Início

Questões de Concursos Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Resolva questões de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q794060 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Especialista em Politicas Publicas e Gestao Governamental, MPOG, ESAF

As comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

I. podem instaurar, de ofício, processo destinado a apurar infração de natureza ética, cometida por servidor do órgão ou entidade a que pertençam.

II. podem conhecer de representação formulada por entidade associativa regularmente constituída, contra servidor público, por violação a norma ético-profissional.

III. podem conhecer de representação formulada não apenas contra servidor, mas, também, contra o órgão ou entidade responsável pela falta.

IV. podem responder consulta sobre norma ético-profissional.

V. têm competência para aplicar a pena de advertência.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q724447 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Ministério da Fazenda, ESAF

Classificado como emergente no contexto de uma economia cada vez globalizada, o país sente-se em condições de protagonizar papeis de maior relevância no cenário internacional. Neste início de século XXI, por exemplo, foram recorrentes as vezes em que o Brasil manifestou sua posição favorável
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q204437 | Direito Administrativo, Controle da Administração Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

É por meio da Administração Pública que o Estado dispõe dos elementos necessários para implementar as prioridades do Governo. Assim, é de extrema relevância o estudo acerca das ações empreendidas pelo gestor da coisa pública, destacando especial atenção ao grau de aderência ao interesse público. O objetivo principal do controle interno é o de possuir ação preventiva antes que ações ilícitas, incorretas ou impróprias possam atentar contra os princípios expostos pela Constituição da República Federativa do Brasil. O controle interno se funda em razões de ordem administrativa, jurídica e mesmo política. Sem controle não há nem poderia haver, em termos realistas, responsabilidade pública. A responsabilidade pública depende de uma fi scalização efi caz dos atos do Estado. Neste contexto, o controle interno opera na organização compreendendo o planejamento e a orçamentação dos meios, a execução das atividades planejadas e a avaliação periódica da atuação. O controle é instrumento efi caz de gestão e não é novidade do ordenamento jurídico brasileiro. Assinale, entre as opções abaixo, a opção incorreta acerca do controle público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q203673 | Ciências Políticas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

Até o início do século XX, os Estados que atualmente contam com administração gerencial de um modo geral seguiam um modelo patrimonial de administração, caracterizado, principalmente, pela inexistência de separação nítida entre patrimônio público e patrimônio privado. Os seguintes enunciados foram elaborados tendo por referência o quadro teórico weberiano e a realidade brasileira. I. O conceito de " patrimonialismo" foi elaborado por Weber e se refere à forma de dominação tradicional, baseada nas tradições, tornando-se legítima a partir dela. II. Para Weber, toda dominação tradicional tende ao patrimonialismo. Historicamente, no Brasil inclusive, esse tipo de dominação foi gradualmente substituído pelo modelo burocrático. No Brasil, isso ocorreu mais claramente a partir da década de 1930. III. No que se refere ao exercício do poder e sua legitimidade, sob o modelo burocrático, a administração pública assume uma forma racional-legal de dominação, conforme Weber. Nesse contexto, a dominação se legitima por meio da crença em regras e normas. Considerando os enunciados acima, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q203486 | Ciências Políticas, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

A administração pública deve construir um modelo de gestão capaz de tornar o Estado mais aberto às necessidades dos cidadãos, que responda ao interesse público e seja efi ciente na coordenação da economia e dos serviços públicos. No Brasil, o gerencialismo e a gestão social são duas vertentes que se têm desenvolvido de forma paralela e em disputa visando alcançar esses objetivos. Em relação aos principais aspectos que diferenciam essas vertentes, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q722278 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Blocos Econômicos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Ministério da Fazenda, ESAF

A Constituição de 1988 determina que o Brasil busque “a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações”. Nessa perspectiva, é correto afirmar que o país
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q200488 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ofi cialmente Lei Complementar n. 101, de 4/5/2000, é a lei brasileira que impõe o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos. Tal medida foi justifi cada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promove a transparência dos gastos públicos. A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe os limites abaixo determinados, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q200698 | Sistemas de Informação, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

Assinale a opção correta relativa a requisitos a serem observados no desenvolvimento de um sistema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q203951 | Economia, Microeconomia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Considere a seguinte defi nição para uma conduta considerada infração à ordem econômica:

"Os compradores de determinado bem ou serviço se comprometem a adquiri-lo com exclusividade de determinado vendedor (ou vice-versa), ficando, assim, proibidos de comercializar os bens dos rivais".

