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Questões de Concursos Especialista em Regulação de Aviação Civil

Resolva questões de Especialista em Regulação de Aviação Civil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


402Q746720 | Economia, MICROECONOMIA, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

A análise do comportamento dos consumidores e dos produtores fundamenta as decisões relativas à oferta e à demanda, individual e de mercado. A respeito desses tópicos, julgue os itens subsequentes.

Independentemente da renda e das preferências, a maximização da utilidade requer que a taxa marginal de substituição entre dois bens quaisquer seja igual para todos os consumidores, desde que eles defrontem-se com os mesmos preços para esses bens.

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403Q339180 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Uma companhia aérea está fazendo um projeto para implantar novos voos entre cidades que ainda não dispõem de voos diários. Ficou decidido que:

• voos que fizerem escala na cidade A, farão escala na cidade B;

• voos que fizerem escalas na cidade B farão escala nas cidades C ou D;

• voos que fizerem escala na cidade E não farão escala na cidade C.

Considerando essas informações, julgue os itens subsequentes.

Um voo que não faça escala em D poderá fazer escalas em A e E.

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404Q748810 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Em um helicóptero com tendência a se inclinar para fora das curvas durante um procedimento de táxi, a aplicação do pedal requer aplicação proporcional do cíclico a fim de evitar que a fuselagem role para fora, exigindo que sejam coordenados o comando lateral de cíclico e a aplicação do pedal para curvas, especialmente quando o vento estiver de través. Com base nessa situação hipotética, julgue o item abaixo.

Em caso de suspeita de início do rolamento para fora da curva, será uma ação preventiva reduzir, simultaneamente, o pedal de dentro e aplicar mais cíclico lateral do lado de dentro da curva.

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405Q749086 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 59 a 65.

No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb.
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406Q748854 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

As instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer as condições de projeto estabelecidas na norma, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, bem como o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Em relação aos condicionantes a serem observados no projeto de uma instalação elétrica de baixa tensão, julgue os itens, que se seguem.

Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve-se prever, no mínimo, um ponto de tomada de uso geral.

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407Q748882 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 56 a 58.

Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro.

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409Q430499 | Direito Constitucional, Princípios Gerais da Atividade Econômica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da ordem econômica e dos princípios gerais da atividade econômica estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, julgue os itens de 94 a 97.

Não ofende o princípio da livre concorrência lei municipal que impede a instalação de duas ou mais farmácias em determinada área.

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410Q536359 | Engenharia Civil, Projeto e Execução de Rodovias, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a projetos de pavimentos aeroportuários e à gerência de pavimentos.

A desintegração e a perda de resistência à derrapagem são defeitos que os pavimentos flexíveis aeroportuários apresentam ao longo de seu tempo de uso.

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411Q749095 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca da dinâmica dos corpos rígidos, julgue os itens que seguem.

Se um corpo rígido é homogêneo quanto à distribuição de massa específica e possui um eixo de simetria qualquer, então o centro de massa de tal corpo pertence a esse eixo, que também define um dos eixos principais de inércia.

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413Q749178 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Acerca dos procedimentos operacionais a serem realizados pelos tripulantes na operação de aviões e helicópteros, julgue os itens a seguir.

Artigos perigosos podem ser transportados em aeronaves pequenas, com peso máximo de decolagem aprovado igual ou inferior a 5.670 kg (12.500 lb), desde que os passageiros da aeronave estejam de posse de instruções escritas a respeito das características e do manuseio apropriado dos produtos transportados.

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414Q749193 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

O circuito de polarização acima é implementado com um transistor de efeito de campo de junção JFET do tipo canal n. Esse circuito, utilizado em projetos de amplificadores de tensão, possui uma diferença de potencial entre dreno e fonte fixada em VDS = 3 V. Considerando esse circuito, julgue os próximos itens.

Para que o JFET conduza corrente e estabeleça VDS = 3 V, é necessário que a tensão de limiar Vp (ou tensão de estrangulamento) desse dispositivo seja maior que VGS = -0,7 V (diferença de potencial entre porta e fonte do JFET).

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415Q748797 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes à gestão do produto.

A DSM (Design Structure Matrix), ou matriz estruturada do projeto, representa, na forma de matriz de adjacência, as relações de dependência entre as atividades de desenvolvimento do produto.

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416Q749090 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Com relação à operação de aeroportos e aerovias, julgue os itens a seguir.

A base de uma aeronave é a distância entre as duas pernas principais, enquanto a bitola é a distância entre a perna de nariz e as pernas principais.

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417Q749117 | Engenharia Aeronáutica, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.

Em terminais do tipo linear, as aeronaves ficam estacionadas junto ao corpo do edifício terminal e a corredores que estendem a área de acesso às aeronaves, e as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor.

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420Q394438 | Direito Administrativo, Licitações Públicas, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto ao direito da concorrência.

A CF garante a todas as pessoas físicas e jurídicas a liberdade para exercer qualquer atividade econômica, desde que devidamente autorizadas pelos órgãos públicos, em quaisquer hipóteses.

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