Início

Questões de Concursos Especialista em Regulação

Resolva questões de Especialista em Regulação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q810391 | Legislação Federal, Lei 9074 1995, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Na fase de introdução da livre escolha para compra de energia elétrica no Brasil, prevista na Lei nº 9.074/95, foi permitido que o consumidor com carga

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q522363 | Auditoria, Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor, Especialista em Regulacao, ANTT, NCE

Analise o parecer descrito a seguir:

“Em nossa opinião, exceto pelos possíveis efeitos decorrentes do assunto mencionado no parágrafos 3 e 5, as demonstrações contábeis referidas no parágrafo 1, representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes a posição patrimonial e financeira da Companhia Nação RF em 31 de dezembro de X7, o resultado de suas operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos, correspondentes ao exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil”

De acordo com as normas de auditoria, o parecer acima é do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q23013 | Direito Constitucional, Especialista em Regulação, ANP, CESPE CEBRASPE

Em relação à organização do Estado, julgue os itens que se seguem.

O federalismo do Brasil é organizado de forma hierárquica, ou seja, os municípios estão subordinados aos respectivos estados e os estados estão subordinados à União.
  1. ✂️
  2. ✂️

204Q450328 | Direito do Consumidor, Relação Jurídica de Consumo, Especialista em Regulacao, Agência Nacional de Transportes Terrestres, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios gerais e ao campo de abrangência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), julgue os itens em seguida.

Considere que em uma festa tenha havido uma explosão no forno de micro-ondas dos donos da residência, o que provocou um ferimento na copeira do estabelecimento, deformando seu rosto. Nesse caso, embora não tenha adquirido o equipamento, a copeira será considerada consumidora para efeitos de reparação de danos.

  1. ✂️
  2. ✂️

205Q822055 | Legislação Federal, Lei 12815 2013, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da logística do sistema aquaviário e da mão de obra portuária, julgue o item a seguir. Nos termos da Lei n.º 12.815/2013, a requisição de mão de obra para trabalho portuário é exercida por órgão gestor de mão de obra, com exceção do que se refira aos trabalhadores portuários avulsos, categoria não contemplada por essa lei.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q23036 | Direito Ambiental, Especialista em Regulação, ANP, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios que regem o direito ambiental, julgue o item a seguir.

O princípio democrático ou da participação assegura a atuação do cidadão na proteção do meio ambiente, por meio de diversas formas, tais como iniciativas legislativas, medidas administrativas e medidas processuais.
  1. ✂️
  2. ✂️

207Q744551 | Economia, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à teoria microeconômica, julgue os itens que se seguem. De acordo com a teoria microeconômica tradicional, uma economia de mercado é usualmente uma forma ineficiente de organização da atividade econômica de um país.
  1. ✂️
  2. ✂️

208Q790787 | Engenharia Naval, Especialista em Regulacao, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue o item abaixo, relativo a um sistema termodinâmico.

Considere que um cilindro com capacidade para 100 L contém um gás a temperatura de 27 °C e pressão de 30 atm. Ao ser comprimido por um pistão, o volume do gás diminui e a temperatura e à pressão sobem para 35 °C e 44 atm, respectivamente. Nessa situação, assumindo que o gás se comporta como um gás ideal, o volume final do gás será superior a 75 L.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q813638 | Legislação Federal, Lei 10893 2004, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, de acordo com os conceitos estabelecidos pela Lei n.º 10.893/2004.

Navio que sai do porto de Santos e chega ao porto de Vitória, utilizando exclusivamente a via marítima, realiza navegação fluvial.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q812463 | Legislação Federal, Lei 6404 1976, Especialista em Regulacao, ANTT, NCE

De acordo com a Lei 6404/76 e suas atualizações, o Patrimônio Líquido será dividido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q554643 | Informática, Word, Especialista em Regulação, Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, IBFC, 2017

Quando se adiciona colunas no estilo de boletim informativo em um documento, o Microsoft Word 2007 define, automaticamente, a largura de cada coluna para caber em uma página. Caso a formatação padrão não fique conforme o desejado deve-se, para tanto, alterar o tamanho das colunas na guia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q806842 | Legislação Federal, Lei 9074 1995, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Com relação à Lei n. 9.074, de 7/7/1995, que estabelece normas para outorga e prorrogações das concessões e permissões de serviços públicos, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q739571 | Economia, MICROECONOMIA, Especialista em Regulação, ANEEL, ESAF

Uma economia é composta por n consumidores idênticos com relação às suas preferências e suas rendas. O governo estuda a possibilidade de introduzir um subsídio sobre o consumo de um bem. Esse subsídio será integralmente financiado pela introdução de um imposto sobre a renda aplicado igualmente sobre todos os consumidores. Sabe-se que todos os bens dessa economia são transacionados em mercados em concorrência perfeita e que possuem oferta perfeitamente elástica. Nessas condições, pode-se afirmar que necessariamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q821255 | Legislação Federal, Legislação Portuária, Especialista em Regulacao, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à análise e avaliação de projetos portuários e aos tipos de embarcações, julgue os itens subsequentes. Quebra-mar e molhe são estruturas hidráulicas externas que se iniciam na costa litorânea e avançam para o mar adentro e têm como principais funções quebrar a energia das ondas do mar e(ou) defletirem as correntes litorâneas.
  1. ✂️
  2. ✂️

215Q752972 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Especialista em Regulação, AGEPAR, FAUEL, 2018

Na estatística aplicada à engenharia ambiental, o que significa exatamente análise de variância?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q450060 | Direito do Consumidor, Desconsideração da Personalidade Jurídica, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à desconsideração da personalidade jurídica e à proteção contratual no direito do consumidor.

Não havendo infração da lei, o juiz não poderá desconsiderar a personalidade jurídica do fornecedor de produtos ou serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️

217Q522164 | Auditoria, Especialista em Regulacao, ANTT, NCE

De acordo com a Resolução 821/97, o sigilo profissional deve ser observado nas seguintes circunstâncias, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q748296 | Economia, Demanda, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de microeconomia.

As curvas de indiferença indicam todas as combinações que geram a mesma utilidade para os consumidores. Uma inclinação positiva da curva de indiferença violaria a premissa de que uma quantidade maior de mercadoria é preferível a uma quantidade menor.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q450160 | Direito do Consumidor, Princípios do Código de Defesa do Consumidor, Especialista em Regulacao, ANTT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios gerais e ao campo de abrangência do Código de Defesa do Consumidor (CDC), julgue os itens em seguida.

Embora contenha diversas regras a respeito dos princípios destinados à ampla proteção do consumidor, considerado parte vulnerável na relação de consumo, o CDC não prevê expressamente o princípio da equidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q811277 | Legislação Federal, Lei 8630 1993, Especialista em Regulação, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a Lei n.º 8.630, conhecida como Lei dos Portos, que dispõe sobre o regime jurídico de exploração dos portos organizados e das instalações portuárias, julgue os itens a seguir.

Em portos organizados, o trabalho portuário de conserto de cargas, devido ao seu caráter episódico, será realizado unicamente por trabalhadores portuários avulsos, sem vínculo empregatício.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.