Questões de Concursos Especialista em Regulação Engenharia

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61Q210910 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Para a completa descrição da cinemática de um corpo rígido movendo-se no espaço, são necessários quatro graus de liberdade: três para a descrição do movimento de translação e um para a descrição do movimento de rotação.

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62Q206830 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O alcance de uma aeronave é a distância que esta pode voar, sendo definido de acordo com outros requerimentos. No caso de um avião militar, depende do perfil da missão, devendo ser especificados seguimentos para eventos como subida, cruzeiro, combate e descida. No caso de um avião civil, o alcance é normalmente a máxima distância que o avião pode voar com uma dada quantidade de combustível, prevendo o voo a um aeroporto alternativo em caso de problemas.

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63Q208008 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

O envelope de voo de uma aeronave é a região no gráfico da velocidade de voo pela altitude em que o avião é capaz de operar. Dentro dessa região, um avião é limitado em pequenas velocidades devido à redução do empuxo disponível, e em altas velocidades, pela possibilidade de stall. A barreira limite de alta velocidade pode ser delimitada por curvas de potência requerida e disponível do motor em altitudes diferentes. A barreira limite de stall é dada pela velocidade em que o avião entra em situação de stall e pode ser obtida a partir da expressão matemática para o cálculo do coeficiente de sustentação máximo, levando-se em conta que o peso do avião iguala-se à força de sustentação e que a densidade é uma função da altitude.

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64Q207538 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Se um sistema de referência solidário ao movimento de um corpo rígido for definido de tal forma que seus eixos coincidam com os eixos principais de inércia do corpo, então o tensor de inércia será uma matriz diagonal.

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65Q210325 | Legislação Federal, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subsequentes, acerca do Plano Geral de Metas
para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado
(STFC) prestado no regime público.

Backhaul é a infraestrutura de rede de suporte do STFC para conexão em banda larga, interligando as redes de acesso ao backbone da operadora.

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66Q209828 | Legislação Federal, Decreto n6654, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Plano Geral de Outorgas, julgue os itens a seguir à luz
do Decreto n.º 6.654/2008.

Os prazos de vigência da outorga, além das demais condições para a prestação do serviço telefônico fixo comutado, em regime público, devem estar previstos nos contratos de concessão.

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67Q208584 | Engenharia Mecatrônica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de conceitos relacionados a mecatrônica, julgue os itens subsequentes.

A diferença entre um regulador e um servocontrole é o sinal algébrico aplicado à realimentação.

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68Q209775 | Telecomunicações, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue os próximos itens.

Um serviço de rastreamento de caminhões e comunicações de segurança via satélite pode ser visto como uma rede WAN (wide area network).

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69Q206469 | Telecomunicações, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos a sistemas de comunicações digitais celulares.

Um sistema de comunicação móvel que emprega tecnologia FDMA, com 20 canais de 20 kHz cada, por célula hexagonal, e fator de reúso igual a 9, tem alocada banda de frequências, necessariamente, superior a 4 MHz.

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70Q206477 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Flapes são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de

fuga e próximo à raiz de cada uma das asas, sendo ligadas a

estas por meio de juntas pivoteadas. Essas superfícies são

rotacionadas para baixo para aumentar a sustentação durante

a decolagem e a aterrissagem, e, mais especificamente,

durante a decolagem, contribuem também para o aumento do

arrasto.

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71Q209751 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se um ciclo Otto e um ciclo Diesel, ambos ideais, operando com a mesma substância de trabalho e na mesma razão de compressão, é correto afirmar que, se a razão de corte do ciclo Diesel for igual a 3, então sua eficiência térmica será maior do que a do ciclo Otto.

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72Q207513 | Telecomunicações, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a fundamentos de redes de comunicações, julgue os próximos itens.

Redes embasadas em tecnologia de pacotes X.25 estão sendo atualizadas com o intuito de permitirem transmissões em altas velocidades - iguais ou superiores a alguns megabits por segundo.

