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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


262Q749221 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Os gráficos de consumo de um helicóptero apresentam um valor de 1000 lb/h para um voo nivelado a 1000 ft agl com velocidade média de 150 km/h e um valor de consumo para 7000 ft de 500 lb/h para uma velocidade de 100 km/h. Utilizando-se dessa aeronave, o piloto, que decolou com 2500 lbs nos tanques, planejou navegar na altura de 7000 ft em uma rota de 300 km certo de que é capaz de fazer a rota e ainda pousar com 1000 lb nos tanques. Após uma hora de voo, o piloto foi obrigado, por condições meteorológicas leves (nebulosidade sem chuva), a reduzir sua altitude para 1000 ft agl. Logo após reduzir a altitude de 7000 ft para 1000 ft, ele concluiu que não seria possível chegar ao destino, dado que não haveria combustível suficiente para o atendimento das normas da aviação civil brasileira, tendo, então, decido alternar para outro aeródromo próximo. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o piloto agiu de acordo com o disposto no RBHA 91 sobre navegação VFR em helicóptero.

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263Q748972 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Os custos com aluguel de equipamentos e imóveis, quando reajustados mensal ou anualmente, são considerados como custos fixos.

Como agregado graúdo pode-se utilizar brita proveniente da desagregação de rochas graníticas e seixo rolado.

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265Q749180 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Apesar da proibição do uso de aparelhos eletrônicos a bordo, faculta-se aos detentores de certificado (empresas aéreas) autorizar o uso de telefones celulares a bordo de aviões com mais de 20 assentos para passageiros e sistema de reabastecimento de combustível por gravidade.

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266Q396791 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de concessão e autorização dos serviços públicos, julgue os itens de 76 a 80.

As modalidades de licitação aplicáveis às concessões de serviços públicos podem ser a concorrência, ou a tomada de preços, dependendo do valor do contrato a ser celebrado.

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267Q749067 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

O ciclo Brayton é o ciclo termodinâmico ideal para turbinas a gás. Seu rendimento térmico é uma função crescente da razão entre as pressões antes e depois da compressão. É correto afirmar que o uso de um regenerador ideal altera essa dependência, de forma que a eficiência térmica do ciclo Brayton com regeneração passa a ser uma função decrescente da razão de pressões.

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268Q748812 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, sobre gestão estratégica e organizacional.

Na estrutura por clientes, o critério para divisão de tarefas é a função, portanto, todas as pessoas que atuam em determinada função são alocadas na mesma unidade.

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270Q749096 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da identificação de auxílios de rádio-navegação e da utilização dos sistemas de navegação, julgue os itens a seguir.

O sistema de aproximação de precisão ILS utiliza, para sintonia, apenas os decimais ímpares da gama de frequências VHF entre 108,1 a 111,9 MHz. As condições mínimas de operação até o ponto de início de aproximação perdida de um ILS Cat I são visibilidade de 1.800 ft a uma altura de 200 ft.

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271Q748905 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à aerodinâmica, julgue os itens de 36 a 40.

A variação da sustentação é aproximadamente linear com relação ao ângulo de ataque. Para ângulos de ataque de cerca de 15º, a sustentação chega ao seu maior valor. Se o ângulo de ataque é aumentado ainda mais, um gradiente de pressão adverso na superfície superior do aerofólio leva à separação do escoamento, e esta ocorre a partir do bordo de fuga. A sustentação cai repentinamente e a asa é dita em situação de stall. Uma medida prática para aumentar a sustentação de uma asa e com isso retardar o ponto de stall é o uso de aerofólios sem cambagem.

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272Q441710 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da ordem econômica e dos princípios gerais da atividade econômica estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens de 94 a 97.

O Estado pode intervir no domínio econômico de forma direta quando a intervenção for necessária à preservação da segurança nacional ou de relevante interesse coletivo. Nesse caso, o Estado irá atuar por meio de suas empresas públicas e sociedades de economia mista, que poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.

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273Q744858 | Economia, MICROECONOMIA, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da estrutura de mercado, julgue os itens que se seguem.

A rede de firmas produtivas consiste em uma situação intermediária entre o mercado atomizado e a empresa verticalmente integrada. Do ponto de vista econômico, uma das vantagens das redes é favorecer as economias por meio do aumento das economias de escala e do escopo.

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274Q804795 | Legislação e Decretos, Política Nacional Aviação Civil, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à Política Nacional de Aviação Civil (PNAC), julgue os próximos itens.

A consecução dos objetivos da PNAC não demanda interação com organizações internacionais, pois cabe ao Estado brasileiro a defesa dos interesses nacionais.

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275Q749076 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Flapes são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e próximo à raiz de cada uma das asas, sendo ligadas a estas por meio de juntas pivoteadas. Essas superfícies são rotacionadas para baixo para aumentar a sustentação durante a decolagem e a aterrissagem, e, mais especificamente, durante a decolagem, contribuem também para o aumento do arrasto.

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276Q748845 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

Os espaços aéreos ATS são classificados e designados alfabeticamente da classe A à classe G. No espaço classe E, são permitidos voos IFR e VFR, apenas os voos IFR estão sujeitos ao serviço de controle de tráfego aéreo e são separados dos outros voos IFR. Nesta classe, todos os voos recebem informação de tráfego sempre que possível, e aeronaves VFR podem voar nesse espaço sem autorização prévia e sem notificação.

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277Q749105 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A gestão adequada de recursos naturais, de energia e de resíduos industriais é necessária para preservar a biodiversidade e manter a sustentabilidade do desenvolvimento econômico-social de um país, entre outros aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

Investimento em tecnologia, monitoramento, medição e auditoria são ações que favorecem uma boa gestão energética.

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278Q534638 | Engenharia Civil, Materiais de Construção Civil, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito de materiais utilizados na construção civil, julgue os itens seguintes.

O ferro aluminato de cálcio (C4AFe), um dos compostos do cimento, contribui significativamente para o aumento da resistência do concreto ao longo tempo.

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279Q749201 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca de princípios e conceitos relativos à termodinâmica clássica, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Segunda Lei da Termodinâmica, um dispositivo que opere ciclicamente, de tal forma que todo o calor recebido da fonte quente é transformado em trabalho, funciona segundo o ciclo de Carnot.

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280Q748952 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Ailerons são superfícies aerodinâmicas localizadas no bordo de fuga e perto da raiz de cada uma das asas, ligadas a estas por juntas pivoteadas. Essas superfícies têm movimentos opostos: enquanto uma se move para cima, aumentando a sustentação, a outra se move para baixo, diminuindo a sustentação, e resultando assim em um movimento de guinada.

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