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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q749242 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

O piloto que, ao decidir sobre o perfil de voo a ser utilizado, opte por voar em condições visuais (VFR), deverá cumprir as seguintes condições: manter referência com o solo ou água, de modo que as formações meteorológicas abaixo do nível de voo não obstruam mais da metade da área de visão do piloto; voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150) e voar com velocidade de no máximo 380 kt no espaço aéreo classe “B” ou 380 kt IAS acima do FL100 para todas as outras classes de espaço aéreo e 250 kt abaixo do FL 100 para todas as outras classes de espaço aéreo.

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362Q748991 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Um requisito essencial na execução de uma obra civil pública é o estrito cumprimento de todas as disposições contratuais, técnicas e administrativas, motivo pelo qual são estabelecidos processos de acompanhamento e fiscalização por parte do governo. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.

É de responsabilidade da fiscalização da contratante, a aprovação, antes da utilização, de todos os materiais entregues no canteiro de obra.

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363Q457186 | Direito Empresarial e Comercial, Falências e Concordatas, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da intervenção e da liquidação extrajudicial das instituições financeiras, julgue os itens que se seguem.

O ato de decretação da liquidação extrajudicial torna exigível a cláusula penal dos contratos unilaterais antecipadamente vencidos, os juros posteriores à decretação, se não pago integralmente o passivo, e as penas pecuniárias por infração de leis penais ou administrativas.

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364Q748791 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As estruturas dos pavimentos aeroportuários, constituídas de camadas sobrepostas de diferentes materiais, visam suportar os esforços procedentes das cargas e ações climáticas, sem que apresentem prematuros processos de deterioração. Com relação a essas diversas camadas e suas funcionalidades correspondentes, julgue os seguintes itens.

Na pavimentação rígida, a sub-base deve ser empregada quando não for aconselhável executar a base diretamente sobre o subleito regularizado ou sobre o reforço; e pode ser usada para reduzir a espessura da base.

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365Q749176 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

Para detentores de certificado engajados em operações domésticas e de bandeira, por solicitação própria e para rotas específicas constantes da especificação operativa do detentor de certificado, podem-se emitir despachos baseados em redespacho durante o voo, com suprimentos de combustível inferior ao suprimento requerido para aviões com motores à reação, desde que, no despacho inicial, sejam indicados: um ponto ao longo da rota sobre o qual deverá ser feito o redespacho; um aeródromo intermediário onde o avião deverá pousar em caso de necessidade e um aeródromo de alternativa para o aeródromo intermediário; e substituição da reserva de 10% de combustível a mais para cumprir a rota entre o aeródromo de partida e o de destino por uma igual a 10% do tempo de voo entre o ponto de redespacho e o aeródromo de destino indicado.

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366Q748943 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

São fatores que influenciam na quantificação do comprimento necessário para uma pista de pouso de um aeroporto:

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367Q332441 | Matemática, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando que W seja o espaço vetorial real dos polinômios de grau no máximo três e com coeficientes reais com as operações usuais de adição de polinômios e produto de polinômios por números reais, julgue os itens a seguir.

O vetor 4x2 -2 pode ser escrito como combinação linear dos vetores x2 + x e 2x + 1.

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368Q749273 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando os aspectos teóricos dos ciclos termodinâmicos e dos motores de combustão interna, julgue os itens subsequentes.

A principal diferença entre um ciclo Brayton simples e um ciclo de propulsão a jato é que, no primeiro caso, a pressão dos gases, ao final da expansão na turbina, é igual à pressão atmosférica, favorecendo, assim, a produção de trabalho líquido pelo ciclo. No segundo caso, não há trabalho líquido significativo produzido, de forma que os gases, na saída do equipamento, têm pressão superior à da atmosfera, permitindo a aceleração destes por um bocal, com a finalidade de se produzir empuxo.

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369Q338470 | Matemática, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em um aeroporto, durante determinado período, circularam 120 mil pessoas, entre passageiros, funcionários e visitantes. Nesse período, sempre havia funcionários para atender aos passageiros e o número de passageiros no aeroporto era igual ao dobro do número de funcionários adicionado ao número de visitantes.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Se o dobro do número de visitantes for igual à diferença entre o número de passageiros e o número de funcionários, então o número de passageiros será inferior a 70 mil.

