Questões de Concursos: Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q379408 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Considerando-se os cuidados a serem tomados com o sangue e hemoderivados em serviços de transfusão, julgue os itens de 94 a 98.

Os exames laboratoriais para diagnóstico de doenças transmissíveis pelo sangue devem ser realizados em amostra colhida pelo menos um dia antes da doação.

52 Q379535 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em um procedimento cirúrgico eletivo de grande porte foi necessária a transfusão de 1,5 L de sangue total e 0,5 L de plasma fresco. A doação foi realizada oito dias antes devido a dificuldades de obtenção do tipo sanguíneo B Rh negativo. Foram seis voluntários, quatro com idades entre 19 e 46 anos, um de 17 anos e um de 65 anos. Todos já eram doadores e, neste ano, já haviam realizado três procedimentos de doação, não sendo detectadas doenças hematológicas ou passíveis de transmissão.

Com relação à situação apresentada e com base na Resolução ANVISA RDC n.º 153/2004, julgue os itens subseqüentes.

A doação é permitida a menor de 18 anos de idade em situações especiais, com prévia aceitação de um médico do serviço e com justificativa por escrito na ficha do doador, além da autorização dos responsáveis legais.

53 Q382015 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em um laboratório de biologia molecular é utilizada uma metodologia cujas principais etapas são as seguintes.

I. obtenção do RNA de fita simples a ser amplificado

II. anelamento de um primer (aqui chamado de P1) ao RNA obtido em I

III. ação de transcriptase reversa

IV. ação de RNAse H

V. anelamento de um segundo primer (P2)

VI. ação de DNA polimerase

VII. ação de T7 RNA polimerase

VIII. repetição do processo de amplificação Todo o processo é conduzido a 41 ºC e o nível de amplificação obtido é de 10 9 . O tampão que contém a enzima RNAse H é preparado a partir de um pó, que é diluído na concentração de 1 g/L para se obter uma solução estoque, a qual é diluída 10 vezes para produzir a solução para uso no experimento.

Considerando esse procedimento e as bases de biologia molecular, julgue os itens a seguir.

A metodologia descrita corresponde à da técnica de PCR.

54 Q379810 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

O processo de triagem de sangue e hemoderivados vem diminuindo os riscos de acidentes transfusionais, principalmente relacionados a microrganismos. Acerca dos procedimentos e metodologias empregados nessa triagem, julgue os itens subseqüentes.

Os testes sorológicos para se detectar agentes infecciosos devem possuir as características de alta sensibilidade e especificidade, produzindo resultados rápidos e seguros.

55 Q380671 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

O processo de triagem de sangue e hemoderivados vem diminuindo os riscos de acidentes transfusionais, principalmente relacionados a microrganismos. Acerca dos procedimentos e metodologias empregados nessa triagem, julgue os itens subseqüentes.

Os testes de triagem sorológica devem ser realizados sempre em duplicata, para garantir um resultado mais confiável. Em caso de reação positiva, o teste deverá ser repetido.

56 Q379209 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

O uso de técnicas moleculares que envolvam o genoma, o transcriptoma e o proteoma têm avançado drasticamente nas últimas décadas, permitindo a produção de novos biofármacos e de testes clínicos mais eficientes. Acerca das técnicas de engenharia genética e de sua importância para a hematologia, julgue os itens de 82 a 91.

O teste de ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), pelo método de captura, é um dos testes mais utilizados na triagem de unidades de sangue. Ele busca identificar os antígenos imobilizando-os em uma fase sólida e prosseguindo com marcação com um antiantígeno marcado.

57 Q380324 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

O processo de triagem de sangue e hemoderivados vem diminuindo os riscos de acidentes transfusionais, principalmente relacionados a microrganismos. Acerca dos procedimentos e metodologias empregados nessa triagem, julgue os itens subseqüentes.

A detecção da presença do vírus da hepatite B é feita a partir dos marcadores HbsAg e anti-HBc, enquanto que, para o caso do vírus da hepatite C (HCV), a identificação ocorre somente por hibridação do ADN, já que não existem marcadores específicos para HCV.

59 Q381820 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais do sangue humano e de seus constituintes, julgue os itens que se seguem.

O volume sanguíneo pode ser determinado após a injeção de cromo radioativo (Cr 51 ) no paciente com subseqüente retirada de amostras de sangue e medição da radioatividade.

60 Q380189 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

Em um hospital, onde são realizadas cirurgias de grande porte e cerca de 120 transfusões por mês, existe um serviço de hemoterapia da agência transfusional local. Esse serviço recebe doadores de sangue que são selecionados segundo os critérios estabelecidos pela RDC n.º 153, de 2004. O sangue coletado nesse serviço é utilizado para transfusões e para o preparo de hemocomponentes. O serviço está equipado para o preparo de todos os hemocomponentes, porém não para o preparo de hemoderivados. Em relação à situação hipotética descrita no texto, julgue os itens subseqüentes.

O serviço de hemoterapia mencionado no texto deve possuir uma capela de fluxo laminar para o caso de o laboratorista necessitar abrir o circuito de transferência de conteúdo entre bolsas durante o preparo de hemocomponentes.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.