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Questões de Concursos Especialista em Educação Básica

Resolva questões de Especialista em Educação Básica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q861135 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, a avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem, contando, para tal, com: a) a experiência de seu corpo docente, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores educacionais; b) o setor responsável pela educação especial do respectivo sistema; c) a colaboração da família e a cooperação dos serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.

(Fonte: Art. 6º, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica /Secretaria de Educação Especial. MEC/SEESP, 2001).

Analise as seguintes asserções:

I. O Art. 6º, das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), em consonância com a Declaração de Salamanca (1994), dispõe que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas e que os sistemas educacionais deveriam ser designados e programas educacionais deveriam ser implementados no sentido de se levar em conta a vasta diversidade de tais características e necessidades.

PORQUE

II. Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a ela a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

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62Q324295 | Pedagogia, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Patis MG, COTEC

Falando da Alfabetização (Soares, 1985) afirma que: “O processo de alfabetização na escola sofre, talvez mais que qualquer outra aprendizagem escolar, a marca da discriminação em favor das classes sócioeconomicamente privilegiadas”.

Em relação a esse fato, é INCORRETO afirmar:

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63Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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64Q897872 | Pedagogia, Libâneo, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre o conceito de Didática, de acordo com Libâneo (1994).

I- Didática é a ciência que estuda os processos de ensino e aprendizagem, investigando as suas interações com os objetivos e as práticas educacionais.

II- Didática é o conjunto de métodos, técnicas e estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula.

III- Didática é o conjunto de técnicas aplicadas para assegurar a disciplina e a ordem em sala de aula, facilitando o controle e a transmissão do conteúdo.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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65Q897874 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O planejamento participativo na educação é um método que se afasta das decisões centralizadas e autoritárias, promovendo um trabalho mais coletivo e colaborativo. Sobre o planejamento participativo na educação, assinale a alternativa CORRETA.
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66Q897875 | Pedagogia, PCN's, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre as orientações metodológicas na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

I- Os PCN sugerem práticas pedagógicas que promovam a aprendizagem significativa, conectando o conteúdo escolar com a realidade dos estudantes.

II- O uso de métodos tradicionais de ensino, como a exposição oral sem a interação com os alunos, é fortemente recomendado pelos PCN como principal estratégia de ensino.

III- A interdisciplinaridade é uma orientação importante nos PCN, incentivando a integração de diferentes áreas do conhecimento.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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67Q897880 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, estabelece as diretrizes e bases da educação brasileira. Sobre essa legislação, analise as afirmativas a seguir.

I- A LDB determina que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito apenas para crianças e adolescentes dos 6 aos 14 anos de idade.

II- A LDB reconhece a educação indígena e quilombola como modalidades específicas, garantindo a valorização das suas culturas e das suas formas de organização.

III- A LDB aborda a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, assegurando o atendimento educacional especializado no sistema regular de ensino.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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68Q897878 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A interdisciplinaridade é uma abordagem que busca a integração de diferentes disciplinas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Considerando essa perspectiva, qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a aplicação da interdisciplinaridade através do trabalho com projetos no cotidiano escolar?
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69Q897873 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

A respeito das tendências pedagógicas na prática escolar, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A tendência pedagógica tradicional caracteriza-se por um ensino centrado no professor, em que o aluno é considerado um receptor passivo de informações.

( ) O planejamento da prática docente, na perspectiva crítica, deve promover uma educação voltada para a transformação social, incentivando a reflexão crítica dos alunos sobre a realidade em que vivem.

( ) O conteúdo que deve ser ensinado, na tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, é considerado neutro, desconsiderando as experiências de vida dos alunos e das suas realidades sociais.

( ) A pedagogia histórico-crítica reforça uma visão utilitarista da educação, em que o conhecimento é medido apenas pela sua aplicabilidade imediata e pela sua contribuição para a produtividade econômica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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70Q897879 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Considerando os saberes necessários à prática educativa na perspectiva da escola inclusiva, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A formação continuada dos educadores é essencial para que estejam preparados para atender às necessidades de todos os alunos, incluindo aqueles com deficiência.

( ) O uso de materiais e recursos adaptados deve ser restrito apenas aos alunos com deficiência, para garantir a equidade no ambiente escolar.

( ) A colaboração entre professores, famílias e especialistas é fundamental para a construção de práticas pedagógicas inclusivas e significativas.

( ) As práticas inclusivas priorizam apenas a acessibilidade física dos ambientes escolares, sem considerar as barreiras atitudinais e pedagógicas.

( ) A avaliação no contexto inclusivo deve respeitar as especificidades de cada aluno, considerando as suas potencialidades e formas de aprendizagem.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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71Q897876 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
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72Q1078095 | Informática, Navegadores Browser, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Ubaí MG, COTEC, 2025

Avalie as afirmativas a seguir sobre o navegador web, também conhecido como navegador da internet ou simplesmente navegador:

I- OGoogle Chrome,com 70% de participação no mercado global, é o navegador dawebmais usado. A popularidade doChromepode ser parcialmente explicada pela navegação rápida e fácil integração com contas pessoais do Google, tornando-o o navegador mais conveniente para muitas pessoas. Com a maior biblioteca de extensões entre os principais navegadores, oChrometambém é um navegador deinternetextremamente fácil de modificar e personalizar.
II- O navegadorwebenvia e recebe informações (dados) para outras partes daweb.As informações recebidas são exibidas na janela do navegador. Os dados são transferidos com o Protocolo de Transferência de Hipertexto (html), o método que controla como os arquivos de texto, imagens e vídeo são transportados pelaweb.
III- O usuário visualiza, na parte superior da janela do navegador, uma longa barra de texto. Essa é a barra de endereço (ou de pesquisa) em que o usuário pode inserir o endereço de umsite(URL), como avast.com, ou os termos de pesquisa para o navegador fazer uma pesquisa por meio do mecanismo de pesquisa padrão.
IV- Ao lado da barra de endereço, há botões diferentes nos lados direito e esquerdo. No lado esquerdo, as setas representam os botões avançar e voltar, que levam sempre à página inicial ou avançam para outra aba que esteja aberta.
V- A maioria dos navegadores dawebtambém apresentam uma barra de favoritos, em que o usuário pode salvar URL para acessar mais tarde, opções de download e opções para visualizar e apagar o histórico de navegação, que é a lista ou coleção de todas as páginas da web acessadas enquanto o navegador estava em uso.

EstãoCORRETASapenas as afirmativas
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73Q897881 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei n.º 8.069/1990, estabelece direitos e garantias para crianças e adolescentes no Brasil. Com base nas disposições do ECA, analise as alternativas.

I- O ECA prevê a criação de Conselhos Tutelares em cada município, com a função de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

II- O ECA assegura o direito à educação, mas não aborda o acesso à saúde e ao lazer como direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

III- O ECA estabelece que as crianças e adolescentes têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento das suas potencialidades e à preparação para o exercício da cidadania.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
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