemas de proteção social são caracterizados por ações compensatórias voltadas para o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q962494 | Direito Penal, Regimes penitenciários, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Juarez foi preso por tráfico de entorpecentes e já cumpriu metade de sua pena, sendo colocado em regime semiaberto. Com saudade de sua família, ele solicita permissão para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta.
Juarez recebeu a resposta de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1016343 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as atribuições do assistente social, suas condições e relações de trabalho, bem como seus espaços sócio-ocupacionais, julgue o item subsequente.

A iniciativa privada tem sido, historicamente, a maior empregadora dos profissionais do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q1016372 | Estatuto da Pessoa Idosa, Política de Atendimento à Pessoa Idosa, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Estatuto da Pessoa Idosa, julgue o item a seguir.

É obrigação das entidades de atendimento a pessoa idosa providenciar ou pedir ao Ministério Público que requisite os documentos necessários para o exercício da cidadania aos idosos que não os possuam.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q962505 | Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

A equipe do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) de um determinado território foi acionada pelos moradores em função da situação de Helena, uma mulher jovem, sem filhos, solteira, que mora sozinha e faz tratamento psiquiátrico. Segundo os moradores, nos últimos dias ela vinha apresentando comportamento agressivo e descontrolado, sendo atendida pela equipe do SAMU. Entretanto, após retorno do atendimento, passados alguns dias, Helena apresentou o mesmo comportamento de antes, colocando a si e a outros em risco. Diante disso, a intenção dos moradores ao recorrer ao CREAS foi buscar formas que viabilizassem uma internação involuntária de Helena.
De acordo com Lei nº 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a internação psiquiátrica involuntária se dá sem o consentimento do usuário e deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q962492 | Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Para Duarte (2018), diante da desresponsabilização do Estado na manutenção da proteção social, o princípio liberal da autossustentação recai fortemente sobre as famílias.
Diante do grau de seletividade das políticas sociais, para fazer jus à permanência na proteção social, as famílias são submetidas a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q962497 | Serviço Social, Fundamentos Históricos do Serviço Social, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Analisando as particularidades da formação histórica brasileira e a questão social, Iamamoto (2008) traz como uma das particularidades de nosso país o fato de que no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1016374 | Estatuto da Pessoa Idosa, Medidas de Proteção à Pessoa Idosa, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Estatuto da Pessoa Idosa, julgue o item a seguir.

É dever das entidades públicas e privadas de assistência a pessoa idosa informar ao Ministério Público sobre situações de abandono moral ou material perpetrado por familiares.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q1043582 | Serviço Social, Políticas Sociais, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

As comunidades quilombolas são coletivos caracterizados por aspectos como: uso comum dos recursos naturais, vínculos ampliados de parentesco nas comunidades, capacidade organizativa para luta pela demarcação e titulação coletiva dos territórios. Apesar da grandiosa contribuição na formação sócio-histórica, cultural e econômica do Brasil, as comunidades quilombolas são segmentos sociais vulneráveis com desvantagem em várias esferas da vida e maior dificuldade de acesso a direitos sociais, inclusive à política de saúde.

A garantia de atenção à saúde de qualidade para as populações quilombolas com ações de promoção, prevenção, recuperação e tratamento exige, entre outras estratégias, o fortalecimento do SUS; a mudança nas práticas institucionais; a formação continuada dos profissionais de saúde, a implementação de políticas específicas e programas para efetivar a equidade no acesso e utilização dos serviços, possibilitando não só a garantia universal do direito à saúde como também

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q962489 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Refletindo sobre o trabalho do assistente social com crianças e adolescentes, Terra e Azevedo (2018) concluem que essa parcela da sociedade, em sua esmagadora maioria, “vive em condições precárias, fora da escola, exposta a mortes violentas e que alimenta expectativas limitadas em relação à sua vida futura”.
As autoras em tela elencam como um dos aspectos desse trabalho o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q962508 | Serviço Social, Proteção Social às Pessoas com Deficiência, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Adelaide foi diagnosticada com transtorno mental grave quando criança. Aos 12 anos, ela perdeu os pais em um acidente e, como não tinha outros parentes, foi internada em instituição própria. Passados 15 anos de sua internação, a assistente social da instituição localizou primos distantes de Adelaide, que concordaram em abrigá-la em casa.
De acordo com a Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q962496 | Direito Penal, Lei de Execução Penal – Lei nº 7210 de 1984, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Josué foi condenado por crime doloso praticado com violência grave contra a pessoa.
Por ocasião do seu ingresso no estabelecimento prisional, ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1016371 | Direito da Criança e do Adolescente, Política de Atendimento, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando a Constituição Federal de 1988 e legislações, políticas e programas destinados a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua é uma entidade civil independente que, embora não preste atendimento direto a crianças e adolescentes em situação de rua, mobiliza diversos agentes sociais envolvidos com este segmento da população brasileira, por meio de subsídios financeiros, inclusive, de entidades internacionais, como a UNICEF.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q962491 | Serviço Social, Transformações Societárias, Especialidade Serviço Social, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Entre os autores vinculados à teoria social crítica, há o consenso de que atualmente há uma nova investida do conservadorismo sobre a condução das políticas sociais.
As manifestações do conservadorismo no trabalho do assistente social com famílias expressam-se, para Duarte (2018):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1016373 | Estatuto da Pessoa Idosa, Política de Atendimento à Pessoa Idosa, Especialidade Serviço Social, MPE CE, CESPE CEBRASPE, 2025

Com base no Estatuto da Pessoa Idosa, julgue o item a seguir.

As organizações governamentais e não governamentais de atendimento a pessoa idosa são supervisionadas pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Ministério Público e ambas estão sujeitas às sanções de multa e fechamento de unidade ou interrupção de programas em caso de descumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q1043593 | Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, Legislação do Município de Macaé, Especialidade Serviço Social, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

No que concerne aos benefícios previdenciários previstos na Lei Complementar Municipal nº 015/1999, que criou o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Macaé (MACAEPREV), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.