Essa definição refere-se a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q201522 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

O trechos abaixo constituem um texto adaptado de Yoshiaki Nakano, publicado no jornal Valor Econômico, dia 30/06/2009, e estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a resposta correspondente à ordenação do texto de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta.

( ) Tanto é que alguns analistas já se apressam em afirmar que já estamos chegando ao "fundo do poço" e que no final deste ano aquelas economias vão iniciar a recuperação cíclica.

( ) Há concordância de que existem sinais de que o ritmo de queda nas economias desenvolvidas está reduzindo.

( ) É natural que as opiniões dos economistas sejam conflitantes, pois existem divergentes visões de mundo e diferentes percepções sobre a natureza da crise e, consequentemente, da saída da crise.

( ) Outros analistas mais críticos afirmam que não há nenhuma indicação de que o "pior já passou", de que recuperação virá, ou de que a recuperação se iniciará ainda neste ano.

( ) Assim, alguns analistas acreditam que já em 2010 as economias voltarão a crescer, enquanto outros pintam um quadro mais difícil em que a recuperação não virá sem mudanças estruturais e reformas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q201529 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

Numa escala que vaide muito alto a baixo, passando por alto e médio desenvolvimento humano, o Brasil está classificado no segundo grupo (alto desenvolvimento humano). Esse Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para medir as variações na qualidade de vida das diversas populações do mundo. Os indicadores considerados pelo IDH são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q202204 | Políticas Sociais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

As políticas públicas são classifi cadas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q205096 | Economia, Contabilidade Social, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Considere os seguintes dados extraídos de um Sistema de Contas Nacionais, em unidades monetárias:

Produto Interno Bruto: 1.162;
Remuneração dos empregados: 450;
Rendimento misto bruto (rendimento de autônomos): 150;
Impostos sobre a produção e importação: 170;
Subsídios à produção e importação: 8;
Despesa de consumo final: 900;
Exportação de bens e serviços: 100;
Importação de bens e serviços: 38.

Com base nessas informações, os valores para a formação bruta de capital fixo e para o excedente operacional bruto serão, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q203965 | Gestão Documental Pública, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, SEPLAG RJ, CEPERJ

A revelação das melhores práticas de uma organização tida como número um de seu setor, apresentando como resultado fi nal uma perspectiva do que pode ser modifi cado ou melhorado, usando como referencial outra organização ou parte dela, é a técnica chamada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q724079 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Geografia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Ministério da Fazenda, ESAF

O Atlas do Censo Demográfi co 2010, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma que a concentração econômica tem um limite, estimulando o surgimento de novas fronteiras para o desenvolvimento. O que se verifica, hoje, no Brasil, é a mudança do eixo das correntes migratórias internas, com a descentralização das atividades produtivas e a substituição dos antigos polos de atração para as pessoas que buscam melhores condições de trabalho e estudo. A respeito do tema, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q204200 | Economia, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

O problema do risco moral surge quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q201810 | Sistemas de Informação, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

Assinale a opção correta relativa a tipos de tomada de decisão do gerente de projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q200358 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MF, ESAF

A legislação brasileira tem acompanhado a evolução que o tema ambiental experimenta na contemporaneidade. Ela pressupõe o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a ser defendido pelo poder público e pela sociedade, e a defesa de um modelo de desenvolvimento que seja sustentável. Relativamente ao tema, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q202690 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Aspectos Constitucionais, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Assinale a opção incorreta, nos termos da Constituição Federal de 1988, o que ocorre caso seja invalidada, por sentença judicial, a demissão de servidor estável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q201707 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, MPOG, ESAF

Marque a opção correta quanto aos atos administrativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.