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Questões de Concursos Especialista em Educação Orientador Educacional

Resolva questões de Especialista em Educação Orientador Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q684077 | Legislação Federal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A Lei no 9.394/1996, que dispõe as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu Art. 3º, estabelece que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
I. Respeito à liberdade e combate à tolerância.
II. Valorização da experiência extraescolar.
III. Vinculação entre educação escolar e práticas cívico-partidárias.
Quais estão corretos?
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22Q685819 | Português, Sintaxe, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
                         ESPERANÇA
                                                            Mario Quintana
01 Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
02 Vive uma louca chamada Esperança
03 E ela pensa que quando todas as sirenas
04 Todas as buzinas
05 Todos os reco-recos tocarem
06 Atira-se
07 E — ó delicioso voo!
08 Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
09 Outra vez criança...
10 E em torno dela indagará o povo:
11 — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
12 E ela lhes dirá
13 (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
14 Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
15 — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...
Disponível em: https://www.revistabula.com/2329-os-10-melhores-poemas-de-mario-quintana/
Em “Ela (1) lhes (2) dirá bem devagarinho (3), para que (4) não esqueçam (5)”, assinale a alternativa que apresenta o número correspondente ao termo que exerce a função de objeto indireto na oração.
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23Q694005 | Português, Funções Morfossintáticas da Palavra SE, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Texto associado.
            Como ataques na internet podem ser a “gota d’água” em casos de depressão
                                                                                                                                      Ana Paula Blower
01         A morte de uma blogueira do Rio de Janeiro, no mês de julho, mobilizou internautas e
02 levantou uma discussão sobre cyberbullying, depressão e suicídio. A história envolvendo a jovem
03 começou a se tornar conhecida quando, no domingo, ela contou em uma rede social que o noivo
04 havia terminado o relacionamento um dia antes do casamento e que ela manteria a cerimônia
05 mesmo assim, casando-se “consigo mesma”. O episódio gerou uma série de ataques à moça,
06 que, no dia seguinte, tirou a própria vida.
07        O suicídio, como explicam especialistas, não é um comportamento isolado, mas
08 multifatorial — envolve uma série de aspectos, como um transtorno mental como a depressão.
09        Nesse sentido, uma situação, como ataques sofridos na internet, pode ser a “gota d’água”, um
10 desencadeador, que se soma a um histórico. Ainda assim, psicólogos e psiquiatras enfatizam a
11 importância de não julgar ou apontar uma causa específica diante de situações que só a pessoa
12 conhece. Tirar qualquer conclusão sobre o que determina ou não um suicídio intensifica o
13 sofrimento de família e amigos que ficam.
14         “A execração pública através das redes pode ser o que chamamos de ‘fator precipitante’,
15 que faz com que a pessoa tome a decisão de tirar a própria vida. Mas não podemos, e nem
16 devemos, determinar que foi isso quando há um caso desses”, disse Carlos Aragão Neto,
17 psicólogo e especialista em prevenção e posvenção do suicídio. “Não é todo mundo que sofre um
18 ataque desses que tira a própria vida. Antes desses fatores, que podem ser ainda o fim de um
19 relacionamento ou uma falência, por exemplo, há sempre alguma questão anterior”.
                                                                         Disponível em: https://epoca.globo.com/ – Texto adaptado.
Considerando-se o emprego da palavra “se”, assinale a alternativa na qual ela tenha sido empregada com mesma função e mesmo sentido que na oração “casando-se ‘consigo mesma’” (l. 05).
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25Q687590 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com Vasconcellos, planejamos com o objetivo de:
I. Transformar a realidade.
II. Combater dificuldades.
III. Racionalizar esforços.
Quais estão corretas?
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26Q686402 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Todas as ações e atividades de uma escola devem se movimentar em torno do Projeto Político-Pedagógico, porque ele:
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27Q692427 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A avaliação está presente, praticamente, em todas as situações da vida, pois não é raro ouvirmos expressões como: “esse livro é dez”; “esse filme é excelente”. Diversos são os tipos de práticas avaliativas encontradas nas escolas. Entre elas está:
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29Q687018 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

A coordenação pedagógica, ao longo da história, teve mudanças em relação ao seu papel no contexto escolar. Hoje se observa que o profissional que exerce essa função prioriza:
I. Um olhar predominantemente fiscalizador e burocrático, buscando manter a hierarquia de cargos dentro da escola.
II. O trabalho de assistência ao professor por meio de planejamento, de acompanhamento e de atualização da construção do processo ensino-aprendizagem.
III. A qualidade do ensino por meio da interação da coordenação pedagógica e professor.
Quais estão corretas?
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30Q684011 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O planejamento de uma aula pode ser feito de várias maneiras, mas, antes que essa aula seja planejada, alguns fatores precisam ser considerados, tais como:
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32Q681814 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O orientador pedagógico é um dos profissionais que compõe o coletivo da escola e, nesse sentido, ele precisa estar ciente de que, para a concretização do seu trabalho como um agente de mudança da prática docente, é necessário:
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33Q693144 | Legislação Municipal, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

De acordo com o Plano de Carreira do Magistério do Município de Sapucaia do Sul, o Sistema Municipal de Ensino compreende as instituições mantidas pelo Poder Público Municipal de:
I. Educação Infantil.
II. Ensino Fundamental.
III. Ensino Médio.
Quais estão corretas?
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34Q683715 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

O Pedagógico em uma escola tem muitas frentes e especificidades e o trabalho com o professor é uma dessas frentes. Assim, cabe ao orientador pedagógico:
I. Exercer uma liderança sobre o grupo de professores, não de maneira impositiva, mas com mediação.
II. Propor e coordenar ações com o objetivo de formação contínua dos professores na escola.
III. Levar o professor a uma reflexão sobre a sua prática, promovendo, até mesmo, o conflito em relação às suas crenças pedagógicas.
Quais estão corretas?
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35Q684460 | Pedagogia, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2019

Para Rangel (2007), o planejamento, a prática e a avaliação podem ser consideradas etapas de previsão e execução do método. Assim sendo, é correto afirmar que:
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36Q1080295 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Especialista em Educação Orientador Educacional, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC, 2023

Segundo a Lei nº 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito a receber ________________, sobretudo com as finalidades de: proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público; disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
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