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73Q207147 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O tema fenômenos de transporte está associado ao estudo da dinâmica dos fluidos, da transferência de calor e da transferência de massa. A dinâmica dos fluidos preocupa-se com o transporte de momentum; a transferência de calor, com o transporte de energia; e a transferência de massa, com o transporte de diferentes espécies químicas. Em relação a esses tópicos, julgue os itens de 96 a 101.

Considerando dois bocais convergentes e idênticos através dos quais escoem dois fluidos incompressíveis em regime laminar e permanente, sendo que um dos fluidos é mais viscoso do que o outro e considerando, ainda, que a velocidade na porção de entrada dos bocais imposta aos dois fluidos seja a mesma, então a velocidade média na saída do bocal do fluido mais viscoso será menor do que a do fluido menos viscoso, em virtude da ação da tensão de cisalhamento.

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74Q209712 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

A principal diferença entre um ciclo Brayton simples e um

ciclo de propulsão a jato é que, no primeiro caso, a pressão

dos gases, ao final da expansão na turbina, é igual à pressão

atmosférica, favorecendo, assim, a produção de trabalho

líquido pelo ciclo. No segundo caso, não há trabalho líquido

significativo produzido, de forma que os gases, na saída do

equipamento, têm pressão superior à da atmosfera,

permitindo a aceleração destes por um bocal, com a

finalidade de se produzir empuxo.

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75Q208742 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

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A norma técnica X estabelece que, em determinada aplicação, o diâmetro de um parafuso deve ser maior ou igual a 10 mm. Já a norma técnica Y estabelece que o diâmetro desse mesmo parafuso deve ser maior que 10 mm. A respeito dessas informações, julgue o item abaixo

Do ponto de vista metrológico, é correto afirmar que a norma técnica Y é tão rigorosa quanto a norma X.

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76Q211235 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

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A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

Imediatamente após um choque normal, o escoamento de um gás caloricamente perfeito é sempre subsônico.

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77Q206139 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

O arrasto total de um corpo pode ser dividido em arrasto de fricção devido às tensões tangenciais e arrasto de pressão devido às tensões normais a sua superfície. O arrasto de pressão é ainda subdividido em arrasto induzido e arrasto de forma. O arrasto de forma é o maior componente do arrasto total e está diretamente ligado à sustentação. O arrasto induzido é a quantidade restante da subtração do arrasto de pressão pelo arrasto de forma e resulta do trabalho feito pelo corpo para suprir a energia cinética do campo de velocidade induzida sobre a linha de sustentação da asa devido aos vórtices gerados no bordo de fuga. Para escoamentos compressíveis, um componente que deve ser contabilizado no arrasto total é o arrasto de onda, que ocorre devido à formação de ondas de choque sobre as asas.

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78Q208522 | Telecomunicações, Especialista em Regulação Engenharia, ANATEL, CESPE CEBRASPE

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Considerando o uso de protocolos em sistemas utilizados no Serviço Móvel Pessoal (SMP), julgue os itens seguintes.

Os protocolos utilizados na interface aérea desses sistemas devem ser homologados pela ANATEL.

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79Q206480 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas de propulsão aeronáutica.

Basicamente, um motor de turbina a gás consiste de um compressor, uma câmara de combustão e uma turbina. Depois que é comprimido no compressor, o ar entra na câmara de combustão, onde é misturado ao combustível e então queimado. Os gases da combustão expandem-se através da turbina, e essa fornece parte da energia para movimentar o compressor. Aproximadamente 25% da energia da combustão é utilizada para movimentar o compressor e 75% é utilizada como empuxo. O ciclo de funcionamento do turbojato é representado termodinamicamente por um ciclo fechado do tipo Brayton.

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80Q209305 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação Engenharia, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A dinâmica dos gases trata de escoamentos em regimes compressíveis de fluidos considerados invíscidos. Acerca dos conceitos relativos a esse tema, julgue os itens a seguir.

Considerando-se as ondas de choque comuns em

escoamentos supersônicos, que têm espessura muito delgada,

da ordem de cm 10-5, e as elevadas velocidades associadas a

esse tipo de fenômeno, é correto afirmar que o escoamento

por meio de um choque normal é praticamente adiabático e

que não ocorre variação significativa da entropia do gás, nem

antes nem depois do choque.

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