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Questões de Concursos Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica

Resolva questões de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q318806 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Acerca da história do cinema brasileiro, julgue os itens subsecutivos.

As medidas adotadas pelo INC acabaram por forçar a produção cinematográfica brasileira, principalmente a marcada pelo nacionalismo, a entrar em contato com empresas distribuidoras estrangeiras, o que acabou por fomentar o mercado de cinema.

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102Q318918 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

O tempo máximo destinado à publicidade na TV paga corresponde a 25% do horário da programação diária, porcentagem igual à estabelecida para a televisão aberta.

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103Q318681 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

Desde a década de 60 do século passado, quando surgiu a estilística do cinema direto/verdade, o documentário autoral passou a ser feito mediante enunciação por asserções dialógicas, de modo análogo ao drama.

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104Q318951 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que se refere às características da indústria do audiovisual, julgue os itens subsecutivos.

Os conteúdos audiovisuais de estoque geram direitos de exploração de ativos a serem rentabilizados de forma imediata e permitem a exibição do mesmo conteúdo em janelas de exibição diversas, em diferentes momentos do tempo.

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105Q318777 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Por meio de um pitching os produtores podem apresentar suas ideias e formatos podendo vir a integrar seus futuros filmes ou programas à programação de TVs abertas ou fechadas mediante acordos de coprodução ou de primeira licença.

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106Q318779 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Uma série de TV na qual se utiliza brand placement é mais atrativa para o público que aquela na qual se utiliza product placement, visto que, de acordo com esta técnica, há mudança do foco narrativo da cena para apresentação de um produto.

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108Q318954 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Acerca da história do cinema brasileiro, julgue os itens subsecutivos.

Observou-se, no país, um esforço para a superação do modelo cinematográfico imposto pela Vera Cruz, produtora paulista que primava pela qualidade e adotava, em termos estéticos, a ilusão do universalismo e a aparência do filme estrangeiro.

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109Q318808 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica dos mercados de audiovisual.

O segmento de distribuição da cadeia de produção cinematográfica, que corresponde às atividades relacionadas aos direitos de comercialização de produtos, impressão de cópias e divulgação, é altamente concentrado, predominando nesse segmento as denominadas majors.

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110Q318709 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

A adoção da cota de tela, um mecanismo que visa a assegurar uma reserva de mercado para o produto nacional em face da presença maciça do produto estrangeiro nas salas de cinema no país, permite a circulação da produção brasileira, a ampliação do acesso ao público e a promoção da diversidade de títulos em cartaz. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A obra cinematográfica brasileira de longa-metragem deve permanecer em cartaz nas semanas subsequentes à do seu lançamento, sempre que o total de ingressos obtidos por sua exibição pública e comercial na referida semana iguale-se à frequência média semanal de espectadores obtida nas três semanas imediatamente anteriores naquela sala, pela exibição de obras cinematográficas de longa-metragem de qualquer origem.

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111Q318849 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

O cálculo do investimento do produtor ou da distribuidora em P&A é feito por estimativa, considerando-se a experiência de mercado do distribuidor e a época do ano em que o filme será lançado, pois não existe relação direta entre quantia gasta e quantia arrecadada no que se refere à comercialização de um filme.

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112Q318960 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Acerca da história do cinema brasileiro, julgue os itens subsecutivos.

Após a Revolução de 1930, que resultou na mudança de uma oligarquia rural para uma oligarquia embasada nos setores urbanos da classe média, legitimou-se o desejo de atribuir estatuto de indústria cinematográfica ao cinema brasileiro.

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113Q318695 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

As grandes distribuidoras norte-americanas têm considerável participação na distribuição de filmes, concentrando grande parcela de renda e público, o que permite que os filmes norte-americanos predominem inclusive no mercado brasileiro.

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114Q742248 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao financiamento, ao endividamento e aos resultados fiscais do governo, julgue os itens seguintes.

O refinanciamento da dívida mobiliária corresponde aos novos títulos emitidos para pagamento do principal, acrescido da atualização monetária e dos juros da dívida anterior, e deve limitar-se ao montante do final do exercício anterior acrescido da atualização monetária.

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115Q739771 | Economia, ECONOMIA BRASILEIRA, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito ao papel do governo na economia, julgue o próximo item.

A atuação do governo por meio da política fiscal cumpre, entre outros aspectos, a função alocativa, que se refere à correção das distorções na distribuição de renda resultantes da dotação dos fatores de produção na economia.

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116Q318872 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

Nas despesas de comercialização retornáveis ou P&A da distribuidora, podem ser computados custos de pagamentos de impostos e tributos, exceto os pagamentos de CONDECINE.

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117Q318811 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

A cadeia de produção do audiovisual é composta por produção, infraestrutura, distribuição e exibição. No Brasil, essa cadeia é caracterizada por uma dinâmica empresarial sustentável, independente das políticas públicas e dos incentivos estatais.

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118Q318774 | Artes Cênicas, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

Espaço qualificado é o espaço total do canal de programação que se compõe de telenovelas, seriados, eventos esportivos, reality shows, telenovelas, televendas, animações, documentários, publicidades, conteúdos jornalísticos, programas de auditório, conteúdos religiosos e propagandas políticas obrigatórias.

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