Questões de Concursos Especialista de Educação

Resolva questões de Especialista de Educação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q323935 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Apesar da relevância da auto-regulação por parte das escolas, como mecanismo para romper com as práticas de avaliação centralizadas e burocráticas propostas pelos sistemas de ensino, para Mônica Thurler, as escolas apresentam dificuldades em efetivar uma auto-avaliação consistente. Segundo a autora, tais dificuldades existem porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q806828 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

São atividades-meio atribuídas à escola, pela LDB,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q323923 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

O Assistente de Direção deverá contribuir para que o estabelecimento de ensino no qual atua cumpra, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, com as incumbências previstas pela LDB, dentre as quais estão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q324056 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q807032 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Em relação à autonomia para a escola de educação básica, a LDB preconiza que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q321902 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q322012 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Em conseqüência, Mônica Thurler defende que a avaliação das escolas deve partir do pressuposto de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q322150 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Vários autores identificam relações entre disciplina e moralidade. Um exemplo de tal relação pode ser encontrado na afirmação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q326823 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q320169 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Especialista de Educação, Prefeitura de Santos SP, FCC

Até a década de 1990, as políticas do Governo Federal para a educação especial, na opinião de Mazzota, refletiam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.