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370Q748867 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao desempenho de aeronaves.

A fase de aterrissagem de um avião consiste basicamente de três partes: aproximação, ajuste de inclinação e corrida no solo. Normas como a FAR (Federal Air Regulations), do órgão norte-americano FAA (Federal Aviation Authority), são adotadas como referência para especificar parâmetros de projeto e operação de aeronaves ligados ao procedimento de aterrissagem.

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371Q322380 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, NCE

Nos projetos educativos buscamos desenvolver a capacidade do aluno em estabelecer conexões interdisciplinares entre os diferentes conteúdos e áreas do conhecimento constitutivos da aprendizagem escolar. A partir desse fragmento avalie as afirmativas a seguir:

I – estamos estabelecendo relações e construindo significados através das experiências e noções que os sujeitos estabelecem independentemente de suas capacidades cognitivas, afetivas e relacionais;
II – estamos oferecendo condições para que o aluno construa sua autonomia através da proposição de novas questões a partir do que já conhece e do (re)significado de seus registros simbólicos- representacionais acerca do aprendido;
III – estamos tornando a aprendizagem sistemática, quando o aluno percebe a informação ou o conhecimento que lhe está sendo apresentado através de reforço audiovisual;
IV – estamos utilizando a avaliação como um processo a ser encarado tanto nos seus aspectos teórico-conceituais, quanto nos aspectos referentes à construção de instrumentos ao que se está avaliando.

As afirmativas corretas são:

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372Q749172 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Para fins de prestação dos serviços de tráfego aéreo, o espaço aéreo de responsabilidade do Brasil foi estendido, por meio de acordo regional de navegação aérea, até o meridiano 10.º Oeste (W), conforme descrito no Doc. 8.733/ANP/CAR/SAM — Plano de Navegação Aérea — Regiões do Caribe e da América do Sul. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 96 a 100.

O espaço aéreo superior tem limite vertical superior ilimitado, limite vertical inferior FL 245 inclusive, e limites laterais indicados nas Cartas de Rota (ERC).

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373Q749194 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Considerando as consequências das variações de pré-estol conforme a altitude, tal como o posicionamento da aeronave no ponto denominado coffin corner, julgue os itens que se seguem.

Uma das técnicas mais utilizadas para evitar o posicionamento da aeronave no coffin corner é o incremento da velocidade.

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375Q749150 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com referência às superfícies de controle normalmente acionadas pelos pilotos para controlar o deslocamento de aeronaves, julgue os itens a seguir.

Elevadores são superfícies aerodinâmicas pivoteadas ao bordo de fuga de cada empenagem horizontal. Essas superfícies movem-se juntas, e seu movimento altera o ângulo de ataque da aeronave. Elas são acionadas pelo movimento do manche para frente e para trás, ou seja, quando o manche é puxado o avião aumenta o ângulo de ataque.

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376Q749181 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos efeitos da reação aerodinâmica na alta velocidade, julgue os itens seguintes.

À medida que, em uma aeronave, a reação é acelerada a certa fração de mach, a sua estabilidade direcional sofre oscilações em várias transições, de uma velocidade a outra, embora o mach trimmer seja programado para eliminar tais oscilações.

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377Q748700 | Economia, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A respeito da situação das finanças públicas no Brasil, julgue os itens subsequentes.

O fato de que no Brasil — contrariamente à maioria dos países — o gasto previdenciário em percentagem do PIB excede a proporção de pessoas idosas explica-se, em parte, pelos elevados gastos per capita do setor público com inativos e pelo crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.

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378Q748964 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações, linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação aérea, julgue os itens a seguir.

Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM.

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379Q749252 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à política e à situação institucional dos aeroportos brasileiros, julgue os seguintes itens.

Nos aeroportos, a fiscalização aduaneira continuada é aquela que se exerce em dia e hora determinados para que haja manuseio ou movimentação de mercadorias.

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380Q466933 | Direito Tributário, Disposições gerais, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da política tributária, julgue os itens que se seguem.

A lei que institui empréstimo compulsório em razão de investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional deve obediência ao princípio da anterioridade tributária.

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